Com um olhar para inovação, inclusão e excelência em experiência do cliente, a TecBan está realizando uma prova de conceito do primeiro caixa eletrônico capaz de viabilizar o atendimento humanizado por linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas com deficiência auditiva e surdos no Brasil. A funcionalidade comprova um dos potenciais da tecnologia 5G com a transmissão de vídeo em alta qualidade sem interrupções.
O Banco24Horas 5G, que foi lançado de forma pioneira em maio de 2021, utilizando o 5G da Claro e em parceria com a Embratel e a Ericsson, já vinha sendo utilizado em ambiente controlado, em um dos escritórios da TecBan, em Alphaville (SP). O caixa eletrônico inicia sua fase dois de funcionamento com a nova tecnologia: o serviço de videoconferência feito por meio de um totem, disponibilizado ao lado do caixa, que conta com um tablet equipado com câmera HD com alta resolução.
“A TecBan é pioneira no uso de 5G no Brasil para desdobramentos no mercado financeiro. Inicialmente provamos o princípio mais básico da tecnologia 5G, relacionado a conectividade de rede através da alta disponibilidade do caixa eletrônico. Também aprimoramos o nosso monitoramento com imagens de alta definição para o time de segurança e entregamos acesso à internet via rede WiFi de alta velocidade para os nossos clientes. Entendemos que para o mercado financeiro um dos principais ganhos futuros da tecnologia 5G está em novas aplicações desenvolvidas para uma melhor experiência do atendimento às pessoas. Nesta nova iniciativa, experimentamos o conceito para atendimento através de uma videoconferência intuitiva, com alta resolução e que permite o benefício da inclusão para aqueles que se comunicam por meio de Libras.” explica Marcelo Preto, gerente-executivo de Telecom na TecBan.
Um piloto interno foi realizado nos meses de maio e junho de 2022. Desde então, a equipe de atendimento da TecBan, focada no Banco24Horas, passa por treinamento de melhores práticas para a utilização da ferramenta.
Dados do IBGE, de 2020, apontam que o Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas. “A excelência no atendimento ao cliente é um princípio da TecBan e estamos certos de que com o avançar do 5G no Brasil e uma possível escalada do formato de videoconferência de alta qualidade tem um potencial enorme para levar cada vez mais inclusão financeira para todos os brasileiros, de todas as regiões, classes sociais e necessidades específicas”, comenta Alexandra Muniz, gerente-executiva de Atendimento na TecBan. Além disso, a executiva reforça a conveniência da solução: “Sem necessidade de usar os seus recursos próprios, como o celular e a internet, o cliente que tiver qualquer intercorrência durante a realização das transações pode imediatamente entrar em contato com a nossa central de atendimento dando abertura a protocolos e tendo, em muitos casos, a resolução em tempo real”, completa.
Funcionamento
Para utilizar o atendimento via vídeo, basta seguir um passo-a-passo simples e intuitivo: na tela inicial, há um espaço para inserir o nome do cliente que realizará a chamada e um quadrado de para assinalar o aceite dos termos de atendimento em conformidade com a da Lei de Proteção Geral de Dados (LGPD). Em seguida, será realizado um teste de velocidade de internet, que ao ser concluído, apresentará uma tela confirmando a experiência em 5G e, automaticamente, o atendimento será iniciado. Quando a videochamada é encerrada, o aplicativo inicia uma pesquisa de satisfação para coleta de dados sobre a experiência.
A experimentação é fruto de um trabalho em equipe. Internamente o projeto foi liderado pelo TechLab, laboratório de tecnologia da TecBan formado por um time multidisciplinar. “O TechLab é uma iniciativa da TecBan que desenvolveu um ambiente seguro para que as principais tendências e inovações sejam exploradas, tanto pensando em desenvolvimento de soluções que serão aplicadas em nossos negócios, quanto na livre experimentação para aprimoramento de conhecimentos e conceitos. Neste caso em específico pela evidente melhoria no atendimento ao cliente, tem tudo para ser um projeto escalado para toda a rede do Banco24Horas”, afirma Carlos Quevedo, gerente-executivo de Arquitetura Corporativa e Inovação Tecnológica na TecBan.
O TechLab está também estudando e desenvolvendo as próximas fases. Segundo Quevedo, um próximo passo será a realização dos testes com as chamadas de vídeo 5G a partir de um aplicativo que poderá ser utilizado em smartphones.
Para o futuro, além da implementação do recurso para o uso do público, há ainda muitas possibilidades de desdobramentos e melhorias. “É possível imaginar, por exemplo, que a chamada por vídeo em um caixa eletrônico possa ser realizada para um atendimento mais personalizado de uma gerência ou de uma central das mais de 150 instituições que já utilizam o Banco24Horas”, conclui Marcelo Preto.
Serviço
www.tecban.com.br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo