book_icon

Mesmo com inflação alta, CFOs manterão investimentos digitais, diz Gartner

Executivos financeiros planejam reduções de custos em outras áreas de negócio se a inflação persistir este ano, mas 78% vão aumentar ou manter investimentos em tecnologia

Mesmo com inflação alta, CFOs manterão investimentos digitais, diz Gartner

Uma nova pesquisa do Gartner revelou que 78% dos CFOs planejam manter ou aumentar os investimentos digitais em toda a empresa nos próximos dois anos. As descobertas ocorrem mesmo quando os CFOs indicam eles estão planejando reduções de custos em outras áreas de negócio se a inflação persistir este ano. “As empresas que impulsionam os investimentos digitais certos têm retenção de clientes 2,7x maior, taxas de satisfação do cliente 1,6x mais altas e valor médio de pedido 1,9x mais alto”, disse Alexander Bant, chefe de Pesquisa da prática Gartner Finance. “As empresas digitais líderes também são 3x mais propensas a alcançar receita acima do setor e crescimento de margem. Também descobrimos que 67% dos consumidores pagarão mais por uma ótima experiência digital”, completou.

Em seus departamentos, os CFOs planejam gastar ainda mais agressivamente em tecnologia, com 52% dos CFOs ampliando os investimentos digitais, enquanto 38% disseram que pretendem proteger seus níveis de investimento atuais

O Gartner perguntou aos CFOs sobre suas intenções de gastos com tecnologia até 2023, tanto dentro de sua função quanto em toda a empresa. No nível corporativo, 46% dos entrevistados disseram que estão ampliando seus planos digitais, enquanto 32% disseram que nenhuma mudança foi planejada.

Os dados da pesquisa indicam que os CFOs planejam acelerar o impulso nos investimentos em Transformação Digital que foram lançados a sério no início da pandemia, em linha com a previsão de gastos de TI do Gartner de um aumento geral nos gastos de TI em todo o mundo em 2022. De acordo com Bant, a inflação é um novo catalisador que impulsiona os CFOs a aumentar os investimentos digitais com o objetivo de reduzir o custo de fazer negócios e identificar novas fontes de lucratividade.

“Os CFOs sabem que nunca devem desperdiçar uma crise ou desaceleração. É hora de reinventar, fazer melhores investimentos e reduzir ineficiências”, disse Bant. “Os vencedores do outro lado deste ciclo continuarão a acelerar as iniciativas digitais certas em sua organização, mesmo com pressões crescentes sobre a lucratividade”, afirmou.

Dentro de seus próprios departamentos, os CFOs planejam gastar ainda mais agressivamente em tecnologia, com 52% dos CFOs ampliando os investimentos digitais, enquanto 38% disseram que pretendem proteger seus níveis de investimento atuais.

O foco crescente dos CFOs na automação como uma estratégia de mitigação da inflação se alinha com as descobertas da Pesquisa de Inovações em Tecnologia Financeira do Gartner, que entrevistou líderes financeiros sobre seus planos de investimento para tecnologias financeiras específicas nos próximos dois anos. Os dados indicaram um aumento planejado no investimento em automação de processos robóticos (RPA), automação de relatórios e mineração de processos, tecnologias críticas para agilizar os processos de rotina e liberar a equipe para se concentrar em atividades de maior valor e maior produtividade.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.