book_icon

MediaTek lança chipset mmWave para a conexão de smartphones 5G

Dimensity 1050 mmWave SoC é o destaque entre os novos produtos da empresa; companhia anunciou também o Dimensity 930 e o Helio G99

MediaTek lança chipset mmWave para a conexão de smartphones 5G

A MediaTek anunciou o lançamento do system-on-chip (SoC) Dimensity 1050, seu primeiro chipset mmWave 5G, que irá equipar a nova geração de smartphones 5G com conectividade perfeita e recursos superiores de display, jogos e eficiência energética. Por meio de conexão dupla, com mmWave e sub-6 GHz, o Dimensity 1050 fornecerá as velocidades e capacidades necessárias para garantir aos usuários de celulares uma experiência de alto nível, mesmo em algumas das áreas mais altamente povoadas.

O Dimensity 1050 combina mmWave 5G e sub-6GHz para migrar com fluidez entre bandas de rede. Além disso, utiliza o processo de produção ultraeficiente da TSMC de 6nm, com uma CPU octa-core. Com suporte carrier aggregation 3CC no espectro sub-6 (FR1) e carrier aggregation 4CC no espectro mmWave (FR2), o Dimensity 1050 fornecerá velocidades até 53% mais rápidas e maior alcance para smartphones, em comparação com a agregação LTE + mmWave. O chipset traz duas CPUs Arm Cortex-A78 premium com velocidades que chegam a 2,5 GHz e o mais recente engine gráfico Arm Mali-G610.

“O Dimensity 1050 e a sua combinação de tecnologias sub-6GHz e mmWave fornecerão experiências 5G completas, conectividade ininterrupta e eficiência energética superior, para atender às demandas diárias dos usuários”, disse CH Chen, vice-gerente-geral da unidade de negócios de Comunicações Wireless da MediaTek. “Com conexões mais rápidas e confiáveis e tecnologia de câmera avançada, este chip oferece recursos robustos para ajudar os fabricantes de dispositivos a diferenciar suas linhas de produtos de smartphones”, comentou.

Além das otimizações para 5G, o Dimensity 1050 oferece melhoria no Wi-Fi e tecnologia para games HyperEngine 5.0 da MediaTek, para garantir conexões de baixa latência com a nova banda tripla – 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz – que aumenta o tempo e o desempenho nos jogos. Além disso, o armazenamento UFS 3.1 de última geração e a memória LPDDR5 garantem fluxos de dados ultrarrápidos para acelerar aplicativos, feeds de redes sociais e garantir FPS mais rápido em jogos.

Outros recursos do Dimensity 1050 são:
• Suporte para True Dual 5G SIM (5G SA + 5G SA) e Dual VoNR.
• Telas Full HD+ de 144 Hz super-rápidas com cores intensas e vibrantes com a MiraVision 760 da MediaTek.
• Mecanismo de captura de vídeo Dual HDR, permitindo que os usuários usem simultaneamente as câmeras frontal e traseira.
• Excelente redução de ruído para fotos com pouca luz; e a APU 550 da MediaTek aprimora as ações de IA da câmera.
• Suporte Wi-Fi 6E para eficiência de energia superior e a antena 2×2 MIMO oferecem conexões mais rápidas e confiáveis.

A MediaTek também anunciou dois outros chipsets para expandir suas famílias de SoCs para 5G e jogos:
• O Dimensity 930 permite que smartphones 5G baixem dados com mais rapidez e permaneçam conectados com 2CC-CA independentemente da localização, incluindo FDD+TDD duplex misto para velocidades maiores e maior alcance. Projetado para capturar detalhes vibrantes, fornece reprodução de vídeo e display MiraVision HDR para telas Full HD+ de 120Hz e vídeo HDR10+. Além disso, os aprimoramentos de jogos do HyperEngine 3.0 Lite fornecem gerenciamento inteligente de múltiplas redes para garantir baixa latência, gerando experiências de usuário consistentes e vida útil maximizada da bateria.
• O Helio G99 oferece experiências incríveis em jogos móveis em 4G/LTE com taxas de transmissão maiores e melhor eficiência de energia em comparação com o Helio G96. Este SoC estará disponível para os clientes no segundo trimestre de 2022.

Os smartphones equipados com o Dimensity 930 estarão disponíveis no mercado no segundo trimestre de 2022; os smartphones com o Dimensity 1050 ou Helio G99 chegarão às lojas no terceiro trimestre de 2022.

Serviço
www.mediatek.com

5G

chipset

Dimensity 1050

Dimensity 930

Helio G99

MediaTek

mmWave 5G

smartphone

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.