book_icon

Nokia lança hub de conhecimento para impulsionar banda larga de fibra óptica

O Fiber Techzone fornecerá insights essenciais, desde explicações de alto nível de como funcionam as redes de fibra domésticas, como podem melhorar a experiência de Wi-Fi em casa

Nokia lança hub de conhecimento para impulsionar banda larga de fibra óptica

A Nokia lançou nesta segunda-feira (1/8) o hub de conhecimentos Fiber Techzone. O recurso gratuito, destinado a novos operadores de banda larga de fibra, dá orientações abrangentes sobre como planejar, financiar, construir, operar e monetizar uma rede de banda larga.

Segundo a Omdia, a banda larga de fibra atinge hoje 850 milhões de casas, 65% da população global, e deve crescer para 70% até 2025. Sendo um ecossistema diversificado em operadoras, e que conta com grandes provedores de serviço de comunicação, empresas de serviços públicos, empresas de investimento – responsáveis pela construção de redes abertas vendidas em atacado para operadoras virtuais -, startups e operadores de cabo.

A banda larga de alta velocidade deixou de ser um item adicional para ser elemento essencial no acesso a educação, saúde e a serviços inovadores que chegam ao mercado digital

Em diversos países, novos operadores locais estão liderando os esforços para conectar as residências de difícil acesso. Embora as implementações de fibra óptica sejam extremamente duráveis, o investimento inicial é alto e envolve escavações para a passagem da fibra. Investimentos significativos nas novas implementações vêm sendo fornecidos por governos ao redor do mundo, mas concretizar grandes entregas de rede banda larga de fibra ainda exige profundo domínio e entendimento do processo.

“Como evidenciado pelos US$ 65 bilhões em investimentos prometidos nos EUA e £ 5 bilhões no Reino Unido para garantir a implementação de rede de banda larga, apoiar operadores de rede alternativa (Altnets) será crucial para diminuir a brecha digital. Fornecer aos Altnets recursos educacionais aplicados será de enorme valor para facilitar seu crescimento contínuo”, disse Erik Keith, analista sênior de Pesquisa para Infraestrutura de Banda Larga da S&P Global

O Fiber Techzone fornecerá aos operadores de banda larga insights essenciais, desde explicações de alto nível de como funcionam as redes de fibra domésticas, como podem melhorar a experiência de Wi-Fi em casa para seus clientes, até recomendações de como monetizar seu investimento em fibra.

“Sou pessoalmente apaixonada pelo papel da banda larga fixa na melhoria da vida das pessoas, e por nossa capacidade de ajudar a acelerar as implementações dessa tecnologia. Com uma longa história em banda larga de fibra, a Nokia enfrentou muitos dos desafios com os seus clientes, e ajudou a solucioná-los. O Fiber Techzone tem o objetivo de atualizar todos que estão começando com fibra, e é um site que precisa estar entre os ‘salvos’ do seu navegador, dando aos novos provedores uma vantagem em seu planejamento e operação”, afirmou Sandy Motley, presidente de Redes Fixas da Nokia.

De acordo com a Dell’Oro, a Nokia foi líder de market share em 2021 para equipamentos XGS-PON, sendo hoje padrão ouro para redes de fibra. O Fiber Techzone se baseia nos mais de 20 anos de construção de redes de fibra da Nokia e sua liderança em todos os aspectos, Desde equipamentos de rede para softwares operacionais, até sinalizadores de Wi-Fi.

“A banda larga de alta velocidade deixou de ser um item adicional para ser elemento essencial no acesso a educação, saúde e a serviços inovadores que chegam ao mercado digital. Conforme estabelecido em nosso People and Planet Report, diminuir a brecha digital é um objetivo imprescindível para a Nokia e a inciativa do Fiber Techzone desempenhará um papel educacional fundamental”, garantiu Melissa Schoeb, diretora de Assuntos Corporativos da Nokia.

Serviço
www.nokia.com

Altnets

Banda Larga

Fibra óptica

Nokia

provedor

Wi-Fi

O seu endereço de e-mail não será publicado.


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.