book_icon

Ataques de ransomware crescem 50% no Brasil, afirma a Avast

O Relatório de Ameaças do segundo trimestre de 2022 revela um crescimento significativo nos ataques globais de ransomware, um aumento de 24% em relação ao trimestre anterior

Ataques de ransomware crescem 50% no Brasil, afirma a Avast

A Avast, empresa global em segurança digital e privacidade, divulgou nesta quarta-feira (10/8) seu Relatório de Ameaças do segundo trimestre de 2022, revelando um crescimento significativo nos ataques globais de ransomware, um aumento de 24% em relação ao primeiro trimestre do ano. Os pesquisadores também descobriram uma nova exploração de dia zero no Chrome, bem como sinais de como os cibercriminosos estão se preparando para se afastar das macros como vetor de infecção.

De acordo com o relatório, após meses de declínio, os ataques globais de ransomware aumentaram significativamente no segundo trimestre de 2022, um aumento de 24% em relação ao trimestre anterior. Os maiores aumentos trimestrais na taxa de risco de ransomware ocorreram na Argentina (+56%), Reino Unido (+55%), Brasil (+50%), França (+42%) e Índia (+37%).

A Microsoft agora está bloqueando macros VBA por padrão em aplicativos do Office. As macros têm sido um vetor de infecção popular há décadas

“Os consumidores, mas especialmente as empresas, devem estar atentos e preparados para encontros com ransomware, pois a ameaça não vai desaparecer tão cedo”, explica Jakub Kroustek, diretor de Pesquisa de Malware da Avast. “O declínio nos ataques de ransomware que observamos no quarto trimestre de 2021 e no primeiro trimestre de 2022 foi graças às agências policiais que prenderam membros do grupo de ransomware e por causa da guerra na Ucrânia, que também levou a divergências dentro do grupo de ransomware Conti, interrompendo suas operações. As coisas mudaram drasticamente no segundo trimestre de 2022. Os membros do Conti agora se ramificaram para criar novos grupos de ransomware, como Black Basta e Karakurt, ou podem ingressar em outros grupos existentes, como Hive, BlackCat ou Quantum, causando um aumento na atividade”, alertou.

Explorações de dia zero

Os pesquisadores da Avast descobriram duas novas explorações de dia zero usadas pelo fornecedor de spyware israelense Candiru para atingir jornalistas no Líbano, entre outros. O primeiro foi um bug no WebRTC, que foi explorado para atacar usuários do Google Chrome em ataques de watering hole altamente direcionados, mas também afetou muitos outros navegadores. Outra exploração permitiu que os invasores escapassem de uma sandbox em que chegaram após explorar o primeiro dia zero. A segunda vulnerabilidade de dia zero descoberta pela Avast foi explorada para entrar no kernel do Windows.

Outro dia zero descrito no relatório é o Follina, um bug de execução remota de código no Microsoft Office, que foi amplamente explorado por invasores que vão de cibercriminosos a grupos APT ligados à Rússia que operam na Ucrânia. O dia zero também foi usado pelo Gadolínio/APT40, um conhecido grupo chinês de APT, em um ataque contra alvos em Palau, arquipélago na Oceania.

Macros bloqueadas por padrão

A Microsoft agora está bloqueando macros VBA por padrão em aplicativos do Office. As macros têm sido um vetor de infecção popular há décadas. Eles foram usados ​​por ameaças descritas no Relatório de Ameaças do segundo trimestre de 2022, incluindo trojans de acesso remoto como o Nerbian RAT, um novo RAT escrito em Go que surgiu no segundo trimestre de 2022 e pelo grupo Confucius APT para lançar mais malware nos computadores das vítimas.

“Já notamos que os agentes de ameaças começaram a preparar vetores de infecção alternativos, agora que as macros estão sendo bloqueadas por padrão. Por exemplo, IcedID e Emotet já começaram a usar arquivos LNK, imagens ISO ou IMG e outros truques suportados na plataforma Windows como uma alternativa aos maldocs para divulgar suas campanhas”, continuou Kroustek. “Embora os cibercriminosos certamente continuem a encontrar outras maneiras de colocar seu malware nos computadores das pessoas, esperamos que a decisão da Microsoft ajude a tornar a Internet um lugar mais seguro”, finalizou.

Serviço
www.avast.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.