book_icon

Siemens abastece os componentes para sistemas customizáveis de eletropostos

Parceria estratégica nasceu da chamada 22 de P&D da Aneel para desenvolver um projeto de eletroposto para sistema de carregamento elétrico para frota operativa. Solução contempla família de controladores de recarga Simatic e componentes elétricos

Siemens abastece os componentes para sistemas customizáveis de eletropostos

Parceria estratégica nasceu da chamada 22 de P&D da Aneel para desenvolver um projeto de eletroposto para sistema de carregamento elétrico para frota operativa. Solução contempla família de controladores de recarga Simatic e componentes elétricos.

A Siemens auxiliou no desenvolvimento de um projeto estratégico para uma das empresas do segmento de geração, transmissão e comercialização de energia do País. Como empresa de automação industrial, software e infraestrutura, está ao lado de seus clientes que buscam impulsionar a transição dos seus negócios para um modelo mais sustentável, buscando menor dependência de combustíveis fósseis e menor pegada ambiental possível.

O cliente tinha a necessidade de projetar estações de recarga elétrica para sua frota de veículos e caminhões em um projeto inovador de pesquisa e desenvolvimento através da chamada 22 de P&D ANEEL (Chamada Pública de Projetos em Pesquisa e Desenvolvimento) 

O cliente tinha a necessidade de projetar estações de recarga elétrica para sua frota de veículos e caminhões em um projeto inovador de pesquisa e desenvolvimento através da chamada 22 de P&D ANEEL (Chamada Pública de Projetos em Pesquisa e Desenvolvimento). A convocatória propôs um estudo para entender a viabilidade da troca da frota operativa de combustível fóssil para eletricidade. Dentre as diversas disciplinas do estudo — impacto na redução da pegada de carbono, viabilidade financeira, eficiência do processo — a elaboração de um sistema próprio e customizado de carregamento rápido era fundamental.

Para atender ao cliente de maneira customizada, foi utilizada a tecnologia de controladores de recarga Simatic e componentes elétricos para a elaboração de três eletropostos de carregamento rápido DC de 100kW. Foto: Divulgação Siemens

“Além dos eletropostos convencionais, a Siemens fornece controladores de recarga programáveis para elaboração de sistemas de carregamento customizados, resolvendo desafios como flexibilidade, escalabilidade e conectividade. As incertezas do comportamento de consumo, a forma e a velocidade da implantação e a gestão em capilaridade destes eletropostos, são desafios superados quando se usa a tecnologia Simatic”, diz Daniel Guimarães, gerente de produto da Siemens. Segundo o EVvolumes.com, um dos maiores bancos de dados de informações sobre veículos elétricos, as vendas de EV em 2021 cresceram 108% em relação a 2020, totalizando 6,75 milhões de unidades, incluindo veículos de passageiros, caminhões e veículos comerciais leves.

Outro ponto desafiador foi o ineditismo do projeto, que demandava customização completa dos eletropostos. O cliente precisava plugar e carregar veículos sem necessidade de autenticação do usuário, inteligência para gerenciamento local de carga sem um gestor OCPP, geração de relatórios de abastecimento acessíveis em arquivos disponibilizados em rede, conectividade e diagnósticos. Os veículos da frota rodam 100km por dia e precisavam estar preparados para rodar um pouco mais em situações emergenciais.

Família Simatic
Para atender ao cliente de maneira customizada, foi utilizada a tecnologia de controladores Simantic para a elaboração de três eletropostos de carregamento rápido DC de 100kW. A seguir, a descrição dos equipamentos:

Controladores da família Simatic S7-1500 e remotas Simatic ET 200SP, atendendo as normas IEC 61.851

Módulos para comunicação DIN 70121

Fontes de Alimentação SITOP

Simatic HMI Comfort Outdoor

Switches SCALANCE X e SCALANCE W

Simatic IPC 127E

Drives Simatics DCP, AIM e ALM

Disjuntores do tipo DR

Sustentabilidade é negócio na Siemens
Sustentabilidade é parte integrante dos negócios da Siemens — é parte do DNA da companhia, que está levando seu compromisso com ESG (Meio Ambiente, Sociedade e Governança) a um outro nível, com a estrutura DEGREE, um acrônimo, em inglês, para as palavras Descarbonização, Ética, Governança, Equidade, Recursos com uso eficiente, Empregabilidade. Com relação à descarbonização, somente em 2021, a Siemens apoiou globalmente clientes a reduzirem 88 milhões de toneladas de CO2 com portfólio Siemens. As metas globais até 2030 incluem frota composta por 100% de veículos elétricos (EV100), ter ou alugar apenas edifícios com emissões zero de carbono (EP100) e obter energia 100% renovável (RE100). Dentro dos compromissos, a companhia ainda busca atingir uma redução de 20% nas emissões de sua cadeia de suprimentos até 2030. E atingir a neutralidade até 2050.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento