book_icon

Tempestade perfeita: remessas de PCs devem cair 9,5% este ano, prevê Gartner

Turbulência geopolítica, alta inflação, flutuações cambiais e interrupções na cadeia de suprimentos reduziram a demanda por dispositivos e devem impactar o mercado de PCs com mais força

Tempestade perfeita: remessas de PCs devem cair 9,5% este ano, prevê Gartner

O mercado mundial de PCs deverá experimentar o declínio mais acentuado de todos os segmentos de dispositivos este ano, com uma queda de 9,5%, segundo estimativas do Gartner, com as remessas totalizando 310 milhões de unidades, ante 342 milhões em 2021. No primeiro trimestre do ano (1T22), já houve uma queda de 6,8%, com 77,9 milhões de unidades vendidas, sendo que no mesmo período do ano anterior as remessas somaram 83,5 milhões.

“Uma tempestade perfeita de turbulência geopolítica, alta inflação, flutuações cambiais e interrupções na cadeia de suprimentos reduziram a demanda de negócios e consumidores por dispositivos em todo o mundo e devem impactar o mercado de PCs com mais força em 2022”, disse Ranjit Atwal, diretor sênior do Gartner. “A demanda de PCs de consumo está a caminho de diminuir 13,1% em 2022 e cairá muito mais rápido do que a demanda de PCs de negócios, que deve cair 7,2% ano a ano”, alertou.

A taxa de crescimento está significativamente abaixo de um aumento esperado de 47% no início do ano, com uma perda resultante de 95 milhões de remessas de telefones 5G

De uma perspectiva regional, o mercado de PCs da EMEA deverá registrar um declínio de 14% em 2022, impulsionado pela falta de demanda de PCs para consumidores. A invasão russa na Ucrânia, os aumentos de preços e a indisponibilidade de produtos devido aos bloqueios na China estão impactando significativamente a demanda do consumidor na região.

No geral, as remessas globais do total de dispositivos (PCs, tablets e telefones celulares) estão em ritmo de queda de 7,6% em 2022, com a Grande China e a Europa Oriental, incluindo a Eurásia, registrando declínios de dois dígitos. Em relação aos tablets, a previsão é de uma queda de 9%, com vendas de 156 milhões de unidades.

Embora as remessas globais de telefones celulares devam diminuir 7,1% em 2022 (1,56 bilhão de unidades), estima-se que as remessas de smartphones diminuam 5,8% ano a ano. Regionalmente, a Grande China será a mais atingida, com as remessas de smartphones em ritmo de queda de 18,3% em 2022.

Regionalmente, a Grande China vem liderando a adoção de telefones 5G nos últimos dois anos. No entanto, o colapso do mercado de smartphones na região significará uma queda de 2% nas remessas de telefones 5G em 2022, após crescer 65% em 2021.

“No início do ano, esperava-se que o mercado de telefonia 5G da Grande China mostrasse um crescimento de dois dígitos”, disse Atwal. “O impacto da política de tolerância zero contra a Covid-19 da China e os bloqueios resultantes reverteram drasticamente essa tendência. Um grande número de consumidores pararam de comprar itens não essenciais, incluindo smartphones 5G”, explicou.

Em 2022, o Gartner espera que as remessas mundiais de telefones 5G totalizem 710 milhões de unidades. Embora este seja um aumento de 29% em relação a 2021, está abaixo das expectativas anteriores. “A taxa de crescimento está significativamente abaixo de um aumento esperado de 47% no início do ano, com uma perda resultante de 95 milhões de remessas de telefones 5G”, disse Atwal.

Espera-se que a demanda por telefones 5G aumente em um ritmo mais rápido em 2023. “Grande parte da migração para 5G ocorrerá por padrão, pois os usuários substituirão smartphones 4G mais antigos no final de seu ciclo de vida por smartphones compatíveis com 5G”, finalizou Atwal.

Serviço
www.gartner.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.