book_icon

Dia Mundial do Meio Ambiente: você sabe o que é TI Verde?

Veja seis dicas de como praticar o conceito na rotina do trabalho e trazer impactos positivos para o planeta

Dia Mundial do Meio Ambiente: você sabe o que é TI Verde?

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) tornaram-se indispensáveis para garantir a competitividade e reduzir os custos nas empresas. Porém, isso tem levado a um crescimento no número de dispositivos conectados e, como consequência, temos um aumento exponencial no consumo de energia, causando preocupações ambientais e suscitando discussões em torno da urgência de uma TI verde. Mas você sabe o que significa esta expressão? Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, vamos falar como este conceito é bastante útil nas empresas e na rotina de trabalho, trazendo impactos positivos na proteção e preservação do planeta.

TI Verde são ações que impactam positivamente nas dimensões econômica, meio ambiente e responsabilidade social (trilogia da sustentabilidade), tornando o uso dos recursos disponíveis de TI de forma consciente  

“TI verde são ações que impactam positivamente nas dimensões econômica, meio ambiente e responsabilidade social (trilogia da sustentabilidade), tornando o uso dos recursos disponíveis de TI de forma consciente”, explica Irandir Pereira da Costa, que defendeu dissertação sobre o tema, durante o curso de Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, no Centro Universitário IESB.

De acordo com o autor, o conceito tem como escopo a integração entre os diversos setores econômicos e sociais na busca por soluções sustentáveis eficientes e transformadoras, seja na erradicação da pobreza, na redução de consumo dos recursos ambientais, na equalização dos recursos tecnológicos, nos recursos humanos, na inovação e infraestrutura, bem como nos fatores de consumo de energia elétrica e abastecimento de água.

Em sua pesquisa, ele revela o quanto estamos em um mundo onde a tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e das organizações, mas grande parte das empresas ainda não têm o conhecimento do que seja TI verde ou como colocar a ideia em prática. “Há muitos desafios, um deles é a disseminação do conceito que abarca esse termo. É necessário difundir na sociedade brasileira os benefícios e resultados positivos que a TI verde pode trazer, não somente no ambiente de trabalho, mas, inclusive, nas residências, refletindo em todo um ecossistema. Outras barreiras são a ausência de um comprometimento visível da alta administração nas organizações com o propósito da sustentabilidade, impactando negativamente na cultura organizacional, além da falta de investimentos e incentivos do poder público em energia renovável e descarte de resíduos”, avalia Irandir.

Ele destaca que os benefícios com a adoção das práticas de TI Verde são diversos. “Apenas com reuniões realizados por meio de videoconferências, por exemplo, podemos contribuir na redução de emissão de Co2, economia de energia e redução de custos com espaço físico, impactando ainda na produção e compra de novos produtos”, orienta o autor, ao chamar atenção ainda para a metarreciclagem de peças, suprimentos e equipamentos de informática. “Essas práticas ajudam no reaproveitamento e descarte correto dos componentes nocivos ao ser humano e ao meio ambiente, além de poder ajudar comunidades que podem aproveitar esses aparelhos até mesmo com atividades de ensino”, reforça Irandir.

Veja seis dicas do especialista de como implantar o TI verde na prática:

Se for imprimir, imprima somente o necessário utilizando os dois lados do papel;

Ao se ausentar do local de trabalho, desligue os equipamentos;

Reutilize dispositivos que ainda possuem poder de processamento e desempenho para a realização das atividades;

Ao comprar equipamentos, verifique o selo identificador do consumo energético e prefira aqueles que consomem menos;

Nas organizações públicas, dê preferência às compras compartilhadas entre entidades;

Na aquisição de produtos de TI, verifique se o fornecedor oferece recolhimento ao final do ciclo de vida do produto, uma vez que o fornecedor poderá realizar o descarte adequado e o reaproveitamento de peças e elementos metálicos.

Dia Mundial do Meio Ambiente: 50 anos do movimento
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente. A data foi escolhida porque no dia 5 de junho de 1972 foi realizada a Conferência de Estocolmo e serve como alerta à sociedade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Em 2022, completam-se 50 anos da Conferência de Estocolmo e tem como homenagem o resgate do tema de 1972, “Uma só Terra”, com foco na vida sustentável em harmonia com a natureza. O momento está sendo considerado como uma importante reavaliação do que as empresas e as pessoas podem fazer para solucionar os desafios ambientais que ameaçam nossa saúde, prosperidade, paz e o nosso planeta.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.