book_icon

O que o 5G pode fazer pelos negócios de IoT?

Nos próximos anos, o 5G deve alimentar a transformação digital globalmente, impulsionando as indústrias e estimulando a inovação. À medida que as empresas líderes do setor se voltam constantemente para redes de próxima geração e IoT, a vida das pessoas, os negócios e a sociedade melhorarão significativamente.

Agora é o momento certo para se preparar para o que está por vir. Para ficar à frente da concorrência, as empresas precisam entender as implicações do 5G e as oportunidades que ele trará para aqueles que estão mais bem posicionados para adotar a IoT.

A transformação digital está mudando a sociedade, os negócios e a maneira como vivemos nossas vidas. Apesar do rápido progresso feito nos últimos anos, ainda estamos nas fases iniciais de uma jornada habilitada por meio de computação ubíqua, armazenamento, energia de bateria e rede.

A rede móvel é um facilitador fundamental dessa transformação. Hoje, fornece conectividade global, confiável e segura para mais de 6 bilhões de dispositivos móveis de banda larga, mas também para quase 2 bilhões de coisas conectadas até o final de 2022. Até 2025, o número de assinantes de IoT celular deverá crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 16,6% para atingir 3,74 bilhões no final do período. A IoT está desempenhando um papel fundamental na transformação digital e, com a rápida implantação do 5G, sua adoção será acelerada.

Quais são os benefícios do 5G para IoT?
Ao conectar as coisas, as empresas podem desenvolver novos ou melhorar produtos, serviços e processos de negócios existentes. Da indústria automotiva à fabricação inteligente e serviços públicos, o papel da IoT crescerá em importância, transcendendo quase todos os setores. Além disso, ela continuará a beneficiar a sociedade, permitindo a implementação de políticas governamentais. Por exemplo, permitindo maior controle da demanda de eletricidade e fornecimento flutuante ou minimizando o desperdício de recursos críticos, como água.

As redes móveis de hoje, conhecidas como 2G, 3G e 4G, foram originalmente desenvolvidos para permitir comunicações pessoais e serviços de banda larga móvel. Ainda assim, eles também se mostraram extremamente capazes para as demandas da IoT, oferecendo recursos técnicos que excedem a maioria dos casos de uso existentes e com características particularmente adequadas à IoT.

Por exemplo, a padronização e a cobertura globais significam que produtos e serviços podem ser dimensionados globalmente. Construir na escala da indústria móvel e bilhões de celulares conectados permite eficiência de custo, confiabilidade, segurança e desenvolvimento contínuo de dispositivos, tecnologias de rede e recursos de provedores de serviços.

5G e IoT
Isso significa que aplicativos de IoT totalmente novos podem ser desenvolvidos e continuar a impulsionar a jornada de transformação digital, beneficiando consumidores, empresas e a sociedade. Essa jornada levará alguns anos, à medida que as redes e os recursos 5G forem disponibilizados gradualmente, enquanto, paralelamente, as gerações de rede anteriores são aposentadas.

O 5G é a primeira rede móvel que foi projetada desde o início para dar suporte a casos de uso de IoT. Com o 5G, os aplicativos de IoT também terão mais controle das características da rede e poderão programá-la de acordo com as necessidades do caso de uso. Com o tempo, será possível ter ainda mais controle sobre os níveis de serviço, onde os dados são processados etc.

Tecnologias complementares, como computação de borda de rede, podem levar isso ainda mais longe, permitindo que o aplicativo seja executado em servidores em nuvem distribuídos localizados próximos ao dispositivo IoT, em vez de em um data center em nuvem centralizado.

O caminho para o 5G de uma perspectiva de aplicativo de IoT
Nos últimos anos, o 5G foi implantado rapidamente em muitos mercados em todo o mundo. Ao mesmo tempo, os aparelhos com capacidade de 5G tornaram-se cada vez mais acessíveis para que os usuários de banda larga móvel possam começar a obter os benefícios do 5G, quando disponíveis. Do ponto de vista do aplicativo IoT, a situação é um pouco diferente.

Por exemplo, o acesso contínuo à rede é necessário para muitos casos de uso de IoT, o que significa que o aplicativo precisa ser otimizado para redes com cobertura suficiente. Os ciclos de vida de aplicativos e dispositivos são muito mais longos do que para aplicativos e aparelhos de consumo, portanto, para evitar reprojetos dispendiosos de aplicativos ou substituições de hardware, as escolhas de arquitetura e tecnologia geralmente precisam ser feitas com um horizonte de 10 anos ou mais. As restrições de projeto do dispositivo também são diferentes do aparelho em outros aspectos, por exemplo, os requisitos de custo e consumo de energia geralmente são mais rigorosos.

Para aplicativos de IoT, portanto, é importante pensar no futuro. As escolhas feitas hoje afetarão os recursos e o custo da solução conectada por muitos anos.

O ecossistema 5G
Hoje estamos apenas na primeira fase de transição do 5G. Onde as empresas devem começar?

O 5G trará muitos novos recursos e possibilidades para as empresas que precisam de mais eficiência ou dados mais rápidos. Para se beneficiar disso, as empresas precisam garantir que trabalhem com parceiros que tenham competência e resistência para investir nos próximos cinco a dez anos, bem como parceiros que tenham a posição certa no setor.

A esperada explosão das IoTs pode abrir caminho para muitas oportunidades de negócios e explorar novos empreendimentos. Nos próximos tempos, muitas empresas dependerão fortemente das IoTs para ampliar seus recursos. À medida que as IoTs ganharão mais popularidade no mundo dos negócios, a escolha do componente adequado será essencial, pois será uma etapa crucial para proteger os dados. Qualquer elo fraco pode colocar em risco o futuro da empresa.

Por Murilo Silva, diretor de soluções da Fuse IoT.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.