book_icon

Soluções Dahua para combate à criminalidade e acidentes de trânsito

A vertical de mobilidade da Dahua Technology oferece sistemas que podem ser aplicados em inúmeros nichos, como transporte público e privado, logística e segurança pública

Soluções Dahua para combate à criminalidade e acidentes de trânsito

A Dahua Technology, especialista em soluções de AIoT inteligentes e segurança eletrônica, apresentou ferramentas que podem ajudar a conter problemas que voltaram a crescer em vários pontos do Brasil: assaltos, roubos e acidentes nos meios de transporte que acabam causando perdas de vidas e incontáveis prejuízos financeiros à população, às companhias privadas e aos cofres públicos.

Segundo o levantamento da NTC & Logística, o prejuízo para as empresas de transportes passou de R$ 1,27 bilhão em 2021. Ante as 14.150 ocorrências de 2020, no ano passado houve 14.400 registros, financeiramente, são quase R$ 20 milhões a mais na comparação entre 2021 e 2020. De acordo com a entidade, o crescimento da criminalidade está relacionado com a retomada das atividades econômicas no País, após o período mais crítico da pandemia da Covid-19.

Os recursos Dahua vêm sendo muito empregados também na área de segurança pública, como o sistema de monitoramento embarcado nas viaturas do Estado de Rondônia para patrulhamento

A vertical de mobilidade da Dahua ajuda a mudar esse cenário e pode ser aplicada em inúmeros nichos, como transporte público e privado, logística e segurança pública. Oferece reconhecimento facial, com classificação de pessoas por gênero, idade e comportamento, além de identificação de placas veiculares. Permite também a detecção de pontos cegos do veículo e pode auxiliar na redução de acidentes frontais.

Soluções

Derivada da expertise da empresa voltada ao segmento de segurança predial, a solução Dahua em IoT para aplicações móveis engloba o sensor que grava o vídeo e o concentrador (cérebro da solução) unificando as informações. “Trouxemos os recursos dos sistemas prediais para o ambiente veicular, como caminhões, trens, ônibus e viaturas”, explica Rafael Lemos, engenheiro de soluções para as verticais de mobilidade e governo da Dahua.

A partir de funções inteligentes embarcadas é possível interagir com o veículo, o motorista e os centros de controle. Mais do que o equipamento, o sistema entrega os dados que podem servir para a tomada de decisões e assim prevenir ocorrências.

O sistema de monitoramento em ônibus pode ajudar a reduzir os acidentes nos transportes coletivos, pois auxilia os motoristas na condução dos ônibus. Em logística viabiliza aos clientes uma redução aproximada de 46% nos índices de acidentes, 15% no tempo ocioso de operação e 50% no índice de gravidade, além de aumentar em 10% a economia mínima de combustível, segundo estimativas da Dahua.

Há ainda funções inéditas para veículos de grande porte, como detector de ponto cego em caminhões de até 30 metros e ônibus biarticulados com alerta sonoro em caso de presença de pessoa ou veículos que não aparecem no retrovisor. Recurso imprescindível, considerando que, de acordo com a ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), 90% dos incidentes são causados por falhas humanas.

Os recursos Dahua vêm sendo muito empregados também na área de segurança pública, como o sistema de monitoramento embarcado nas viaturas do Estado de Rondônia para patrulhamento. A solução inclui o serviço de reconhecimento facial e de placas com base em um banco de dados de pessoas procuradas para identificação de suspeitos e veículos roubados. “A implementação ocorreu em 2020 e está 100% em operação atualmente”, diz Lemos.

Câmeras em veículos que fazem a ronda em rodovias realizam levantamentos de proteção do guardrail, aferição de desastres e verificação de iluminação são bastante utilizadas, enquanto as câmeras corpóreas podem ser empregadas em guarda patrimonial e ambientes fabris para inspeção de máquinas. São diversas possibilidades oferecidas sob medida para conter a escalada de acidentes e da violência.

Serviço
www.dahuasecurity.com

AIoT

Dahua Technology

IoT

Mobilidade

Monitoramento

segurança

Segurança Pública

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado.


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.