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Assistente virtual voltada para atendimento à saúde pública agora terá coordenação do cuidado

Assistente virtual Sara, de Guarapuava, município paranaense, realizou mais de 15 mil interações e as teleconsultas já passam de mil

Assistente virtual voltada para atendimento à saúde pública agora terá coordenação do cuidado

Responsável por auxiliar e orientar pacientes no sistema municipal de saúde de Guarapuava – PR, a assistente virtual Sara passou por uma evolução e agora conta com o apoio de Inteligência Artificial. Agora, a iniciativa inovadora da Prefeitura na utilização de uma assistente virtual, que ampliou a capacidade de atendimento ao paciente e trouxe maior acesso à saúde, passou para a fase dois, focada na coordenação do cuidado. Com isso, a cidade é uma das primeiras do País a contar com essa tecnologia no serviço de saúde pública. A plataforma já realizou mais de 15 mil interações e foram mais de 1 mil teleconsultas.

A Sara conta com a tecnologia da healthtech Laura para dar suporte e infraestrutura ao atendimento. A parceria se iniciou durante a pandemia da Covid-19, com o objetivo de reduzir os atendimentos presenciais no pronto-socorro – inclusive com uma versão para atendimento infantil, lançada recentemente.

A Inteligência Artificial realiza o acompanhamento diretamente ou encaminha o paciente para um profissional da saúde via teleatendimento ou para um hospital

Hoje, os pacientes podem realizar atendimentos remotamente, via WhatsApp, ou pela própria plataforma da operadora, recebendo direcionamentos da assistente virtual. Durante o teleatendimento, passam por uma anamnese prévia para relatar seus sintomas e, entendendo a gravidade, a Inteligência Artificial realiza o acompanhamento diretamente ou encaminha o paciente para um profissional da saúde via teleatendimento ou para um hospital, que já terá em mãos o histórico para dar prosseguimento no tratamento.

A parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e a healthtech Laura, por meio da assistente Sara, auxilia a reduzir a lotação dos sistemas de saúde e proporciona um atendimento mais preditivo, rápido e seguro dos pacientes, se tornando um verdadeiro braço direito dos médicos para tomadas de decisão.

Os primeiros usuários que tiveram a oportunidade de experimentar o robô na UBS Araucária, disseram ter sentido acolhimento diferenciado, uma vez que a plataforma perguntava diariamente como eles estavam se sentindo, se haviam melhorado e quais sintomas estavam apresentando. Além da tecnologia proporcionar um melhor monitoramento, também é capaz de oferecer uma experiência de qualidade ao paciente.

Agora, o programa deve começar a se estender a todas as unidades de Saúde (33 UBS), atendendo mais de 28 mil pacientes crônicos de alto, médio e baixo risco. E em breve, pacientes hipertensos e diabéticos terão uma linha de cuidado de monitoramento, que vai acompanhar tratamentos e intercorrências desses pacientes crônicos.

Conheça a empresa
Eleita em 2021 como Top 10 Open Startups, classificação que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no País, a Laura dispõe de centrais de dados clínicos: são cerca de 12 milhões de atendimentos já realizados e mais de quatro milhões de pacientes únicos em sua plataforma.

Fundada em 2016, a empresa faz uso de algoritmos de Inteligência Artificial, bem como da geração e integração de dados, a fim de entregar uma visão total e integral às equipes clínicas e proporcionar o melhor cuidado aos pacientes. Por meio da oferta de medicina personalizada, promove ainda o acolhimento e direcionamento apropriados, possibilitando melhores desfechos clínicos.

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