Em meio à complexidade do cenário tributário brasileiro e ao boom da Transformação Digital no setor, acelerado durante a pandemia, fato é que a tecnologia já se tornou mandatória para as empresas se manterem em conformidade com o fisco.
Porém, segundo analistas da Sovos, empresa global de tecnologia para o compliance fiscal e tributário, mais do que ferramentas que automatizem processos, duas principais tendências para o setor são, ainda, visão 360° dos processos da área fiscal e tributária e segurança garantida por meio de certificações.
“Quando falamos de Transformação Digital na área tributária, precisamos considerar soluções de ponta a ponta. Ou seja, que reúnam documentos eletrônicos e suas validações em tempo real, reports de SPED das obrigações acessórias e a determinação dos tributos que devem ser pagos na operação de compra e/ou venda de produtos ou serviços. Além disso, outro diferencial são as certificações, como as concedidas pela SAP, que garantem segurança de que os produtos foram desenvolvidos e testados dentro das melhores práticas do mercado”, explica Douglas Sztochryn, diretor de Desenvolvimento de Produto na Sovos Brasil.
Certificação do Taxrules
Uma dessas soluções com certificação SAP S/4Hana, por exemplo, é o Taxrules da Sovos. Motor de cálculo e determinação de tributos em Nuvem, ele automatiza e mantém a operação do ERP sempre em conformidade com a legislação vigente, definindo, validando e calculando os tributos a fim de evitar informações incorretas produzidas por divergências de interpretações ou desconhecimento da legislação. E tudo isso seguindo rigorosamente as mudanças diárias na legislação tributária nas três esferas governamentais, que passam de 50 por dia útil no Brasil.
“Utilizado por empresas dos mais diversos segmentos, como varejo, supermercados, e-commerce, indústria e farmacêutico, além de também operar integrado aos ERPs da SAP (S/4 Hana e ECC), outro diferencial do Taxrules é a possibilidade do cliente visualizar e armazenar os enquadramentos tributários de toda nota emitida, como histórico de vigências e fundamentação legal, permitindo que a empresa tenha todas as suas decisões organizadas em caso de uma auditoria. O que além de mitigar riscos de autuações, devolve às equipes um tempo precioso para se dedicarem à estratégia, enquanto a tecnologia dá uma mãozinha automatizando a determinação de tributos”, complementa Douglas.
Segundo dados da Sovos, a digitalização e automação de tributos é capaz de gerar uma economia de até 5% na carga de impostos e de compliance das empresas, hoje em torno de 34% no Brasil.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo