A Juniper Networks, provedora de redes seguras orientadas por IA, anunciou nesta qurta-feira (15/6) as descobertas de um projeto de pesquisa global que mostra um aumento na adoção da Inteligência Artificial (IA) corporativa nos últimos 12 meses que está gerando benefícios tangíveis para as organizações. No entanto, ainda existe uma escassez de talento humano e as políticas de governança continuam carentes de maturidade – ambas necessárias para gerenciar com responsabilidade o crescimento da IA ao considerar questões de privacidade, conformidade com regulamentos, hackers e terrorismo de IA.
A Juniper fez uma parceria com a Wakefield Research para realizar essa pesquisa com 700 líderes sêniores de TI em todo o mundo com envolvimento direto nos planos ou implementações de IA e/ou Machine Learning (ML) de sua organização. A pesquisa avalia o sentimento em torno do valor da IA, a maturidade percebida das implementações e onde ainda existem desafios.
A pesquisa deste ano descobriu que as empresas superaram amplamente as provas de conceito e testes limitados de IA e agora estão implementando a IA em suas organizações, graças à aceleração digital relacionada à pandemia e à maturação das ferramentas de IA disponíveis . Embora o relatório de 2021 da Juniper tenha mostrado anteriormente que apenas 6% dos líderes de nível C adotaram soluções baseadas em IA em suas organizações (citando desafios tecnológicos, de conjunto de habilidades e governança), este ano, 63% dos líderes de empresas pesquisados dizem que estão no caminho para seus objetivos planejados de adoção de IA.
Ainda assim, apenas 9% dos líderes de TI consideram sua governança e políticas de IA, como estabelecer um líder de IA em toda a empresa ou padrões e processos de IA responsáveis, como “totalmente maduras”. Ao mesmo tempo, mais líderes veem a governança como uma prioridade: 95% concordam que ter uma governança de IA adequada é importante para ficar à frente da legislação futura, acima dos 87% em 2021. Apesar da liderança reconhecer a importância da governança de IA e ter políticas em local para gerenciar, governar e manter, quase metade dos entrevistados (48%) acha que mais precisa ser feito para governar efetivamente a IA.
“A disparidade que os dados mostram entre o aumento substancial na implementação de IA na empresa e a imaturidade da governança e das políticas de IA é impressionante. Será fundamental que a governança acelere o ritmo para que os aspectos positivos da implementação da IA ofusquem os medos existentes de saber se a IA pode ser efetivamente controlada. Este é um desafio não exclusivo da IA, mas de todas as tecnologias emergentes”, disse Sharon Mandell, vice-presidente sênior e CIO da Juniper Networks
A pesquisa também encontrou:
– Apesar da crescente dependência da IA, os líderes de TI não veem a IA substituindo os humanos, mas sim permitindo que os funcionários economizem tempo e se concentrem em tarefas mais estratégicas e diferenciadas. Cerca de metade dos líderes de TI dizem que a IA permitirá que os funcionários se concentrem em ser mais inovadores (55%), ganhem novas habilidades (50%) e aumentem seu engajamento (47%).
– Quase todos os líderes de IA/ML (95%) concordam que a segurança cibernética é um componente crítico para manter e proteger uma solução de IA corporativa. A segurança cibernética aumentou substancialmente em importância como a área mais crítica para a adoção da IA: 29% disseram que a segurança cibernética foi a mais crítica para a adoção da IA em 2022, contra 14% em 2021.
– Quase todos os líderes de TI (96%) dizem que nos próximos 12 meses, a IA ajudará a reduzir riscos e aumentar a qualidade em sua organização , com Networking/Cloud (25%), Infraestrutura de TI (21%) e Supply Chain (15% ) como as funções de negócios consideradas com maior potencial para obter benefícios da implementação da IA.
– Contratar as pessoas certas para operar e desenvolver recursos é uma das principais áreas de investimento para otimizar a IA. Os líderes de TI classificam três áreas como as principais opções de investimento (21% cada): contratar as pessoas certas para operar e desenvolver recursos de IA; treinamento adicional dos modelos de IA; e expandir os recursos da ferramenta de IA atual para novas unidades de negócios. No ano passado, 26% dos entrevistados classificaram a contratação de pessoas para desenvolver recursos de IA dentro de uma organização como sua principal prioridade de investimento para otimizar os recursos de IA em suas organizações, em comparação com os 11% que disseram que sua principal prioridade era treinar usuários finais para interagir efetivamente com as próprias ferramentas.
“A IA é projetada para executar tarefas no mesmo nível dos humanos, mas em maior escala por meio da automação. Muitos dos próprios clientes da Juniper estão aproveitando a IA na Nuvem em suas redes para reduzir drasticamente os tíquetes de suporte, o que libera as equipes de TI do trabalho pesado de problemas táticos, permitindo que eles se concentrem em melhorar as experiências dos usuários finais. Mas com todos os aspectos positivos, as empresas precisam gerenciar com responsabilidade o crescimento da IA com governança adequada para ficar à frente da regulamentação e minimizar possíveis impactos negativos. Na Europa, por exemplo, estamos vendo os reguladores começando a classificar certos casos de uso de IA como arriscados e exigindo certificação CE. A regulamentação da IA está mudando rapidamente e os líderes empresariais devem tornar a governança da IA uma prioridade estratégica”, observou Bob Friday, diretor de IA da Juniper Networks.
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