book_icon

Mercado de Tecnologia pode abrir oportunidades para “tech recruiters”. Veja dicas

De acordo com o Indeed, o cargo mais difícil de ser preenchido é o de Engenheiro de Operações de Desenvolvimento

Mercado de Tecnologia pode abrir oportunidades para “tech recruiters”. Veja dicas

A indústria de tecnologia é um dos setores que mais cresce no mundo, mas a oferta de profissionais parece não estar acompanhando a demanda. Segundo dados do Indeed, site de empregos, das 15 vagas mais difíceis de preencher, 11 estão relacionadas à tecnologia. No Brasil, dados do Indeed de janeiro a março de 2022 mostram que o cargo mais difícil de preencher na lista é Engenheiro de Operações de Desenvolvimento, ou Engenheiro DevOps, no qual 59% das vagas permanecem abertas por pelo menos dois meses.

Madalina Secareanu, gerente sênior de Comunicação Corporativa do Indeed para a América Latina, explica que o mercado aquecido faz com que, além dos próprios profissionais de tecnologia, o recrutamento especializado em tecnologia também é uma área com oportunidades no Brasil. “Recrutadores de tecnologia buscam e posicionam candidatos para todos os tipos de funções de tecnologia, desde programação e desenvolvimento até segurança e manutenção”, diz.

As perspectivas para os recrutadores que desejam se especializar em tecnologia são enormes, pois são eles os grandes responsáveis por encontrar candidatos para preencher os cargos na área. Um estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, e  de Tecnologias Digitais – Brasscom, em 2019, apontou que o número de formados nessa área chegou a 46 mil profissionais por ano, enquanto a demanda estimada, até 2024, chegaria a aproximadamente 70 mil.

Para quem gosta de diversificar suas tarefas, o caminho também é atrativo. Os recrutadores de tecnologia têm muitas responsabilidades, desde administrar testes técnicos até tomar decisões cruciais de contratação. Por fim, há também uma boa perspectiva de crescimento na área. Com experiência, é possível se tornar um profissional de RH de alto nível.

Dicas para começar na área – Pensando no crescimento desse mercado, o Indeed listou algumas dicas para os recrutadores que desejam iniciar ou se especializar na área de tecnologia.

Aprenda sobre o setor em sua área
É importante aprender sobre o setor, especialmente em sua área geográfica, para determinar a base de candidatos. Em cidades maiores, pode ser mais fácil encontrar vários candidatos qualificados para um trabalho, enquanto regiões menores podem exigir mais buscas.

Entenda os diferentes tipos de empregos
A indústria de tecnologia é extensa, então um recrutador de tecnologia pode recrutar para muitas funções diferentes. Preparar estratégias para preencher os cargos mais comuns pode ajudar o processo de contratação a avançar rapidamente. Considere as habilidades comuns que o candidato precisa ter, as linguagens de programação e software que ele deve conhecer e a quantidade de experiência e educação necessária.

Familiarize-se com perguntas e testes comuns de entrevista
Um recrutador de tecnologia provavelmente será a primeira pessoa a selecionar ou entrevistar o candidato, portanto, estar confortável com perguntas básicas de entrevista e testes de programação pode ajudar a tomar decisões de contratação mais acertadas. Aprender quanto tempo os testes geralmente levam para serem concluídos e os requisitos mínimos para passar em diferentes avaliações é importante. Outra dica é fazer uma lista de elementos que se espera ouvir nas respostas da entrevista para ter um sistema de classificação padronizado.

Saiba onde procurar candidatos
Um recrutador de tecnologia pode ser mais proativo sabendo onde procurar candidatos. Conectar-se diretamente com candidatos em diferentes plataformas, incluindo quadros de contratação de programação de nicho e redes de contratação maiores, pode ajudar a reunir um grupo mais amplo de candidatos. Alguns lugares para procurar candidatos em potencial são faculdades, bootcamps, eventos para networking e conferências.

Metodologia
Os dados foram obtidos de acordo com as ofertas de emprego publicadas no site do Indeed no Brasil e representam uma lista de empregos abertos por mais de 60 dias, de janeiro de 2022 até o fim de março de 2022. Embora as vagas possam estar abertas por mais de 60 dias por uma variedade de razões, Indeed usa esta medida como uma proxy para dificuldades na contratação.

Serviço
br.indeed.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.