book_icon

Especialista do IEEE sustenta que a 5G poderá reduzir consumo de energia

Edson Watanabe afirma que com a 5G será possível saber rapidamente como está a geração de energia eólica no Nordeste ou solar no Sul e decidir o que fazer para que o consumidor tenha uma energia elétrica mais estável

Especialista do IEEE sustenta que a 5G poderá reduzir consumo de energia

Pesquisador do IEEE, organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade, acredita que, com a adoção da nova Banda, pode acabar o risco de apagões, além da diminuição do consumo energético no dia a dia.

A Banda 5G, a nova geração da Internet que deve chegar ao País em meados do ano que vem, promete trazer mais velocidade às Comunicações – baixar e enviar arquivos mais rápidos, tornar conexões mais estáveis e reduzir tempo de resposta em diferentes dispositivos – e deve também impactar o setor Energia, com o uso da Comunicação no controle dos sistemas elétricos, segundo Edson Watanabe, membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos – IEEE, organização profissional técnica com presença em todo o mundo dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade.

“Hoje, o controle do sistema elétrico é feito com pouco uso de comunicação e, em geral, com medição local. Com o 5G, a medição de parâmetros do sistema elétrico e sua transmissão para fins de controle poderão ser realizadas na ordem de microssegundos, o que pode ajudar nos futuros sistemas de controle. Isso pode diminuir o risco de apagões, por exemplo”, analisa Watanabe, que é também pesquisador da Coppe/UFRJ.

Segundo o especialista, com a 5G vai ser possível saber rapidamente como está a geração de energia eólica no Nordeste ou solar no Sul, por exemplo, e decidir o que fazer para que o consumidor tenha uma energia elétrica mais estável. Para ele, com o advento da 5G vai ficar mais fácil também controlar os dispositivos elétricos em casa, tanto para maior conforto quanto para maior economia de energia. Do celular, as pessoas vão poder ligar ou desligar equipamentos em casa ou escritório com mais facilidade que hoje, podendo modificar o perfil de consumo de energia ao longo do dia. “O conceito de smart grid, ou redes inteligentes, também poderá ser mais facilmente implementado, facilitando a inserção das gerações mais sustentáveis e variáveis que devem aumentar muito com a transição energética”, finaliza.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.