book_icon

Com apoio da Brasoftware, Grupo Kallas economiza com ambiente interativo

Com a adoção do Autodesk Construction Cloud e do Microsoft Power BI, grupo imobiliário recria o projeto em 3D em uma espécie de Metaverso para identificar falhas

Com apoio da Brasoftware, Grupo Kallas economiza com ambiente interativo

A Brasoftware, provedor de soluções de tecnologia para o mercado brasileiro, e o Grupo Kallas, formado por empresas independentes que atuam em diferentes frentes do mercado imobiliário, se uniram para oferecer as melhores experiências com o uso de inovação e tecnologia de ponta. Com a adoção do Autodesk Construction Cloud e do Microsoft Power BI, o Grupo Kallas deu um salto de eficiência e qualidade nas informações apresentadas em seus projetos de empreendimentos. Trata-se da criação de uma espécie de Metaverso, um ambiente interativo, todo projetado em 3D e que permite a interação virtual da equipe. Com a possibilidade de reunir no mesmo ambiente pessoas que estão em diferentes localidades e sem a necessidade de carregar vários projetos físicos, o ambiente virtual reúne todas as informações que arquitetos, projetistas e engenheiros precisam, em um só lugar.

Fizemos uma cotação de todos os apontamentos feitos na plataforma durante esse período e a economia chegava a quase R$ 50 milhões, caso fossem identificados na fase de pós-obras

No mercado imobiliário é comum que durante a obra um apartamento seja montado, em tamanho real, para que a equipe possa analisar mais claramente os detalhes, realizar validações, identificar problemas e sugerir correções. Com o uso da solução Autodesk Construction Cloud junto ao Power BI, foi possível integrar os modelos usados em um ambiente único, o que resultou na democratização do acesso às informações e na antecipação de problemas que seriam identificados posteriormente. Além disso, facilitou a comunicação entre a equipe e ampliou a qualidade e tempo de execução.

Esse é um ponto importante, pois em um processo que envolve grande número de profissionais e informações, uma das consequências da falta de centralização dos dados é os colaboradores trabalharem com a versão incorreta de um projeto – o que tem impacto direto no tempo de construção e nos custos de um empreendimento. Além disso, estudos realizados pela Autodesk mostram que 62% dos profissionais da construção ainda transferem dados de campo manualmente ou por meio de planilhas e 30% de toda as informações geradas durante um projeto são, de alguma forma, perdidas.

“A integração trouxe para o grupo Kallas uma visão muito mais estratégica e analítica, pois agora é muito mais fácil visualizar apontamentos feitos, sem a necessidade de abrir item por item, seja por meio de papel, e-mail ou mensagem”, afirma Renan Galvão Silva Wanderley, coordenador de Inovação do Grupo Kallas.

Outro benefício foi a democratização da informação. Diferentemente de um desenho só com linhas, um modelo 3D é facilmente entendido e traz consigo informações que o papel não suportaria – e sem que sejam necessárias várias versões do mesmo projeto. Com isso, fica mais simples identificar um problema, padronizar os apontamentos da equipe e, consequentemente, extrair conhecimento.

Para o especialista Autodesk da Brasoftware, Leonardo Fecchio, uma das maiores vantagens da plataforma Autodesk é a possibilidade de integração com o Power BI: “O Construction Cloud agregou ao Grupo Kallas informações e padronizações de projetos que significam economia de tempo e maior produtividade. Esses projetos englobam muitos dados e o Power BI os transforma em algo compreensível, de forma a permitir a criação de relatórios e dashboards com insights seguros para tomada de decisões”, afirma.

“Os dashboards foram cruciais para sabermos quais eram os nossos gargalos e revisar o nosso procedimento interno de projetos. Um exemplo é que escrevíamos ‘alterar ponto de tomada’ em um projeto e ‘alterar ponto de elétrica’ em outro. Com a padronização conseguimos metrificar algumas informações e fazer um estudo de retorno de investimento”, afirma Ana Clara Gamarra Souza, analista de Inovação do Grupo Kallas.

Com alto nível de especialização, a parceria entre Brasoftware e Autodesk garante que os clientes tenham acesso às mais avançadas soluções e tecnologias para a transformação digital de um negócio. A possibilidade de criação do Metaverso a partir da integração de soluções trouxe ao Grupo Kallas agilidade, economia e inovação. “Ao longo de 2021, validamos 18 empreendimentos por meio do Autodesk Construction Cloud e vimos que em todos os projetos que conseguimos identificar erros solucionados antes de a obra começar, deixamos de gastar com futuras correções. Fizemos uma cotação de todos os apontamentos feitos na plataforma durante esse período e a economia chegava a quase R$ 50 milhões, caso fossem identificados na fase de pós-obras. Isso porque quanto maior o tempo de obra, maior o gasto, que vai se multiplicando”, afirma Ana Clara.

Serviço
www.brasoftware.com.br

3D

Autodesk Construction Cloud

Brasoftware

Grupo Kallas

Metaverso

Microsoft Power BI

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.