book_icon

Kaspersky ajudou a remover ransomware de mais de 1,5 milhão de dispositivos

No More Ransom é uma iniciativa que visa ajudar vítimas de ransomware a recuperar seus dados sem precisarem pagar o resgate aos criminosos

Kaspersky ajudou a remover ransomware de mais de 1,5 milhão de dispositivos

A iniciativa No More Ransom teve origem com a Kaspersky, a Unidade Nacional de Crimes de Alta Tecnologia da Polícia Nacional Holandesa e o Centro Europeu de Cibercrime da Europol e conta hoje com 188 parceiros. No período de seis anos de existência, ela já disponibilizou 136 ferramentas para a remoção de 135 famílias de ransomware — o que resultou no desbloqueio de mais de 1,5 milhão de dispositivos em todo o mundo.

O ransomware é um crime online lucrativo e ainda é uma das maiores preocupações de cibersegurança

Até o momento, a Kaspersky já contribuiu com nove ferramentas de descriptografia que ajudaram vítimas a recuperar dados bloqueados por 38 famílias de ransomware. Desde 2018, essas ferramentas já foram baixadas mais de 304 mil vezes.

O ransomware, assim como grande parte das ameaças online, infecta as vítimas por meio de sites fraudulentos e inseguros, anexos maliciosos, ataques RDP e exploração de servidores vulneráveis conectados à internet. Em seguida, os cibercriminosos usam a criptografia de dados para impedir o acesso da pessoa aos dados armazenados e exigem um resgate da vítima para liberá-los.

“O ransomware é um crime online lucrativo e ainda é uma das maiores preocupações de cibersegurança. Apenas nos primeiros três meses de 2022, mais de 74 mil indivíduos únicos foram expostos a esse tipo de ameaça — e todos esses ataques foram bloqueados com sucesso. Isso resultou em um aumento na tendência de ajudar essas iniciativas e estou extremamente feliz por podermos ajudar pessoas e empresas a “restaurar” seus ativos digitais, sem pagar os resgates. Dessa forma, atingimos os criminosos onde dói – seu modelo de negócios -, pois as pessoas e empresas não são mais forçadas a pagar para desbloquear seus dados. Continuaremos lutando contra o ransomware com nossos parceiros atuais e futuros”, afirma Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Serviço
www.kaspersky.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.