Responsável por auxiliar e orientar pacientes no sistema municipal de saúde de Guarapuava – PR, a assistente virtual Sara passou por uma evolução e agora conta com o apoio de Inteligência Artificial. Agora, a iniciativa inovadora da Prefeitura na utilização de uma assistente virtual, que ampliou a capacidade de atendimento ao paciente e trouxe maior acesso à saúde, passou para a fase dois, focada na coordenação do cuidado. Com isso, a cidade é uma das primeiras do País a contar com essa tecnologia no serviço de saúde pública. A plataforma já realizou mais de 15 mil interações e foram mais de 1 mil teleconsultas.
A Sara conta com a tecnologia da healthtech Laura para dar suporte e infraestrutura ao atendimento. A parceria se iniciou durante a pandemia da Covid-19, com o objetivo de reduzir os atendimentos presenciais no pronto-socorro – inclusive com uma versão para atendimento infantil, lançada recentemente.
Hoje, os pacientes podem realizar atendimentos remotamente, via WhatsApp, ou pela própria plataforma da operadora, recebendo direcionamentos da assistente virtual. Durante o teleatendimento, passam por uma anamnese prévia para relatar seus sintomas e, entendendo a gravidade, a Inteligência Artificial realiza o acompanhamento diretamente ou encaminha o paciente para um profissional da saúde via teleatendimento ou para um hospital, que já terá em mãos o histórico para dar prosseguimento no tratamento.
A parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e a healthtech Laura, por meio da assistente Sara, auxilia a reduzir a lotação dos sistemas de saúde e proporciona um atendimento mais preditivo, rápido e seguro dos pacientes, se tornando um verdadeiro braço direito dos médicos para tomadas de decisão.
Os primeiros usuários que tiveram a oportunidade de experimentar o robô na UBS Araucária, disseram ter sentido acolhimento diferenciado, uma vez que a plataforma perguntava diariamente como eles estavam se sentindo, se haviam melhorado e quais sintomas estavam apresentando. Além da tecnologia proporcionar um melhor monitoramento, também é capaz de oferecer uma experiência de qualidade ao paciente.
Agora, o programa deve começar a se estender a todas as unidades de Saúde (33 UBS), atendendo mais de 28 mil pacientes crônicos de alto, médio e baixo risco. E em breve, pacientes hipertensos e diabéticos terão uma linha de cuidado de monitoramento, que vai acompanhar tratamentos e intercorrências desses pacientes crônicos.
Conheça a empresa
Eleita em 2021 como Top 10 Open Startups, classificação que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no País, a Laura dispõe de centrais de dados clínicos: são cerca de 12 milhões de atendimentos já realizados e mais de quatro milhões de pacientes únicos em sua plataforma.
Fundada em 2016, a empresa faz uso de algoritmos de Inteligência Artificial, bem como da geração e integração de dados, a fim de entregar uma visão total e integral às equipes clínicas e proporcionar o melhor cuidado aos pacientes. Por meio da oferta de medicina personalizada, promove ainda o acolhimento e direcionamento apropriados, possibilitando melhores desfechos clínicos.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
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