book_icon

Nokia apresenta novas tecnologias de redes sem fio para a Indústria 4.0

O Nokia MX Boost  e o Nokia DAC Wi-Fi oferecem conectividade segura, de baixa latência e confiável fornecida por 4,9G/LTE e 5G

Nokia apresenta novas tecnologias de redes sem fio para a Indústria 4.0

A Nokia anunciou o lançamento do MX Boost para redes sem fio privadas, que combina diferentes tecnologias de rádio e espectro para alcançar a melhor confiabilidade e desempenho possíveis para casos de uso exigentes da Indústria 4.0. Usando o MX Boost, as organizações podem agregar tecnologias de rádio, como Wi-Fi e 4.9G/LTE, bem como espectro, para otimizar a taxa de transferência e melhorar o determinismo, que é a capacidade da rede de garantir desempenho, mesmo em condições de rádio desafiadoras para aplicações em tempo real.

A adoção de 4.9G/LTE e 5G privados está crescendo, permitindo que as indústrias obtenham novos insights e recursos de seus dados operacionais por meio de conectividade de ativos de baixa latência confiável e segura. Paralelamente, os ativos legados continuarão em operação e as empresas precisam manter as soluções de conectividade sem fio existentes, como Wi-Fi. As indústrias também buscam opções adicionais em termos de uso do espectro à medida que aumentam a conectividade de ativos e precisam de mais capacidade de dados.

A conectividade segura, de baixa latência e confiável fornecida por 4,9G/LTE e 5G permite que as empresas acessem, analisem e atuem com base em dados operacionais em tempo real, para novos recursos e eficiências

A Nokia desenvolveu o MX Boost para wireless privado, uma inovação patenteada pela Nokia Bell Labs, para permitir que as empresas combinem e usem diferentes tecnologias de rádio da maneira mais eficaz, ao mesmo tempo em que aprimora o desempenho da rede em condições de rádio desafiadoras, como as típicas em metalúrgicas e minas. Os aplicativos de roteamento MX Boost são executados em dispositivos conectados e na solução local Nokia MX Industrial Edge (MXIE). Aproveitando algoritmos exclusivos e testes de link em tempo real, o MX Boost seleciona automaticamente o link de rádio mais forte e fornece o fluxo de rádio combinado para aumentar a taxa de transferência em condições de rádio desafiadoras ou determinismo.

O MX Boost funciona na camada IP, o que significa que é muito fácil agregar tecnologias de conectividade muito diferentes sem complexidade, como combinar tecnologias terrestres com conectividade via satélite, oferecendo infinitas possibilidades de combinação. Para instalações industriais, o MX boost também funciona com o brownfield não Nokia Wi-Fi ou outras tecnologias sem fio, permitindo que as empresas o combinem com 4.9G/LTE privado para maior determinismo e maior capacidade.

Como parte dessa nova oferta, as funções de roteamento do MX Boost serão disponibilizadas como um aplicativo executado no Nokia MX Industrial Edge e lançarão novos roteadores de campo como parte de uma nova gama de dispositivos industriais que também suportam os novos recursos do MX Boost.

Indústria 4.0

A Nokia também anunciou o lançamento do Nokia DAC Wi-Fi para oferecer mais flexibilidade para indústrias que conectam ativos como parte de sua Transformação Digital. A solução de conectividade Wi-Fi estará disponível na plataforma de digitalização de nível industrial de ponta a ponta da Nokia Digital Automation Cloud (DAC).

As redes sem fio são de vital importância para conectar ativos industriais para organizações que implementam casos de uso da Indústria 4.0. A conectividade segura, de baixa latência e confiável fornecida por 4,9G/LTE e 5G permite que as empresas acessem, analisem e atuem com base em dados operacionais em tempo real, para novos recursos e eficiências. Tradicionalmente, no entanto, as organizações usam uma variedade de tecnologias para conectar ativos, incluindo Wi-Fi e, como resultado, muitas estão atualizando para o Wi-Fi 6 para melhorar os recursos de ativos e serviços legados conectados.

Com a introdução da solução Nokia DAC Wi-Fi, as organizações podem aproveitar o espectro sem licença para aumentar suas redes privadas e dar suporte a fluxos de trabalho de Tecnologia Operacional (OT) não críticos para os negócios, como instruções de força de trabalho sem mesa e conexões não críticas usadas para acessar os dados de manutenção da máquina. Essas organizações agora podem aproveitar a interface de gerenciamento e operações baseadas em Nuvem do Nokia DAC para todas as tecnologias de conectividade, adicionar plug and play wireless 4.9G/LTE e 5G para conectividade confiável em tempo real ou aumentar a capacidade com Wi-fi 6 para outras conectividades precisa. Isso não apenas oferece flexibilidade incomparável, mas também eficiências de custo significativas que vêm com operações de plataforma única.

Serviço
www.nokia.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.