Como um NOC (Network Operations Center) vai garantir a continuidade do seu negócio? NOC, ou Centro de Operações de Rede, é ponto focal onde “Grupos Solucionadores” supervisionam, monitoram e mantêm em funcionamento a infraestrutura de TI de uma empresa 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
Caso contrário, segundo a 11ª pesquisa anual Hourly Cost of Downtime divulgada em 2020 pela ITIC (Information Technology Intelligence Consulting), os custos são altos. O estudo indica que 40% dos entrevistados corporativos estimaram que uma hora de inatividade custava às suas organizações US$ 1 a 5 milhões de dólares em perda de receita, produtividade do usuário final e ações corretivas por parte dos administradores de TI. E esses US$ 1 a 5 milhões não consideram taxas legais, multas ou penalidades.
Do ponto de vista do usuário, o tempo de atividade e o desempenho são os principais indicadores da qualidade do serviço. É por isso que a sua empresa deve negociar muito bem os SLAs ao decidir contratar um parceiro para o monitoramento de NOC, o que vem se apresentando como a melhor solução para manter a continuidade dos negócios.
Como funciona uma moderna central de monitoramento NOC
Um Centro de Operações de Rede é formado por um grupo altamente especializado de engenheiros que lida com monitoramento, manutenção e solução de problemas, complementando as habilidades e recursos internos de uma empresa. Ter acesso a uma equipe NOC é uma vantagem incrível para qualquer negócio.
E qual é exatamente o papel do NOC? Os engenheiros que compõem uma equipe NOC são responsáveis por quase tudo relacionado à maximização do tempo de atividade da infraestrutura de TI de uma empresa. Desde monitoramento 24 horas por dia, em tempo real, do desempenho de computadores, roteadores, gateways, ERBs, entres outros, até a detecção de incidentes de segurança, as equipes de NOC são compostas por engenheiros altamente qualificados e versáteis.
No dia a dia, eles monitoram todo tipo problemas em uma rede para lidar proativamente com as possíveis falhas antes que elas provoquem um tempo de inatividade na empresa.
Resiliência impulsiona a modernização do NOC
Na medida em que a tecnologia e os modelos operacionais evoluem, os fluxos de tráfego de rede mudam e o suporte fica mais complicado. Como resultado, as operações de rede precisam ser mais proativas e as equipes devem migrar seu foco de tarefas táticas – nas quais simplesmente implantam, corrigem e mantêm as operações – para tarefas estratégicas que permitem inovar e automatizar processos.
Empresas focadas em inovação e na otimização dos seus processos devem adotar estratégias mais disruptivas, com centros de monitoramento NOC unificados que incluam equipes de rede, segurança, nuvem e aplicativos.
O objetivo dessa abordagem unificada é simplificar as operações para que toda a infraestrutura de TI e de serviços sejam altamente resilientes e evitar períodos de inatividade. Equipes especializadas em serviços gerenciados de NOC colaboram para evitar problemas de forma proativa, em vez de reagirem aos problemas, ajudando as empresas a inovar, impactando positivamente o negócio.
Considere trabalhar com um provedor de serviços gerenciados de NOC. Isso não apenas permitirá à sua empresa o amplo acesso a especialistas, mas, também, a inovadoras soluções.
Por Ricardo Perdigão, diretor da Tecnocomp.
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