book_icon

Cisco forma a nova geração de profissionais de tecnologia

Cisco Networking Academy é um  programa de responsabilidade social corporativa de educação do mercado.
Uma série de cursos em português será lançada na nova plataforma gratuita de aprendizagem Skills for All

Cisco forma a nova geração de profissionais de tecnologia

Desde sua fundação em 1997, mais de 15 milhões de pessoas de diferentes países e objetivos de carreira foram impactadas pelo Cisco Networking Academy, iniciativa global de educação e empregabilidade da Cisco. E o Brasil acaba de atingir a marca histórica de 500 mil alunos impactados pelo programa de responsabilidade social corporativa de educação do mercado.

O Brasil tem uma demanda média anual de 159 mil profissionais de Tecnologia, e a Cisco está ajudando a acelerar a formação de talentos na área. 97% dos estudantes egressos de cursos do Cisco Networking Academy alinhados a uma certificação da indústria, conquistaram um emprego ou oportunidade educacional.

O Cisco Networking Academy também conta com iniciativas de inclusão e diversidade, como o Women Rock IT, que busca inspirar e atrair mais meninas e mulheres para setor de tecnologia 

“Há mais de 20 anos, o Cisco Networking Academy tem transformado a vida de alunos, professores e comunidades no Brasil com o poder da tecnologia, da educação e das oportunidades de carreira. Estamos muito felizes em ser a fonte de capacitação profissional para meio milhão de talentos brasileiros e continuaremos trabalhando rumo aos próximos 500 mil impactados, ampliando ainda mais a força de trabalho em TI”, comemora Ricardo Mucci, gerente nacional da Cisco do Brasil.

Presente no Brasil desde 1999, o Cisco Networking Academy oferece formação profissional na área de Tecnologia da Informação em parceria com importantes instituições de ensino, como Senac, SENAI, Centro Paula Souza, Rede dos Institutos Federais (CONIF), Fundação Bradesco e Escola de Comunicações do Exército, entre outras espalhadas em todos os Estados do Brasil. Atualmente são 531 academias parceiras e 1.202 instrutores ativos. O programa conta com cerca de 40 cursos, entre profissionalizantes e de inclusão digital, focados em segmentos com alta demanda de profissionais, como redes, segurança cibernética, Internet das Coisas, programação, entre outros.

Um dos destaques do Networking Academy no País é o programa CiberEducação, criado em 2020 como parte do programa de aceleração digital da Cisco, Brasil Digital e Inclusivo, para preparar a próxima geração de profissionais de segurança. Já foram formados mais de 2.500 alunos em três edições do programa, por meio de cursos profissionalizantes em segurança digital, um dos setores em alta em TI, o que representa 23% da demanda de talentos no setor neste período, comparado com estudos da Brasscom.

O Cisco Networking Academy também conta com iniciativas de inclusão e diversidade, como o Women Rock IT, que busca inspirar e atrair mais meninas e mulheres para setor de tecnologia. O programa já ofereceu, em três edições, 3.000 bolsas gratuitas para cursos preparatórios para certificação em redes, o CCNA.

Capacitação para todos
Para continuar entregando as melhores ferramentas de aprendizado e conectar as pessoas às melhores oportunidades de carreira, a Cisco criou o Skills for All , que oferece aprendizado online de qualidade, preparando os alunos de todo o mundo para uma carreira e certificações em tecnologia. A plataforma apoiará a Cisco a atingir a meta de treinar mais 20 milhões de alunos em todo o mundo nos próximos quatro anos.

Além dos vários títulos já disponíveis em inglês no Skills for All, uma série de cursos em português também será lançada gradativamente para atender ao mercado brasileiro. Atualmente dois cursos já estão disponíveis em português: Introdução à Cibersegurança e Introdução ao Cisco Packet Tracer, poderosa ferramenta de simulação onde os alunos praticam habilidades de redes, IoT e segurança cibernética em um laboratório virtual.

“A maioria dos cursos voltados para tecnologia hoje são de origem estrangeira e geralmente em inglês. Já contamos com diversos cursos do Networking Academy traduzidos para o português e o lançamento de mais cursos em nosso idioma no Skills for All é motivo de muito orgulho para nós. Junto com o espanhol, nosso idioma foi o primeiro no mundo a contar com traduções, destacando a aposta e confiança da empresa no Brasil. Queremos que o caminho para uma nova carreira em tecnologia comece conosco e nossos parceiros educacionais, unindo nosso conteúdo técnico com as oportunidades de emprego em um setor com alta empregabilidade”, destaca Gabriel Bello Barros, líder do Cisco Networking Academy no Brasil.

Para celebrar o marco de 500 mil alunos e o lançamento de cursos em português no Skills for All, a Cisco realiza um evento online, destacando o impacto e o legado educacional do Cisco Networking Academy com relatos inspiradores de alunos e instrutores.

Declarações dos parceiros do Networking Academy
“A agenda da educação é uma agenda de construção do futuro. É seguramente um pilar fundamental da cidadania, mas também da geração de riqueza sustentável, criando um círculo virtuoso de desenvolvimento. Para nós do Senai é um enorme orgulho ter a Cisco como parceira na construção de programas voltados para educação.” – Rafael Lucchesi, diretor geral do SENAI

“A parceria entre a Cisco e o Centro Paula Souza tem viabilizado inúmeras oportunidades de aprimoramento para professores e alunos das nossas ETECs e FATECs e também para comunidade em geral. É uma honra estar entre os principais parceiros do Cisco Networking Academy. Essa é uma iniciativa admirável, pois a partir dessas capacitações, os nossos estudantes têm mais possibilidade de inserção e atuação na área de tecnologia.” — Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza

Evento Online – 500 mil alunos NetAcad Brasil

Data: 01 de junho

Horário: 17h

Local: YouTube Cisco Brasil

Programação e mais informações: Link

www.skillsforall.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.