book_icon

Intel apresenta novas ferramentas para apoiar desenvolvedores em IA

No segundo e último dia do Intel Innovation, a Intel ilustrou seus esforços e investimentos para promover um ecossistema aberto

Intel apresenta novas ferramentas para apoiar desenvolvedores em IA

Nesta quarta-feira (28/9), no segundo e último dia do Intel Innovation, a Intel ilustrou como seus esforços e investimentos para promover um ecossistema aberto catalisam a inovação da comunidade, de silício a sistemas, aplicativos e em todos os níveis da pilha de software.

Por meio de uma gama cada vez maior de plataformas, ferramentas e soluções, a Intel está focada em ajudar os desenvolvedores a se tornarem mais produtivos e mais capazes de realizar seu potencial para o bem social positivo. A empresa apresentou novas ferramentas para apoiar os desenvolvedores em Inteligência Artificial, segurança e computação quântica e anunciou os primeiros clientes de seu novo serviço de atestado Project Amber.

A Red Hat está trabalhando para disponibilizar o acelerador de treinamento Habana Gaudi em seu serviço para fornecer treinamento e implementação de modelo de aprendizado profundo, de alto desempenho e com boa relação custo-benefício – tudo como um serviço de Nuvem gerenciado

“Estamos cumprindo nossa estratégia de priorizar o software, capacitando um ecossistema aberto que nos permitirá inovar coletiva e continuamente”, disse Greg Lavender, diretor de Tecnologia da Intel. “Somos membros comprometidos da comunidade de desenvolvedores e nossa amplitude e profundidade de ativos de hardware e software facilitam o dimensionamento de oportunidades para todos por meio de co-inovação e colaboração”, comentou.

Capacitando os desenvolvedores

Em sua palestra de abertura neste segundo dia do evento, focado no desenvolvedor, Lavender enfatizou o compromisso da Intel com a abertura, escolha e confiança, começando com uma API: um modelo de programação multissetorial, aberto e baseado em padrões que permite que os desenvolvedores escolham a melhor arquitetura para o problema específico que estão tentando resolver. Com base no progresso da adoção e implementação do oneAPI, a iniciativa está mudando para um fórum da comunidade para moldar a direção futura do oneAPI e atender às necessidades em evolução de desenvolvedores, fornecedores de software, laboratórios nacionais, pesquisadores e fornecedores de silício.

A Codeplay, uma subsidiária da Intel com experiência e um histórico de condução de padrões abertos e fornecimento de implementações multiplataforma de ferramentas SYCL e oneAPI, agora assumirá a responsabilidade pela comunidade de desenvolvimento oneAPI.

A Intel continuará a fornecer ferramentas para desenvolvedores e kits de ferramentas de fácil acesso com base nessas especificações oneAPI. Os kits de ferramentas Intel oneAPI 2023 serão lançados em dezembro com suporte para as mais recentes e futuras arquiteturas de CPU, GPU e FPGA da Intel e incluem ferramentas como a ferramenta de compatibilidade de código aberto SYCLomatic. O SYCLomatic auxilia na conversão de código-fonte CUDA para código-fonte SYCL, oferecendo assim aos desenvolvedores opções em arquiteturas de computação.

Para desenvolvedores que desejam criar novas soluções de IA de maneira rápida, eficiente e específica do setor, a Intel lançou três kits de referência de IA para assistência médica: automação de documentos, previsão de doenças e diagnóstico por imagem médica. Os desenvolvedores podem encontrá-los no GitHub , juntamente com os quatro kits lançados em julho.

“Nosso objetivo é tornar mais fácil para os desenvolvedores obter a melhor tecnologia de software por meio do ecossistema de código aberto ou como produtos entregues pela Intel”, disse Lavender. E embora eles não percebam, cerca de 90% dos desenvolvedores estão usando software desenvolvido ou otimizado pela Intel, de acordo com uma Pesquisa de Desenvolvimento Global realizada pela Evans Data Corp. kernel por mais de uma década e recentemente ajudou a integrar a biblioteca de desempenho oneDNN ao TensorFlow, trazendo automaticamente uma melhoria de desempenho de até 3x para os milhões que usam a popular estrutura de IA.

