book_icon

Brasil implementa 5G Standalone em suas capitais ainda em agosto de 2022

A 5G deixou de ser uma questão de conectividade para se tornar parte fundamental das agendas econômicas nacionais dos países

Brasil implementa 5G Standalone em suas capitais ainda em agosto de 2022

A 5G Americas, Associação da Indústria de Telecomunicações e Voz para a 5G nas Américas, celebra os esforços realizados pela Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil (Anatel) e pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), composto por integrantes da Anatel, do Ministério das Comunicações do Brasil (Mcom) e de empresas proponentes vencedoras do leilão da faixa de 3.5 GHz para a implantação efetiva da tecnologia 5G Standalone no País. Até o estimado momento, conforme noticiado pela agência reguladora, a tecnologia já foi implementada em diversas capitais do País, iniciando por Brasília-DF.

A plataforma embrionária que permitirá aumentar o número de dispositivos conectados a cada antena, sejam eles sensores ou pessoas 

Em 29 de julho houve o lançamento da 5G Standalone nas cidades de Belo Horizonte-MG, Porto Alegre-RS, João Pessoa-PB e, no dia 4 de agosto, ocorreu o lançamento em São Paulo-SP, conforme detalha o infográfico desenvolvido pela 5G Americas com dados fornecidos pela Agência.

O Brasil é líder em alocação de espectro na região, conforme dados disponíveis no site da 5G Americas para o Brasil e a associação lembra que a 5G é um ecossistema, não exclusivo de uma rede única. São várias tecnologias combinadas para oferecer maior eficiência em diferentes aspectos, a catalisadora para outras tecnologias que serão suportadas e possibilitadas por ela. Ela aumentará o número de conexões e reduzirá os custos de transmissão de Dados.

Em se tratando do consumidor final, serão observadas velocidades muito mais rápidas. A 5G representa ainda, uma mudança de paradigma, porque é a plataforma que permitirá o início da digitalização em Cidades Inteligentes, Territórios Inteligentes, Transformação Digital e Internet das Coisas (IoT). Ou seja, é a plataforma embrionária que permitirá aumentar o número de dispositivos conectados a cada antena, sejam eles sensores ou pessoas.

Segundo José Otero, vice-presidente da 5G Americas para América Latina e Caribe, “a 5G deixou de ser uma questão de conectividade para se tornar parte fundamental das agendas econômicas nacionais dos países. A evolução tecnológica nos obrigará a migrar para a 5G. Uma das características mais importantes da 5G é que ela poderá conectar um número muito mais alto de dispositivos por quilômetro quadrado. Também representará economia na transmissão de dados e tornará outras tecnologias acessíveis. Para promover a Transformação Digital é necessário um diálogo público-privado transversal. Este diálogo precisa envolver a sociedade para entender a agenda digital que deve ser promovida local e nacionalmente. A agência reguladora do Brasil, Anatel, está fazendo um ótimo trabalho em relação ao incentivo da implantação da tecnologia”.

O leilão da 5G também traz como obrigatoriedade investimento em fibra por parte das operadoras. A 5G Americas entende que essa iniciativa é muito relevante para o setor e irá colaborar para o desenvolvimento das tecnologias sem fio na região.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.

Serviço
www.brechazero.com.br

5G Americas

5G standalone

Jose Otero

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado.


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.