book_icon

NTT Data anuncia solução para a criação de conteúdos digitais em estádios conectados

A NTT Data realizou uma prova de conceito em público, utilizando tecnologias como Inteligência Artificial e Realidade Aumentada, para enriquecer a experiência do público de um evento esportivo, possibilitando uma interação em tempo real com tudo o que está acontecendo

NTT Data anuncia solução para a criação de conteúdos digitais em estádios conectados

Utilizando câmeras de alta definição com conectividade 5G e com a aplicação da visão computacional ao movimento dos jogadores, do árbitro e da bola, é possível gerar um conteúdo digital abrangente para o espectador em uma aplicação de realidade aumentada.

A NTT Data, a sexta maior provedora de serviços de TI do mundo, revelou uma nova solução 5G com foco em eventos esportivos. Esta solução permite o processamento de vídeo em tempo real, aliado a tecnologias como Computação de Borda, Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada (RA) para criar conteúdos digitais para os espectadores de diferentes esportes que podem acessar a partir de seus ‘smartphones’. O público desses eventos terá a oportunidade de experimentar como é realmente um “estádio conectado”.

A NTT Data quer dar um passo adiante na indústria de eventos esportivos, contando com as funcionalidades únicas proporcionadas pela tecnologia 5G  

A explosão do ‘streaming’, o surgimento de múltiplas plataformas para visualizar todos os tipos de conteúdo e a mudança de estratégia das empresas para melhorar a experiência do usuário são alguns fatores que vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos. A NTT Data quer dar um passo adiante na indústria de eventos esportivos, contando com as funcionalidades únicas proporcionadas pela tecnologia 5G.

Conteúdo digital em tempo real
Utilizando câmeras de alta definição com conectividade 5G e com a aplicação da visão computacional ao movimento dos jogadores, do árbitro e da bola, é possível gerar um conteúdo digital abrangente para o espectador em uma aplicação de realidade aumentada. Uma vez registrado o movimento, as informações permitem diversas análises:

Tática: simulação do movimento do jogador, posição do jogador durante o ataque e defesa.

Estatística: posse de bola, porcentagem de tempo no ataque, entre outros.

Assistência à arbitragem: detectar impedimentos, faltas e gols.

Desempenho: mapas de calor que identificam as áreas do campo onde uma equipe teve mais presença e posse da bola.

Isso é possível graças ao que é atualmente conhecido por “Digital Twin”. Neste caso, a solução permitiu obter uma versão digitalizada (reprodução) da partida, com conteúdo gerado em realidade aumentada, estatísticas mencionadas anteriormente e, resumindo, uma reprodução exata do evento.

A proposta de inovação da NTT Data visa aprimorar a experiência dos torcedores, permitindo que eles possam interagir com o conteúdo em tempo real. Entretanto, o espectador de um evento esportivo não será o único a usufruir desta solução. A equipe de arbitragem também terá a oportunidade de analisar jogadas específicas em tempo real.

Esta solução também pode ser adaptada e implementada em diferentes áreas de atividade: controle de uma planta industrial, controle de um porto, controle em uma mina com monitoramento por câmeras em tempo real com o objetivo de prevenir possíveis acidentes, setor de segurança com quadrantes conectados monitorando movimentos estranhos de pessoas, entre muitos outros segmentos.

Teodoro Lopez Palacios, sócio do setor de telecomunicações, NTT Data Europe e América Latina comenta: ⁣”Temos a oportunidade de ver os futuros eventos esportivos de uma perspectiva completamente diferente. Agora, os torcedores poderão interagir em tempo real com todas as estatísticas geradas digitalmente. Este avanço representa a concretização definitiva do que chamaremos de estádios conectados.”

Uma demonstração no Laboratório Wayra na Colômbia
A NTT Data já teve a oportunidade de realizar uma demonstração de como esta nova solução funcionaria, aproveitando o lançamento do Wayra Lab na Colômbia, um espaço que oferece às startups, instituições educacionais e empresas a oportunidade de desenvolver novas e inovadoras aplicações 5G para os consumidores e a indústria do País.

A NTT DATA está presente no programa Catalyst da TM Forum
A NTT Data também participou da quarta edição do programa Catalyst da TM Forum, onde apresentou dois projetos inovadores. Esta iniciativa, organizada pela TM Forum, visa desenvolver ambientes de colaboração que fomentem a inovação em conjunto com empresas líderes do setor.

Ambos os projetos exploram as oportunidades únicas proporcionadas pela tecnologia 5G. A primeira, realizada pela Telefónica, American Tower, Salesforce, Matrixx, Compax, Blue Prism e Akamanta, busca melhorar a qualidade de serviço da oferta comercial Network Slices 5G com a aplicação de novas tecnologias como a virtualização de redes, o compartilhamento de redes gerenciado por Blockchain e a computação de borda, entre outras.

Em segundo lugar, a NTT Data, juntamente com a Telefónica, Ericsson, Tutela e Devo, apresentou uma plataforma que combina diferentes tecnologias (Big Data, Machine Learning e Rede 5G) para otimizar o cálculo do CEI (Customer Experience Index) e, desta forma, melhorar a experiência do usuário com seus operadores.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.