Com o objetivo de aprimorar a logística reversa no Brasil, seguindo as metas estabelecidas no Decreto Federal 10.240/2020, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, junto com o Ministério do Meio Ambiente, já inauguraram Centrais de Logística Reversa em todas as 7 capitais do norte do País, em parceria com os estados. A implementação e gestão do processo de logística reversa visa garantir a destinação final ambientalmente correta a 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pela população.
Em sua maioria, as centrais têm capacidade de armazenar de 5 a 8 toneladas de resíduos eletroeletrônicos descartados, depois disso, os parceiros da ABREE retiram o material e encaminham para a fábrica de manufatura reversa, que realiza a desmontagem dos equipamentos para a reciclagem.
Além dos pontos de recebimento em parceria com o governo dos locais, a ABREE ainda conta com a parceria de 54 associados, que representam 186 marcas. Contando com o auxílio de todos os envolvidos no ecossistema, a associação disponibiliza mais de 3.400 pontos de recebimento em todo o país, sendo quase 190 somente na região norte.
As primeiras capitais a implementarem a central e começarem a fazer parte do sistema de logística reversa de eletroeletrônicos em 2021 foram Manaus em setembro e Porto Velho em dezembro. Logo no primeiro semestre de 2022, a ABREE inaugurou centrais de logística reversa em Macapá e Boa Vista, em abril e Palmas, Belém e Rio Branco, em maio.
Em 9 meses, a entidade atingiu todas as capitais da região, que possui mais de 17 milhões de habitantes, e a partir de agora podem fazer o descarte correto de todos os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo respeitando o meio ambiente. Além disso, as parcerias locais são firmadas com cooperativas, gerando empregos verdes para a população.
No site da ABREE a população encontra os pontos de recebimento mais próximos, por meio de buscas com o CEP, além de uma lista completa de quais produtos podem ser descartados. São alguns exemplos: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, geladeira, purificador de água e televisão, entre outros.
Serviço
abree.org.br/pontos-de-recebimento
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo