book_icon

Grupo Unidasul adota solução óptica Furukawa em centro de distribuição no Rio Grande do Sul

Com a expansão de sua rede de supermercados Rissul e de atacarejos Macromix pelo estado do Rio Grande do Sul, o grupo Unidasul viu a necessidade de centralizar toda sua operação logística em um novo centro de distribuição

Grupo Unidasul adota solução óptica Furukawa em centro de distribuição no Rio Grande do Sul

Com a expansão de sua rede de supermercados Rissul e de atacarejos Macromix pelo estado do Rio Grande do Sul, o grupo Unidasul viu a necessidade de centralizar toda sua operação logística em um novo centro de distribuição, com capacidade para atender às suas 43 filiais atuais – 46 previstas até o final de 2022. Instalado no município de Esteio, onde se localiza a sede administrativa do grupo, o novo pavilhão logístico entrou em operação no início de 2020, ocupando uma área construída de 50 mil metros quadrados.

Uma das vantagens dessa solução é a instalação modular e flexível, que permite crescer conforme a necessidade do cliente 

Marcelo Capela, coordenador de infraestrutura da Unidasul, conta que um dos principais desafios desse projeto foi a escolha da solução para a rede de comunicação, que deveria ter cerca de 1.200 pontos e ser suficientemente robusta para atender às diversas aplicações utilizadas na empresa – como serviços de telefonia IP, WiFi, CFTV e controle de acesso, entre outros. “A construção de uma infraestrutura de rede em par metálico mostrava-se inviável, principalmente devido à dificuldade para acomodação dos switches. Para os 1.200 pontos de rede, seriam necessários no mínimo 12 racks, alguns deles instalados a 15 metros de altura, uma vez que não seria possível ter salas técnicas no meio da operação logística. E isso tornaria a manutenção muito difícil”, explica Capela.

A alternativa apresentada pela Viksul, distribuidora autorizada Furukawa responsável pela implantação do projeto, foi a solução Laserway, que se baseia em tecnologia totalmente óptica e possui infraestrutura simplificada, dispensando a necessidade de várias salas técnicas para abrigar os equipamentos. “Uma das vantagens dessa solução é a instalação modular e flexível, que permite crescer conforme a necessidade do cliente”, acrescenta Marcelo Onofre, gerente de projetos da Viksul.

Para Marcelo Capela, a gestão centralizada, a robustez dos ativos e a possibilidade de atualização em massa do firmware de mais de 200 terminais de rede (ONUs), a partir da OLT, foram diferenciais que também pesaram na escolha da solução da Furukawa. “Nos testes realizados, o Laserway apresentou uma ótima performance, mostrando que seria capaz de suportar a carga da operação, que é bastante robusta”, destaca.

Além do centro de distribuição, a rede baseada na solução Laserway atende também as instalações da padaria e da transportadora do grupo, que ficam em outros prédios na mesma área, em Esteio. “Ficamos tão satisfeitos com a tecnologia que decidimos expandir sua utilização para nossas filiais. Hoje só projetamos nossas novas unidades com tecnologia óptica GPON”, enfatiza Capela.

Assim, a solução Laserway já está dando suporte às aplicações de rede do novo Macromix São Leopoldo, inaugurado em abril. E também será a base das redes de comunicação dos supermercados Macromix Portão, Macromix Tramandaí e do Rissul Canoas, que têm inauguração prevista para este ano.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.