book_icon

Mineração de processos e gerenciamento de ações voltadas para eliminar ineficiências nos negócios

Mineração de processos e gerenciamento de ações voltadas para eliminar ineficiências nos negócios

Conformidade e conhecimento em todas as etapas dos processos de negócios podem parecer temas simples de serem controlados no dia a dia das empresas, mas nem sempre é assim. Independentemente do tamanho da empresa, a complexidade de algumas rotinas adotadas internamente pode trazer uma grande dor de cabeça para os gestores.

“As empresas projetam seus processos de negócios para que sejam executados de forma simples, eficiente e repetível, o que costumo chamar de ‘caminho feliz’. E muitos gestores acreditam que eles estejam sempre funcionando bem depois disso. No entanto, quando fazemos um “raio-x” destes procedimentos, vemos que as empresas estão executando processos em centenas de sistemas em silos que não funcionam bem juntos”, explica Guilherme Bujes, gerente nacional da Celonis no Brasil, América Latina e Portugal. “A complexidade aumenta e os processos se deterioram ao longo do tempo, o que acaba gerando uma grande quantidade de ineficiências entre processos, pessoas e tecnologia”, ressalta o executivo.

Equipe da Celonis no Dia Celonis Brasil.
Equipe da Celonis no Dia Celonis Brasil.

De olho nesse cenário tão comum, a Celonis, empresa global em mineração de processos e gestão de execução, realizou um evento na semana passada trazendo essa questão à tona e demonstrando como suas soluções podem ajudar as empresas a revelar e corrigir ineficiências que elas não conseguem ver, e como melhorar os processos de negócios principais (como comprar, vender, pagar, receber, cobrar ou enviar), gerando um enorme valor para as organizações. A Celonis mostrou como é possível crescer infinitamente em toda a organização para obter um desempenho empresarial mais eficiente.

“Temos um cliente na área de saúde que conseguiu reverter, por meio do uso de mineração de processos, US$ 26 milhões apenas em faturas pagas incorretamente”, diz Bujes. Segundo o executivo, as empresas podem estar perdendo milhões sem saber – ou fazendo mudanças em seus processos que não vão gerar os resultados esperados, porque são baseadas em percepções, não em dados reais. “Nossa missão é ajudar as empresas a identificar e corrigir ineficiências que não podem ser vistas a olho nu, permitindo que os clientes comecem a gerar valor em poucas semanas”, destaca Bujes.

Outro ponto que tem sido imprescindível para as empresas e que a Celonis tem atuado de maneira estratégica é com relação à sustentabilidade. Os processos falhos, muitas vezes adotados inconscientemente pelas empresas, podem resultar em mais resíduos e emissões de carbono. Para Bujes, é primordial que as empresas se atentem a este fato – a Celonis já auxiliou diversos clientes globais nesta jornada sustentável.

Tecnologia que salva vidas
Um dos casos de sucesso apresentados por Rafael Paim, presidente da Adote – Aliança Brasileira para Doação de Órgãos e Tecidos, durante o Dia Celonis Brasil, foi sobre o uso da mineração de processos na doação e transplante de órgãos. Segundo Paim, a adoção da tecnologia Celonis para a gestão do processo permite melhorar o processo e reduzir as perdas que impedem a realização de muitos transplantes. “Os insights obtidos com a mineração de processos mostram que a falta de informação aos familiares do potencial doador e a baixa oferta de capacitação aos profissionais de saúde reduzem o consentimento familiar para a doação”.

Paim também demonstrou os impactos da demora na identificação de potenciais doadores. “Ao melhorar os processos, o Rio de Janeiro aumentou seu desempenho em mais de 200% nos últimos anos”, diz Paim.

Com sede em Munique (Alemanha) e em Nova York (EUA), e mais de 20 escritórios em todo o mundo, a Celonis possui milhares de implementações em clientes globais. A multinacional é responsável por identificar e corrigir ineficiências que as empresas não conseguem ver, permitindo a obtenção de níveis inimagináveis de desempenho. Alimentado por seu núcleo de mineração de processos, o Celonis Execution Management System fornece um conjunto completo de recursos para que as empresas possam reduzir as emissões de carbono, bem como custos gerados por ineficiências, além de trazer melhorias para a experiência do cliente.

Celonis

Celonis Execution Management System

Dia Celonis Brasil

gerenciamento de execução

Guilherme Bujes

Mineração de Processos

Rafael Paim

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento