
Pesquisador do IEEE, organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade, acredita que, com a adoção da nova Banda, pode acabar o risco de apagões, além da diminuição do consumo energético no dia a dia.
A Banda 5G, a nova geração da Internet que deve chegar ao País em meados do ano que vem, promete trazer mais velocidade às Comunicações – baixar e enviar arquivos mais rápidos, tornar conexões mais estáveis e reduzir tempo de resposta em diferentes dispositivos – e deve também impactar o setor Energia, com o uso da Comunicação no controle dos sistemas elétricos, segundo Edson Watanabe, membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos – IEEE, organização profissional técnica com presença em todo o mundo dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade.
“Hoje, o controle do sistema elétrico é feito com pouco uso de comunicação e, em geral, com medição local. Com o 5G, a medição de parâmetros do sistema elétrico e sua transmissão para fins de controle poderão ser realizadas na ordem de microssegundos, o que pode ajudar nos futuros sistemas de controle. Isso pode diminuir o risco de apagões, por exemplo”, analisa Watanabe, que é também pesquisador da Coppe/UFRJ.

Leia nesta edição:

CAPA | TECNOLOGIA
Open Source turbina a Transformação Digital

TENDÊNCIAS
IoT está madura e traz boas oportunidades de negócios

FÁBRICA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Soluções ganha apoio da IA
Esta você só vai ler na versão digital

NEGÓCIO
Oportunidades e riscos da internacionalização
Baixe o nosso aplicativo