book_icon

ABNT lança norma de Segurança da Informação ISO/IEC 27002

A nova versão da norma foi incorporada com muitos novos recursos e controles para refletir os avanços nas práticas de negócios, nas tecnologias, nos aplicativos e serviços

ABNT lança norma de Segurança da Informação ISO/IEC 27002

Em um mundo hiperconectado, a segurança da informação é vital para proteger dados e informações que circulam por toda a rede online. Para alcançá-la é necessário implementar um conjunto adequado de controles, incluindo políticas, procedimentos, processos, estruturas organizacionais e funções de software e hardware.

Para auxiliar as empresas a proteger as suas informações críticas e sensíveis, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realiza no dia 5 de outubro, às 10h, o evento de lançamento da Norma ISO/IEC 27002: Segurança da Informação, Segurança Cibernética e Proteção da Privacidade – Controles de Segurança da Informações, com transmissão pelo YouTube.

A Norma é voltada para organizações de todos os tipos e tamanhos, incluindo setor público e privado, comercial e sem fins lucrativos

A Norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2022 foi concebida para ser usada por organizações de todos os tipos e tamanhos, e pode ser usada como uma referência para determinar e implementar controles visando o tratamento de riscos de segurança da informação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação.

“A Norma é voltada para organizações de todos os tipos e tamanhos, incluindo setor público e privado, comercial e sem fins lucrativos, que criam, coletam, tratam, armazenam, transmitem e descartam informações de diversas formas, incluindo eletrônica, física e verbal, como por exemplo, conversas e apresentações”, explica Ariosto Farias Jr, coordenador da Comissão da ABNT/CEE 309:Governança de Organizações.

Segundo ele, a nova versão da norma foi incorporada com muitos novos recursos e controles para refletir os avanços nas práticas de negócios, nas tecnologias, nos aplicativos e serviços que surgiram no mundo digital nos últimos anos.

Para apresentar os passos básicos e essenciais para uma eficaz implementação de um Sistema de Gestão da Segurança da Informação em conformidade com a nova norma, a ABNT promove de 7 a 21 de novembro, o curso de Formação de Lead Implementer de um Sistema de Gestão da Segurança da Informação e Normas Complementares.

O curso cobrirá todos os requisitos da Norma, incluindo o novo Anexo A da ABNT NBR ISO 27001:2022 e as orientações da nova ABNT NBR ISO 27002:2022.

Outras Normas complementares da ISO e da ABNT, de apoio à implementação eficaz de um SGSI, serão abordadas e discutidas durante o curso, a exemplo da ABNT NBR 16167, ABNT NBR ISO 27037, ABNT NBR ISO 27003, ABNT NBR ISO 27005, ABNT NBR ISO 27007, da ABNT NBR ISO 27035, ABNT NBR ISO 22301, como também serão apresentadas uma visão geral das Normas ISO, a exemplo da ISO 19770-1, ISO 27036-2, ISO 19086-3, ISSO 19941 e ISO 22317.

Serviço
www.abnt.org.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento