book_icon

Relatório revela as marcas mais usadas pelos golpistas de phishing

Com 11.041 URLs de phishing exclusivos, a Microsoft é a principal marca utilizada pelos golpistas no primeiro semestre, segundo levantamento da Vade

Relatório revela as marcas mais usadas pelos golpistas de phishing

A Vade, empresa global de detecção e resposta a ameaças com mais de 1,4 bilhão de caixas de correio protegidas em todo o mundo, anunciou nesta terça-feira (26/7) seu relatório Phishers’ Favorites (Favoritos dos Phishers) do primeiro semestre de 2022. O relatório é um ranking das 25 marcas mais utilizadas em ataques de phishing. A Microsoft ficou em primeiro lugar na lista, seguida pelo Facebook. Completando os cinco primeiros estão Crédit Agricole, WhatsApp e Orange.

O phishing da Microsoft aumentou 266% no primeiro trimestre, enquanto o phishing do Facebook diminuiu 12%

Com 11.041 URLs de phishing exclusivos, a Microsoft é a principal marca utilizada pelos golpistas. A popularidade do Microsoft 365 entre as PMEs tornou a Microsoft um alvo lucrativo para phishers que desejam roubar dados valiosos de aplicativos do Microsoft 365. Além disso, comprometer uma conta do Microsoft 365 permite que hackers realizem ataques internos, como distribuição de malware, lançamento de ataques de ransomware e manipulação de usuários para que participem do comprometimento de email comercial.

De acordo com o relatório Favoritos dos Phishers, o primeiro trimestre foi o que teve o maior número de ataques de phishing, com 81.447 URLs de phishing únicos detectados, em comparação com 53.198 no segundo trimestre. Para a maioria das marcas, o aumento de phishing no primeiro trimestre foi drástico. Entre os aumentos mais notáveis, o phishing do Google aumentou 873%, o phishing da Apple aumentou 737% e o phishing do Instagram aumentou 683%. O phishing da Microsoft aumentou 266% no primeiro trimestre, enquanto o phishing do Facebook diminuiu 12%, tornando o Facebook a única marca entre as 25 principais a ver um declínio no primeiro trimestre.

As marcas de serviços financeiros viram a maior representação de qualquer setor representado no relatório. O setor de serviços financeiros teve um total de 8 marcas no top 25. A Nuvem seguiu com seis marcas na lista. As indústrias de comércio eletrônico/logística e telecomunicações tinham quatro marcas entre as 25 principais, seguidas pelas mídias sociais com três.

Serviço
www.vadesecure.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.