book_icon

Estudo da Ericsson mostra que a adoção do 5G é a mais rápida da história

Cerca de um quarto da população mundial atualmente tem acesso à cobertura 5G; 70 milhões de assinaturas foram adicionadas apenas no primeiro trimestre deste ano

Estudo da Ericsson mostra que a adoção do 5G é a mais rápida da história

A  América do Norte deverá liderar o mundo em penetração de assinaturas 5G nos próximos cinco anos, com a região respondendo por nove em cada dez assinaturas em 2027. Nesse mesmo período, o 5G será responsável por 82% das assinaturas na Europa Ocidental, 80% na região do Conselho de Cooperação do Golfo e 74% no Nordeste da Ásia. Os dados constam da última edição do Relatório de Mobilidade da Ericsson, que também prevê que as atuais assinaturas globais de 5G ultrapassarão a marca de 1 bilhão até o final de 2022.

Na Índia, onde as implementações da quinta geração de telefonia móvel ainda não começaram, espera-se que o 5G represente quase 40% de todas as assinaturas até 2027. Em termos globais, o 5G deverá responder por quase metade de todas as assinaturas no período estudado, chegando a 4,4 bilhões de assinaturas.

O último relatório de mobilidade da Ericsson confirma o 5G como a geração de tecnologia móvel de crescimento mais rápido de todos os tempos

O último Relatório de Mobilidade da Ericsson – a vigésima segunda edição dos insights e previsões de tráfego de rede – também revela que o tráfego de dados de rede móvel global dobrou nos últimos dois anos. Esse crescimento de tráfego foi impulsionado pelo aumento do uso de smartphones e banda larga móvel, bem como pela digitalização da sociedade e das indústrias. As estatísticas e previsões recentes destacam a forte demanda por conectividade de dados e serviços digitais, apesar da pandemia global de Covid-19 e das incertezas geopolíticas. Várias centenas de milhões de pessoas estão se tornando novos assinantes de banda larga móvel a cada ano.

O Ericsson Mobility Report de junho de 2022 constatou que o 5G está se expandindo mais rápido do que todas as gerações anteriores de tecnologia móvel. Cerca de um quarto da população mundial atualmente tem acesso à cobertura 5G. Cerca de 70 milhões de assinaturas 5G foram adicionadas apenas no primeiro trimestre de 2022. Até 2027, cerca de três quartos da população mundial poderá acessar o 5G, de acordo com o relatório.

“O último relatório de mobilidade da Ericsson confirma o 5G como a geração de tecnologia móvel de crescimento mais rápido de todos os tempos, e a Ericsson está desempenhando um papel fundamental para que isso aconteça. Trabalhamos todos os dias com nossos clientes e parceiros de ecossistema em todo o mundo para garantir que milhões de pessoas, empresas, indústrias e sociedades aproveitem os benefícios da conectividade 5G o mais rápido possível”, disse Fredrik Jejdling, vice-presidente executivo e chefe de Redes da Ericsson.

O relatório também destaca o papel cada vez mais importante que o Acesso Fixo Sem Fio (FWA) está desempenhando na entrega de serviços de banda larga. A Ericsson prevê que o número de conexões FWA ultrapassará 100 milhões em 2022, número que deverá mais que dobrar até 2027, chegando a quase 230 milhões.

Sobre a Internet das Coisas (IoT), o relatório observa que, em 2021, a IoT de banda larga (4G/5G) ultrapassou 2G e 3G como a tecnologia que conecta a maior parte de todos os dispositivos celulares conectados à IoT, respondendo por 44% de todas as conexões.

As tecnologias massivas de IoT (NB-IoT, Cat-M) aumentaram quase 80% em 2021, atingindo cerca de 330 milhões de conexões. Espera-se que o número de dispositivos IoT conectados por essas tecnologias ultrapasse 2G/3G em 2023.

Serviço
www.ericsson.com

4G

5G

Ericsson

Ericsson Mobility Report

Estudo

IoT

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.