Ao que tudo indica, os dias de dinheiro fácil para startups estão diminuindo. No primeiro trimestre deste ano, os compromissos de financiamento dos investidores caíram 19% em relação ao trimestre anterior, o maior declínio percentual em quase oito anos, segundo a empresa de análise CB Insights. A inflação e o aumento das taxas de juros tornaram o dinheiro mais caro. Os investidores estão dizendo às startups que reduzam os gastos para garantir que possam sobreviver se não conseguirem levantar mais dinheiro nos próximos dois anos. Isso levou muitos no espaço tecnológico a demitir funcionários ou reduzir gastos não essenciais.
Com o foco agora na produção de valor real de negócios, os programas que oferecem acesso imediato aos clientes são mais desejáveis para as startups que precisam ter sucesso. O programa SAP.iO ajuda novas e inovadoras empresas business-to-business (B2B) a escalar e crescer. Com acesso a clientes e a capacidade de escalar, as startups podem ter mais confiança em garantir sua próxima rodada de financiamento.
Essas startups B2B são menos propensas a capturar a atenção do consumidor. Mas suas ambições são semelhantes: tornar-se grande e criar produtos melhores com sucesso para ajudar seus clientes a prosperar. “As startups estão vendo o valor de trabalhar com a SAP por causa do acesso à nossa base de clientes que podemos oferecer a eles globalmente e a diferentes mercados em todos os setores”, comentou Alexa Gorman, vice-presidente sênior da SAP.iO.
A maioria das startups participantes é liderada por fundadores com profundo conhecimento do setor e decidiram dar um salto para fora do mundo corporativo e lançar algo baseado em suas experiências. “O que tenho visto são Ventures Capital (VCs) que não estão dispostas a fazer grandes apostas em uma nova maneira não comprovada de resolver o desafio que as empresas enfrentam hoje”, disse Alexa. “Muitas empresas estão sendo fundadas com clientes ou com uma lista-alvo de clientes em potencial antes mesmo de serem lançadas”, explicou.
O SAP.iO seleciona startups que já possuem financiamento inicial, sendo que o ponto ideal é ter recebido fundos da Série A ou Série B. “Eles geralmente têm seus primeiros clientes corporativos, uma equipe no local e estão prontos para escalar. E é aí que podemos ajudá-los”, disse Alexa. “Eles se encaixam onde vemos a demanda do cliente por soluções que não necessariamente temos em nosso portfólio. Assim, as empresas com as quais trabalhamos serão futuras parceiras da SAP”, explicou.
O programa geralmente dura de seis a oito semanas e oferece a essas jovens empresas orientação, recursos técnicos e acesso a grandes clientes em potencial. É um caminho rápido para se tornar um parceiro SAP, não apenas pela introdução ao vivo, mas também pela SAP Store e sua base de clientes SAP muito maior. O programa termina com um Demo Day, durante o qual cada membro da coorte se apresenta aos VCs.
Muitos clientes SAP participaram do programa ajudando a selecionar os participantes das startups. Com clientes corporativos participando do início ao fim, as startups do programa SAP.iO foram bem-sucedidas. Nos cinco anos em que o programa está em vigor, apenas 3% das startups fecharam as portas.
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