book_icon

Adoção de rede privada 5G necessita de segurança especializada, diz Trend Micro

Estudo mostrou que as organizações têm grandes expectativas para a segurança 5G, mas a qualidade de suas parcerias será o verdadeiro diferencial

Adoção de rede privada 5G necessita de segurança especializada, diz Trend Micro

A Trend Micro, empresa global de segurança cibernética, anunciou um novo estudo revelando que a perspectiva de recursos aprimorados de segurança e privacidade são as principais motivações por trás dos projetos de rede sem fio 5G. “As redes 5G privadas estão nubladas: dois terços dos entrevistados nos disseram que suas implementações usarão a tecnologia de alguma forma”, disse Eric Hanselman, analista-chefe da 451 Research, empresa que conduziu a pesquisa. “No entanto, o modelo de responsabilidade compartilhada da Nuvem significa que esses clientes corporativos precisarão criar seus próprios recursos de segurança. Eles disseram que precisarão de parceiros de segurança especializados para ajudá-los nessa jornada. As organizações têm grandes expectativas para a segurança 5G, mas a qualidade de suas parcerias será o verdadeiro diferencial”, observou.

Dada a complexidade de tais projetos, não é de se surpreender que mais da metade (58%) dos entrevistados disseram que realizariam avaliações de risco em conjunto com parceiros ou terceirizando a tarefa completamente

Em fábricas inteligentes, hospitais inteligentes e outros locais, uma gama crescente de organizações está procurando redes 5G privadas para cobertura, controle, baixa latência e segurança aprimorada como uma das redes corporativas. “Vemos o gerenciamento de riscos de segurança como um dos principais impulsionadores do negócio. Há também um forte desejo de se concentrar em garantir que as organizações obtenham consciência situacional em tecnologia de comunicação de TI, OT e CT, como 5G privado”, disse Yohei Ishihara, evangelista de Segurança da Trend Micro.

No entanto, esses ambientes levantam um conjunto diferente de problemas de segurança do que os ambientes tradicionais de TI e OT. Embora a maior preocupação (31%) dos entrevistados seja a exposição dos dados transportados na rede sem fio privada, eles também destacaram os principais vetores de ataque, incluindo:

– Vulnerabilidades de software do sistema operacional (37%)

– Erros de configuração (34%)

– Vulnerabilidade do equipamento de rede (33%)

– Vulnerabilidades de dispositivos em redes RAN (31%) e CORE (27%)

– Comprometimento da rede conectada (27%)

Adicionando mais desafios aos projetos de segurança é o fato de que quase um quarto (23%) dos entrevistados esperam a integração total da segurança de rede sem fio privada com a segurança operacional existente. Mais da metade (55%) também quer fazer isso funcionar por meio de conexões automatizadas.

Dada a complexidade de tais projetos, não é de se surpreender que mais da metade (58%) dos entrevistados disseram que realizariam avaliações de risco em conjunto com parceiros ou terceirizando a tarefa completamente, enquanto 33% disseram que trabalhariam com terceiros.

A experiência em segurança específica do setor (24%) é o principal critério para organizações que procuram parceiros de TI, e 19% delas dizem que querem trabalhar com parceiros existentes.

Serviço
www.trendmicro.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.