Novos serviços possibilitados com melhor segurança

Na interseção de software aberto, soluções de hardware e necessidades de negócios estão oportunidades inteiramente novas – como o projeto de prescrições eletrônicas da Alemanha, com a implementação em andamento.

A IBM desenvolveu a solução de e-prescription e integrou o Intel Software Guard Extensions (SGX) com a Gramine para oferecer uma excelente experiência ao cliente, ao mesmo tempo em que ajuda a manter a integridade da plataforma e a necessidade de segurança e privacidade rigorosas. A Intel é um dos principais contribuidores do projeto Gramine de código aberto, que permite que a agência nacional de saúde digital da Alemanha obtenha a integridade e a confidencialidade fornecidas pelos enclaves seguros SGX com modificações mínimas.

Mais exemplos estão em andamento graças ao Projeto Amber, uma oferta de software como serviço para atestado em computação confidencial, apresentada em maio na Intel Vision. Leidos, um dos principais fornecedores de tecnologia do governo federal dos EUA, está construindo uma prova de conceito com o Projeto Amber para proteger as informações de saúde dos veteranos para uso futuro em clínicas móveis. Outro benefício da tecnologia aberta é que ela pode ser combinada em inúmeras soluções de fornecedores e clientes com especialidades variadas. O diretor de tecnologia da Red Hat, Chris Wright, juntou-se a Lavender no palco por vídeo para anunciar que o OpenShift Data Science da Red Hat “se integrou ao portfólio de IA da Intel para que os desenvolvedores possam treinar e implantar seus modelos usando o AI Analytics Kit da Intel e as ferramentas OpenVINO”.

Liz Porter, presidente do Leidos Health Group, juntou-se a Lavender no palco e explicou que “o Project Amber libera a Leidos da necessidade de construir e manter sistemas de atestado complexos e caros, permitindo que nos concentremos em nossa principal diferenciação, como automação inteligente e inteligência artificial/ML. analítica”.

Acelerando a inovação 

A Red Hat está trabalhando para disponibilizar o acelerador de treinamento Habana Gaudi em seu serviço para fornecer “treinamento e implementação de modelo de aprendizado profundo, de alto desempenho e com boa relação custo-benefício – tudo como um serviço de Nuvem gerenciado”. Wright também anunciou o lançamento de um programa conjunto de desenvolvedores Intel e Red Hat AI, com o objetivo de “ajudar os desenvolvedores a aprender, testar e implantar modelos com facilidade usando Red Hat OpenShift Data Science e o portfólio integrado de IA e Borda da Intel.”

Para aqueles que estão prontos para dar um passo em direção ao futuro, a Intel anunciou o Intel Quantum SDK, projetado para ajudar os desenvolvedores a aprender como programar algoritmos quânticos e começar a levar essa tecnologia nascente ao seu pleno potencial. A versão beta já está disponível através da Intel Developer Cloud.

Lavender também detalhou o progresso em direção à criptografia pós-quântica, uma parte da abordagem de três fases da Intel para lidar com as ameaças representadas pelos computadores quânticos descritas na Intel Vision em maio. Desenvolvimentos recentes em direção à padronização e ao aumento da urgência de oportunidades e riscos “são grandes passos para a nossa indústria, à medida que se prepara para estar pronta para o Y2Q ou resistente a quantum até 2030”, disse Lavender. “Muitos acreditam que o Y2Q terá um impacto maior do que o ‘bug do milênio’ no ano 2000.”

Como parte do objetivo da Intel de trazer a tecnologia neuromórfica para a realidade comercial, a Intel Labs anunciou novas ferramentas para desenvolvedores, incluindo Kapoho Point, uma plataforma multiplaca empilhável baseada no chip de pesquisa Loihi 2, atualizações em sua estrutura de desenvolvimento de software aberto Lava e a adição de novos membros e oito projetos universitários patrocinados pela Intel para a Intel Neuromorphic Research Community (INRC ).

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.