book_icon

Framework de DevOps da Tivit busca aplicabilidade em IaC

Levantamento realizado por Cloud Managed Services, unidade de negócios de Cloud Solutions da Tivit, destaca aumento da resiliência, recuperação e automação da infraestrutura

Framework de DevOps da Tivit busca aplicabilidade em IaC

Gerenciar e provisionar infraestrutura por meio de códigos ao invés de processos manuais, podem reduzir o tempo das atividades em até 80% na média observando resultados obtidos em 58 clientes de Cloud Managed Services, unidade de Cloud Solutions da Tivit, multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia. A expectativa é alcançar 200 clientes com infraestrutura como código (IaC) até 2025.

A equipe utiliza um Framework de Devops desenvolvido na Tivit que tem a capacidade de entregar soluções de provisionamento de infraestrutura como código, pipelines de integração contínua (CI/CD), mapas sistêmicos, monitoração com auto-healing entre outras funcionalidades. Após a implementação desse framework em um cliente do setor de saúde, houve redução de 80% de problemas e o tempo de downtime em 70% em um comparativo de dois anos, resultados que reforçam o aumento da resiliência e recuperação dos ambientes.

O Framework de Devops possui 12 softwares que trabalham de informa integrada e tem como principal objetivo facilitar a gestão dos ambientes 

“Ao utilizarmos IaC por meio do Framework de Devops no gerenciamento de infraestrutura, percebemos aumento na agilidade das entregas de valor ao negócio dos nossos clientes, melhor controle de versionamento e eficiência operacional”, explica Raphael Argonso, gerente de Cloud Managed Services da Tivit. “A infraestrutura como código acelera as novas publicações sem abrir mão da segurança e controle em todas as fases de uma nova implementação”, completa ele.

O Framework de Devops possui 12 softwares que trabalham de informa integrada e tem como principal objetivo facilitar a gestão dos ambientes. O framework nasce em uma cultura ágil, cooperativa e eficiente.

As principais ações que ele pode realizar são:
Automação de configurações de infraestrutura (IaC), orquestração de SecOps, remediação de vulnerabilidades e controle de Nuvem híbrida.

Controles de estado da infraestrutura tornando as configurações imutáveis.

Implementação de automações das partes do desenvolvimento de software (construção, teste e implantação), facilitando a integração e entrega contínua (CI/CD).

Monitoração e resposta pró-ativa a incidentes (auto-healing).

Versionamento de infraestrutura e controle de implementações.

A área de Cloud Solutions conta com mais de 500 especialistas e a infraestrutura necessária na gestão de serviços Cloud para os clientes da Tivit, entre eles grandes empresas dos setores financeiro, energia, indústria, saúde e segurança. A unidade conta com equipes 24×7 e Inteligência Artificial na reação e correlação de eventos de infraestrutura, sendo uma das principais áreas na Tivit que receberá R$200 milhões em investimentos até 2025. Os recursos serão destinados a frentes de infraestrutura de tecnologia em Nuvem privada, conectividade em Nuvens públicas, pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, certificações, aquisições e qualificação de talentos.

Serviço
tivit.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.