book_icon

Alfa Sense lança solução para segurança de perímetros com até 20 quilômetros de distância

Esse novo produto da família de soluções Alfa Sense é resultado de uma tecnologia avançada, desenvolvida em parceria com o CPQD e apoio da Embrapii

Alfa Sense lança solução para segurança de perímetros com até 20 quilômetros de distância

Uma solução inovadora, totalmente desenvolvida no Brasil, voltada à segurança de perímetros complexos e com distâncias de até 20 quilômetros. A novidade, batizada de Fence Smart, está sendo lançada pela Alfa Sense na ISC Brasil – Feira Internacional de Soluções em Segurança Integrada, que acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

“Esse novo produto da família de soluções Alfa Sense é resultado de uma tecnologia avançada, desenvolvida em parceria com o CPQD e apoio da Embrapii, que chega para revolucionar o mercado de segurança perimetral”, afirma Hamilton Luiz, diretor de negócios da empresa. Ele destaca como principais diferenciais do Fence Smart a capacidade de monitorar grandes distâncias com detecção proativa de tentativas de intrusão, em tempo real, por meio de um sistema avançado de geolocalização baseado em zonas virtuais flexíveis e ilimitadas, que detecta, classifica e localiza de forma precisa qualquer evento, antes da intrusão.

Uma das grandes vantagens da tecnologia desenvolvida para essa solução está no uso de sensor óptico, sem componentes elétricos ou eletrônicos em campo, para o monitoramento do perímetro. Por ser baseado em fibra óptica, esse sensor não queima, é imune a raios, intempéries, maresia e a quaisquer tipos de interferências eletromagnéticas (EMI) ou de rádio (RFI) e tem uma vida útil de mais 25 anos. Além disso, sua instalação é simples e rápida, uma vez que não requer a implantação de infraestrutura em campo – o que também dispensa a necessidade de manutenção preventiva.

Um software avançado, com algoritmos especialmente desenvolvidos para o Fence Smart, é responsável pela classificação das ocorrências detectadas pelo sensor, filtrando automaticamente eventos sem importância (como chuva, vento, pássaros etc.) e emitindo alarmes, em tempo real, apenas para situações que representam ameaça real de intrusão. “Com isso, eliminam-se os falsos alarmes em campo, para uma pronta resposta imediata e assertiva, a tecnologia eleva o nível de segurança do perímetro a um nível de segurança militar”, enfatiza o diretor da Alfa Sense.

“Trata-se de uma inovação tecnológica de grande importância para o mercado de segurança perimetral”, enfatiza Marcos Sanches, gerente de Tecnologias em Sensoriamento e Comunicações Ópticas do CPQD. “Ao mesmo tempo em que atende às necessidades desse segmento, a tecnologia desenvolvida estimula a cadeia produtiva do país, gera valor e cria oportunidades valiosas para as empresas locais”, acrescenta Sanches.

A solução Fence Smart pode ser integrada, de modo fácil e rápido, a centrais de alarme, sistemas de controle de acesso, drones e a equipamentos e softwares como VMS, NVR, DVR, entre outros dispositivos. Pode ser usada para proteger muros, grades, cercas e alambrados contra o acesso de intrusos. E, de forma inovadora, protege até trechos sob o solo – um recurso importante, por exemplo, para as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) ou Áreas de Proteção Permanente (APPS), onde não se pode construir muros ou cercas. Com o Fence Smart, basta enterrar a fibra óptica no solo para se criar uma barreira virtual protetora, respeitando o meio ambiente.

Além de ser ideal para o exigente mercado de segurança eletrônica, a nova solução da Alfa Sense é indicada também para setores como mineração, óleo & gás, energia (em especial, subestações de energia, fazendas de energia fotovoltaica e parques eólicos), portos, aeroportos, ferrovias e o agronegócio em geral, entre outros segmentos. “É uma tecnologia avançada que traz flexibilidade de aplicações em diversos mercados. A alta tecnologia associada à capacidade de adaptação prevista no projeto, sem a necessidade de energia, infraestrutura e eletrônica em campo, proporciona alta segurança com otimização de recursos e um ótimo custo x benefício para médios e grandes perímetros”, ressalta Hamilton Luiz, da Alfa Sense.

A base dessa tecnologia do Fence Smart foi utilizada em outra solução da Alfa Sense, também desenvolvida com o CPQD e o apoio da Embrapii: o Fence Lite, que recebeu o importante Prêmio do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações 2020.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.