A pandemia de Covid-19 tem mantido uma maior demanda junto ao e-commerce, que precisa investir em agilidade, logística e entrega acelerada para atender adequadamente os clientes. A Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, tem sustentado essas operações com soluções de redes seguras. Inclusive a maior de todas, a do Mercado Livre, onde foram utilizados APs para conexão Wi-Fi, ClearPass para controle de acesso seguro e Aruba Central para gerenciar e otimizar as redes remotas na nuvem conectando a sede em Osasco (SP), os service centers e os CDs fulfilment existentes no Brasil.
Essa combinação oferece uma solução sem fio capaz de atender áreas externas e suportar até três dispositivos por usuário – notebook, smartwatch e celular, por exemplo – com mobilidade e segurança. Hoje o e-commerce conta com um controle de acesso individual por meio de recursos de automação, de forma a garantir prioridade de acesso seguro às aplicações relevantes para o negócio.
Por meio do ClearPass, a equipe de TI gerencia o controle de acesso e segurança em três diferentes redes: a corporativa, a de visitantes e a de prestadores de serviço. Os funcionários são autenticados com login e senha; os visitantes se cadastram no portal a partir de um QR code personalizado; e os prestadores de serviço fazem a autenticação local de seus dispositivos. Com soluções de IoT, a TI também tem controle dos acessos feitos a partir das salas de reuniões e do fluxo de pessoas nos restaurantes.
Os CDs do Mercado Livre localizados no Brasil registram aumento médio de 40% do quadro de funcionários em relação aos últimos meses e, mesmo com mais conexões por antena, a companhia não registrou problemas de acesso à rede. “A conectividade é um fator chave para uma empresa de comércio eletrônico – velocidade, disponibilidade e segurança são fundamentais”, analisa Carlos Sega, CEO da Conversys IT Solutions, empresa parceira da Aruba responsável pela implementação das soluções
Segundo Eduardo Primolini, gerente comercial da Conversys IT Solutions, empresa responsável pela implementação, o projeto foi desenhado com dimensionamento dos pontos de acesso (APs) necessários a partir de análises do sinal e de possíveis interferências no ambiente. “Entregamos um projeto versátil e que não requer um grande investimento. O remanejamento das antenas é simples e a gestão é remota”, afirma.
Além da queda drástica no número de chamados relacionados ao acesso à rede, o investimento resultou em mais produtividade para a equipe de TI, que gerencia remotamente todos os CDs a partir de Osasco e pode se concentrar em atividades mais estratégicas.
Sistema Operacional AOS 10
Visando a tendência de migração para a Nuvem e de SaaS, o Mercado Livre aprovou a utilização do novo sistema operacional da Aruba, o AOS 10, sendo pioneiro no Brasil. Com este novo SO, todas as localidades serão gerenciadas a partir da nuvem, utilizando o Aruba Central, solução autorizada pelo FedRAMP – Federal Risk and Authorization Management Program, o que permite que seja utilizada por todo o governo dos Estados Unidos e reforça o componente de segurança da tecnologia.
O Aruba Central simplifica a inauguração das redes de novas localidades por ser um orquestrador de redes. Dessa forma, todas as configurações são efetuadas a partir de um único ponto, de onde é possível ter uma visão completa da rede e do estado atual. A solução conta com Inteligência Artificial que provê insights de otimização que ajudam de forma proativa a resolver problemas até 90% mais rápido para que a infraestrutura siga funcionando em alta performance.
Com a base instalada da Aruba, o Mercado Livre tem a possibilidade de incluir outras soluções para o negócio, como o Analytics and Location Engine (ALE). Com esta solução, é possível coletar dados de presença de forma a visualizar os locais com maiores concentrações de pessoas, melhorando o fluxo e velocidade de manejamento de pacotes nos CDs. Também é possível controlar os ambientes de acordo com as regras estabelecidas durante a pandemia para a circulação de pessoas.
“A capacidade de inovação tecnológica alinhada às estratégias de negócios do Mercado Livre é realmente surpreendente. Estamos felizes por estarmos dando nossa contribuição à expansão de uma marca tão forte do e-commerce”, avalia Gustavo Koplin, territory manager da Aruba.
Serviço
www.arubanetworks.com
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