Oferecer a combinação perfeita entre instituições, produtos financeiros e clientes. Este é o propósito da fintech Foregon, marketplace que tem como finalidade desburocratizar e simplificar a escolha de produtos como contas digitais e cartões de crédito. A plataforma garante que em até um minuto, o usuário possa avaliar mais de 300 opções de produtos, consultar sua pontuação de crédito, verificar eventuais pendências financeiras, ativar o CPF Protegido – ferramenta que informa sobre consultas realizadas ao documento, inclusão ou exclusão de dívidas no cadastro, e receber a recomendação de produtos e serviços mais adequados ao seu perfil. E a finalização do pedido pode ser feita na Foregon ou diretamente na plataforma do banco.
Para entregar valor de ponta a ponta da jornada do cliente, especializou-se no desenvolvimento de ferramentas próprias voltadas a apoiar as decisões dos consumidores finais. A empresa destaca o aumento no volume de envios mensais em 19.8%; aumento no acesso e consumo de seus produtos (45%) e melhora da taxa de entrega (55%).
Desafios
Visibilidade parcial de métricas extremamente relevantes e falta de orientação de especialistas de e-mail. O e-mail marketing é a principal ferramenta de engajamento e de vendas da Foregon. Com um sistema complexo, o marketplace realiza frequentes testes de segmentação, de acordo com as diretrizes fornecidas por diversas réguas integradas a tecnologias e Inteligência Artificial, com o objetivo de garantir a melhor performance.
Porém, a empresa contava com uma visibilidade parcial métricas extremamente relevantes. Com taxa de entrega média de 80% e a limitação do volume de envios diários para não ser incluído em blocklists, as principais dores estavam associadas à falta de uma gestão data driven da ferramenta, com dados limitados sobre a reputação de domínios e de IPs. Além disso, a ausência de ferramentas apropriadas, do apoio e do acompanhamento de especialistas, e de uma plataforma consistente para o acompanhamento dos disparos em tempo real, representavam um entrave ao processo de entrega e minavam a atuação preditiva.
Um dos gargalos estava associado às mensagens enviadas aos usuários de provedores da Microsoft, que são extremamente rigorosos quanto à flutuação – para mais ou para menos, nos volumes de envio. Este aspecto teve impacto direto na entrega para este ISP, que tem grande relevância para a receita da Foregon, pois representa 20% da base de assinantes.
Solução
Com o Everest, da Validity, a fintech teve acesso às percepções necessárias para colocar o seu programa de e-mail na escala e velocidade desejada. Há dois anos, a Foregon tornou-se proativa ao focar na escalabilidade do negócio, com o Everest.
De acordo com Israel de Castro, líder de Marketing da Foregon, desde o primeiro contato foi possível perceber que a Validity, era a parceira ideal para acessar todo o potencial de negócios no canal de e-mail marketing. Além de oferecer a consultoria e o suporte necessários em relação à certificação de e-mail, garantindo taxas de entrega da ordem de 99,8% para todos os servidores e com volume de envios ilimitados, o Everest oferece todas as métricas necessárias em um único lugar e em tempo real.
Com a solução, a Foregon passou a enxergar tudo o que precisava para turbinar o canal: ao plotar e acompanhar as métricas de envio por meio de dashboards extremamente personalizados, a empresa ganhou autonomia e velocidade nas tomadas de decisões que impactam diretamente no desempenho e resultados do negócio como um todo.
“Nossa tecnologia trabalha para ajudar as pessoas a encontrar, comparar e solicitar a solução ideal para suas necessidades, de maneira descomplicada, transparente e gratuita. O e-mail marketing sempre foi nossa fortaleza, mas nos entregava uma experiência muito aquém do que desejávamos”, explica Castro.
A ferramenta também permite acompanhar quando as mensagens são direcionadas para outras abas que não a principal do correio eletrônico, oferecendo insights para a correção de rotas mesmo durante as campanhas. Com o apoio da Validity, a Foregon ampliou o volume de disparos mensais em 45%.
Tão importante quanto ampliar a rentabilidade do negócio, o que foi possível graças ao ganho de escala, de entregabilidade e melhora na reputação dos IPs, é a possibilidade de acessar informações essenciais para estudar a concorrência e entender como os demais competidores trabalham suas linhas de assunto. E é exatamente isso que a ferramenta de competitive intel oferece, contribuindo para insights valiosos que permitem à Foregon manter-se um passo à frente.
A Foregon também contou com o onboarding ao Everest, um diferencial que deixou toda a equipe da empresa extremamente à vontade para sanar todas as dúvidas, com o apoio de um time dedicado e comprometido com o envio de respostas rápidas. O treinamento foi fundamental para que a Foregon alcançasse os resultados planejados no cronograma estabelecido. Nas reuniões mensais, por exemplo, foi possível apresentar desafios e avançar para transformar ideias em um plano tático de ação capaz de potencializar os recursos da ferramenta e casar o aprendizado com as necessidades do negócio.
Resultados
Aumento de 55% no acesso e consumo de seus produtos. Com o Everest, a Foregon agora tem todas as informações necessárias para gerenciar e melhorar o desempenho de seus negócios no canal de e-mail marketing. O cuidadoso processo de certificação da Validity foi essencial para a empresa entender como os provedores de e-mail viam as suas práticas de envio e ter a clareza necessária sobre como corrigir as lacunas que impactavam a reputação e a entrega ao remetente. A primeira ação de reativação de usuários possibilitou a recuperação de 15 mil clientes, considerados perdidos, reincorporando-os às bases de comunicação da Foregon.
A confiança conquistada para trabalhar com grandes volumes de e-mails segmentados, a fim de oferecer o produto certo ao consumidor certo, revolucionou a operação. A produtividade e a motivação voltaram a aumentar assim que as equipes pararam de reagir aos problemas e passaram a evitá-los, por meio do monitoramento de desempenho em tempo real.
Para se ter uma ideia, o Everest foi implementado a tempo da campanha de Black Friday, resultando em 99% de taxa de entrega – 19 pontos percentuais a mais do que nas campanhas anteriores. Seguindo as boas práticas de e-mail marketing, a equipe da Foregon passou a ter uma visão holística de toda a operação, com impacto direto nos resultados de entrega com aumento de 55% no acesso e consumo de seus produtos.
“Desde o primeiro contato percebemos que a Validity era a parceira ideal para acessarmos todo o nosso potencial de negócios neste canal que, hoje, já representa 49,9% do nosso faturamento” finaliza o líder de Marketing da Foregon.
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