book_icon

Kubernetes pode facilitar processos nas empresas

A plataforma fornece recursos especiais que visam mais performance e economia para sua empresa

Kubernetes pode facilitar processos nas empresas

Como recurso base do Red Hat Openshift Container Platform, o Kubernetes ou como é conhecido, (k8s), elimina grande parte dos processos manuais necessários para implantar e escalar as aplicações em containers. Em outras palavras, se você desejar agrupar em clusters os containers Linux, o Kubernetes ajudará a gerenciar esses clusters com facilidade e eficiência. Esses clusters podem ser executados em Nuvem pública, privada ou híbrida.

Por isso, o Kubernetes é a plataforma ideal para hospedar aplicações nativas em Nuvem que exigem escalabilidade rápida, resiliência e cenários de missão crítica. Não importa o tamanho da sua aplicação: de um simples website ao streaming de dados gerados por dispositivos IoT e tratados em tempo real, o Kubernetes consegue auxiliar sua jornada de uma maneira simples e eficiente.

Se você desejar agrupar em clusters os containers Linux, o Kubernetes ajudará a gerenciar esses clusters com facilidade e eficiência  

O Arquiteto de Soluções Red Hat na Ax4B, João Amâncio Ferreira, destaca que o Kubernetes foi pensado na escalabilidade, performance e otimização de recursos, utilizado para rodar as aplicações, por essa razão é um recurso extremamente necessário para contribuir na gestão e economia das empresas que usam e até mesmo as que desejam adquirir.

Breve histórico
Originalmente, o Kubernetes foi criado e desenvolvido por engenheiros do Google. O Google foi um dos pioneiros no desenvolvimento da tecnologia de containers Linux. Além disso, a empresa já revelou publicamente que tudo no Google é executado em containers (inclusive, essa é a tecnologia por trás dos serviços em Cloud da empresa).

O Google gera mais de 2 bilhões de implantações de containers por semana, viabilizadas por uma plataforma interna: Borg. O Borg foi o antecessor do Kubernetes. As lições aprendidas ao longo dos anos de desenvolvimento do Borg foram a principal influência para o desenvolvimento da tecnologia do Kubernetes.

Uma curiosidade sobre o Kubernetes é que os sete raios do logotipo fazem referência ao nome original do projeto, “Project Seven of Nine” (Projeto Sete de Nove).

A Red Hat, player da Ax4B, foi uma das primeiras empresas a trabalhar com o Google no desenvolvimento do Kubernetes, antes mesmo do lançamento da plataforma. Em 2015, o Google doou o projeto Kubernetes à Cloud Native Computing Foundation, recém-formada na época.

Performance e resultado
Otimizado para aprimorar a produtividade do desenvolvedor e promover a inovação. Este produto é disponibilizado como um serviço de Nuvem que é totalmente gerenciado em Nuvens públicas líderes ou, até mesmo, como uma oferta de software autogerenciado para organizações que precisam de mais personalização.

Dadas as vantagens que uma solução de Infraestrutura e Colaboração em Nuvem pode levar às empresas de todos os portes e segmentos do mercado, torna-se clara a importância de contratar uma plataforma como a Red Hat.

João, afirma que um dos pontos mais importantes do kubernetes que merece destaque é a capacidade de se trabalhar com as mais diversas atualizações de uma aplicação, essa metodologia torna seu desenvolvimento extremamente ágil e de acordo com o que é exigido atualmente.

“Na prática o que temos hoje é uma integração de sistemas, o kubernetes, permite por exemplo que o youtube tenha centenas de containers administrados pelo k8s de maneira fluida e organizada, permitindo autonomia e independência dos mesmos”. Destaca o arquiteto.

Por que ele é essencial?
Um ponto obrigatório a ser falado é sobre o container, é através dele que temos o benefício de aplicações e portabilidade, o kubernetes entra nesse contexto com mais ferramentas de configurações e execução de rotinas agendadas, como orquestradora de containers.

Como mais um diferencial João aponta a capacidade de criar operadores. “É possível criar algumas rotinas que seriam feitas por um analista de sistema ou infraestrutura, como a implantação de um cluster Kafka e com o kubernetes, através dos operators, executá-las de maneira automatizada sem intervenção humana.”. Pontua.

A AX4B é especializada em licenças de software para empresas, presente há mais de uma década no mercado.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.