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Empresas usam IA em estratégia de automação, diz pesquisa do Gartner

Estudo mostrou que as empresas estão deixando de lado uma abordagem puramente tática da IA ​​e começando a aplicar a tecnologia de forma mais estratégica

Empresas usam IA em estratégia de automação, diz pesquisa do Gartner

Uma pesquisa recente do Gartner descobriu que 80% dos executivos acham que a automação pode ser aplicada a qualquer decisão de negócios. À medida que a automação se torna incorporada aos negócios digitais, a pesquisa revelou como as organizações estão evoluindo seu uso de Inteligência Artificial (IA) como parte de suas estratégias de automação.

“A pesquisa mostrou que as empresas estão deixando de lado uma abordagem puramente tática da IA ​​e começando a aplicar a tecnologia de forma mais estratégica”, disse Erick Brethenoux, analista de vice-presidente do Gartner. “Por exemplo, um terço das organizações está aplicando IA em várias unidades de negócios, criando um diferencial competitivo mais forte ao apoiar decisões em todos os processos de negócios”, comentou.

As preocupações de segurança de IA das organizações são muitas vezes equivocadas, já que a maioria das violações de IA são causadas por pessoas de dentro

A pesquisa foi realizada online de outubro a dezembro de 2021 entre 699 entrevistados nos EUA, Alemanha e Reino Unido, em organizações que implantaram IA ou pretendem implantar IA em três anos.

A pesquisa do Gartner revelou que, em média, 54% dos projetos de IA passam do piloto à produção. Este é um pequeno aumento em relação ao Gartner 2019 AI in Organizations Survey, que relatou uma média de 53% dos projetos de IA que chegam à produção.

“A escalabilidade da IA ​​continua a ser um desafio significativo”, disse Frances Karamouzis, analista de vice-presidente do Gartner. “As organizações ainda lutam para conectar os algoritmos que estão construindo a uma proposta de valor de negócios, o que torna difícil para a TI e a liderança de negócios justificar o investimento necessário para operacionalizar os modelos”, afirmou.

Segundo o relatório,40% das organizações pesquisadas indicaram que têm milhares de modelos de IA implementados. Isso cria complexidade de governança para a organização, desafiando ainda mais a capacidade dos líderes de dados e análises de demonstrar o retorno do investimento de cada modelo.

Embora a escassez de talentos geralmente impacte as iniciativas de IA, a pesquisa descobriu que não é uma barreira significativa para a adoção da IA. Setenta e dois por cento dos executivos relataram que têm ou podem obter o talento de IA de que precisam.

“As organizações mais bem-sucedidas usam uma combinação de desenvolvimento interno e contratação externa para talentos de IA. Isso garante que a equipe se renove continuamente aprendendo novas habilidades e técnicas de IA e considerando novas ideias de fora da organização”, disse Brethenoux.

Segurança e privacidade de IA

As preocupações com segurança e privacidade não foram classificadas como a principal barreira para a adoção da IA, citadas por apenas 3% dos executivos pesquisados. No entanto, 41% das organizações relataram que já tiveram uma violação de privacidade de IA conhecida ou um incidente de segurança.

Quando perguntados sobre quais partes a organização estava mais preocupada quando se trata de segurança de IA, 50% dos entrevistados citaram preocupações com concorrentes, parceiros ou outros terceiros, e 49% estavam preocupados com hackers maliciosos. No entanto, entre as organizações que enfrentaram um incidente de segurança ou privacidade de IA, 60% relataram comprometimento de dados por uma parte interna.

“As preocupações de segurança de IA das organizações são muitas vezes equivocadas, já que a maioria das violações de IA são causadas por pessoas de dentro”, disse Brethenoux. “Embora a detecção e a prevenção de ataques sejam importantes, os esforços de segurança da IA ​​devem se concentrar igualmente na minimização do risco humano.”

Serviço
www.gartner.com

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