book_icon

Estudo da Trend Micro alerta sobre os perigos do lado sombrio do Metaverso

O Darkverse se assemelhará a uma versão do Metaverso da Dark Web, permitindo que os agentes de ameaças coordenem e realizem atividades ilegais com impunidade

Estudo da Trend Micro alerta sobre os perigos do lado sombrio do Metaverso

A Trend Micro, provedora global de segurança cibernética, divulgou nesta segunda-feira (8/8) um novo relatório alertando sobre o que ela está chamando de Darkverse, o lado criminoso do Metaverso, com potencial para evoluir rapidamente e alimentar uma nova indústria de crimes cibernéticos. “O Metaverso é uma visão multibilionária de alta tecnologia que definirá a próxima era da Internet. Embora não saibamos exatamente como ele se desenvolverá, precisamos começar a pensar agora sobre como ele será explorado por agentes de ameaças. Dados os altos custos e os desafios jurisdicionais, a aplicação da lei terá dificuldades para policiar o Metaverso em geral em seus primeiros anos. A comunidade de segurança deve intervir agora ou arriscar um novo Oeste Selvagem para desenvolver em nosso porta digital”, observou Bill Malik, vice-presidente de Estratégias de Infraestrutura da Trend Micro.

O relatório da Trend Micro busca iniciar um diálogo urgente sobre quais ameaças cibernéticas esperar e como elas podem ser mitigadas

As cinco principais ameaças do Metaverso descritas no relatório são:

– Os NFTs serão atingidos por phishing, pedidos de resgate, fraude e outros ataques, que serão cada vez mais visados ​​à medida que se tornarem uma importante mercadoria metaversa para regular a propriedade.

– O Darkverse se tornará o local ideal para a realização de atividades ilegais/criminosas, porque será difícil rastrear, monitorar e se infiltrar pela aplicação da lei. Na verdade, pode levar anos até que a polícia o alcance.

– A lavagem de dinheiro usando imóveis superfaturados do Metaverso e NFTs fornecerá uma nova oportunidade para os criminosos legalizarem dinheiro.

– Engenharia social, propaganda e notícias falsas terão um impacto profundo em um mundo ciberfísico. Narrativas influentes serão empregadas por criminosos e atores estatais visando grupos vulneráveis ​​que são sensíveis a determinados tópicos.

– A privacidade será redefinida, pois os operadores espaciais do Metaverso terão visibilidade sem precedentes das ações do usuário – essencialmente ao usar seus mundos, haverá zero privacidade como a conhecemos.

Conforme imaginado pela Trend Micro, o Darkverse se assemelhará a uma versão do Metaverso da Dark Web, permitindo que os agentes de ameaças coordenem e realizem atividades ilegais com impunidade.

Os mercados subterrâneos que operam no Darkverse seriam impossíveis para a polícia se infiltrar sem os tokens de autenticação corretos. Como os usuários só podem acessar um mundo do Darkverse se estiverem dentro de um local físico designado, há um nível adicional de proteção para comunidades criminosas fechadas.

Isso pode fornecer um refúgio para o florescimento de várias ameaças, desde fraudes financeiras e golpes de comércio eletrônico até roubo de NFT, ransomware e muito mais. A natureza ciberfísica do Metaverso também abrirá novas portas para os agentes de ameaças.

Os cibercriminosos podem tentar comprometer os gêmeos digitais administrados por operadores de infraestrutura crítica, para sabotagem ou extorsão de sistemas industriais. Ou eles podem implementar malware nos trajes de atuador de corpo inteiro dos usuários do Metaverso para causar danos físicos. O assalto a avatares já foi relatado em várias ocasiões.

Embora um Metaverso completo ainda esteja a alguns anos de distância, espaços semelhantes a Metaversos serão comuns muito mais cedo. O relatório da Trend Micro busca iniciar um diálogo urgente sobre quais ameaças cibernéticas esperar e como elas podem ser mitigadas.

As perguntas para começar a fazer incluem:

– Como iremos moderar a atividade e a fala do usuário no Metaverso? E quem será o responsável?

– Como as violações de direitos autorais serão policiadas e aplicadas?

– Como os usuários saberão se estão interagindo com uma pessoa real ou um bot? Haverá um teste de Turing para validar IA/humanos?

– Existe uma maneira de proteger a privacidade impedindo que o Metaverso seja dominado por algumas grandes empresas de tecnologia?

– Como a aplicação da lei pode superar os altos custos de interceptação de crimes do Metaverso em escala e resolver problemas relacionados à jurisdição?

Serviço
www.trendmicro.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.