book_icon

GitHub Sponsors é lançado no Brasil

Agora, desenvolvedores e organizações que trabalham com Open Source no País podem receber incentivo financeiro para seus projetos

GitHub Sponsors é lançado no Brasil

Nosso mundo caminha baseado em código aberto. É por isso que há três anos lançamos o Sponsors para que pessoas desenvolvedoras e organizações que usam o Open Source pudessem receber apoio financeiro para o importante trabalho que fazem todos os dias.

Enquanto a comunidade Open Source continua a crescer – foram 10 milhões de novos desenvolvedores se juntando ao GitHub nos últimos 6 meses! – queremos ter certeza de que cada desenvolvedor tenha oportunidades iguais.

É por isso que estou feliz em anunciar que o GitHub Sponsors está agora disponível no Brasil – uma expansão empolgante para uma das nossas comunidades desenvolvedoras de crescimento mais rápido. O GitHub Sponsors permite que pessoas desenvolvedoras e organizações que projetam, criam e mantêm projetos open source, sejam apoiadas financeiramente diretamente no GitHub, afirma Jessica Lord, gerente do GitHub Sponsors.

O País abriga agora mais de 2 milhões de desenvolvedores, incluindo dezenas de milhares de contribuintes de Open Source 

Agora, qualquer pessoa com uma conta bancária no Brasil pode patrocinar desenvolvedores ou organizações com perfil patrocinado na plataforma. É possível escolher entre vários níveis de patrocínio, com valores de pagamento único ou mensal e benefícios que são definidos pela conta patrocinada.

Desenvolvedores já inscritos na lista de espera estão agora no programa e aqueles com contas bancárias no Brasil podem criar perfis para começar a receber financiamento.

A comunidade Open Source do Brasil
Enquanto o crescimento está acontecendo globalmente, a comunidade GitHub do Brasil tem crescido ano após ano em mais de 40%. O País abriga agora mais de 2 milhões de desenvolvedores, incluindo dezenas de milhares de contribuintes de Open Source.

Considerando o crescimento e o número de desenvolvedores que utilizam a plataforma na região, o impacto do GitHub Sponsors no Brasil será enorme. É um passo importante para a comunidade Open Source brasileira.

“Fazer parte do Sponsors realmente aumentou a visibilidade tanto do meu perfil quanto do perfil da organização na qual mantenho um projeto de código aberto. É muito gratificante ver o apoio e o reconhecimento de seu trabalho por parte da própria comunidade. A comunidade de desenvolvimento brasileira tem um imenso potencial e merece muito este investimento. Além disso, ao receber patrocínios de empresas, fica claro que também podemos agregar ao mercado, mesmo que individualmente (não respondendo a uma empresa específica). O que de fato é algo muito libertador, abre possibilidades completamente diferentes daquelas a que estamos habituados normalmente. Espero que mais desenvolvedores brasileiros possam experimentar o mesmo e espero ver os projetos brasileiros ganhando mais visibilidade e relevância no cenário tecnológico”. Camila Maia – Mantenedora de OSS e Engenheira de Back-End.

GitHub Sponsors“Fazer parte do Sponsors me deixou mais entusiasmado para contribuir com a comunidade e mostrar o poder que juntos podemos criar algo diferente. Atualmente o patrocínio tem sido investido em infraestrutura e manutenção de bibliotecas. Espero em breve poder incluir algumas melhorias e outros tipos de documentos. O GitHub Sponsors dá a oportunidade aos brasileiros de não reter sua criatividade e criar produtos surpreendentes e torná-los disponíveis para o mundo. Não só aumenta o desejo de construir, mas também elimina o tabu de que trabalhar para os outros não é gratificante. Vindo de uma cultura onde isso é “necessário” entre a maioria, o GitHub Sponsors preenche essa necessidade para aqueles que buscam o reconhecimento de uma ideia que impacta vidas além da fronteira física”. Giovani Fersan – Tech Lead

Hora de comemorar e aprender
Para celebrar este crescimento e este momento, um encontro virtual entre mantenedores locais está marcado para o dia 2 de junho de 2022 às 18h BRT, onde desenvolvedores vão poder aprender mais sobre a manutenção do open source, incluindo dicas para estabelecer seu perfil no Sponsors. No dia 3 de junho, também estaremos no TDC Innovations para falar sobre o GitHub Sponsors, nossas ferramentas de segurança, e muito mais. Junte-se a nós!

Vem mais por aí
Logo após a disponibilidade na Índia, o Sponsors no Brasil é mais um passo para melhorar o suporte ao ecossistema global de open source. Ainda há mais a ser feito e o GitHub continua a expandir e aprimorar a experiência do Sponsors.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.