A Transformação Digital no setor bancário não é novidade e, nos últimos tempos, ganhou uma configuração mais veloz por causa de diretrizes sociais e econômicas que marcaram a história mundial. Organizações do setor de todo o planeta precisaram inserir uma lente na urgência da tecnologia para permitir melhores experiências ao consumidor. Às instituições financeiras que estavam para modernizar sua infraestrutura bancária com uma estratégia digital moderna, esse chamado significou acelerar os planos para permanecer à frente. Aos bancos que estavam atrás da curva, os novos tempos simbolizaram atuação rápida para permitir que tecnologias vitais atendessem às necessidades em evolução de seus clientes.
A tecnologia é fundamental no processo de transformação do setor bancário, mas ela não atua sozinha. As instituições financeiras precisam encontrar mecanismos de promoção e fomento desta revolução digital. Sugiro caminhos que podem tornar essa trajetória mais tranquila.
Primeiramente, vale reinventar os processos. Os bancos tradicionais e outras instituições financeiras devem ver a transformação tecnológica como oportunidade de inovação. As organizações precisam considerar que ao revisitar os sistemas ancorados no advento tecnológico há infinitas possibilidades de criar coisas antes impossíveis. Emergidos neste processo, cabem reflexões: Que mudanças podemos implementar para ampliar a eficiência? Como habilitar nossos funcionários para fazer e criar novos processos? O que mais minha instituição pode desenvolver para oferecer serviços de forma eficaz e rápida?
Enfim, esteja aberto a novidades impactantes e que garantam valor agregado para aproveitar ao máximo seu investimento em tecnologia moderna. Não pergunte se o novo software faz as mesmas entregas que o sistema antigo. Olhe para o novo sob prismas diferentes, ou seja, como extraio o melhor desta ferramenta.
O comprometimento com a transformação tecnológica é outro importante pilar. Este precisa ser completo e contínuo, do back office ao cliente. Imagine a integração do usuário na abertura de uma conta bancária. Para que seja uma experiência simples, em tempo real e fácil, o banco precisa ter mais que uma “fachada” que digitalize o ponto de contato do front-end com o cliente.
Um exemplo foi quando a Apple lançou o Apple Card. A abertura de uma conta era quase tão emocionante quanto a de qualquer produto da marca. Essa é a principal lição às instituições que estão passando por uma transformação digital. Traga emoção, velocidade e eficiência à experiência de seu cliente. Garanta que não haja problemas no futuro. Procure reimaginar e transformar todo esse processo de experiência do cliente.
O processo de digitalização no setor financeiro caminha a passos largos, com forte aderência do consumidor às novas tecnologias. Um exemplo é o Pix, sistema de pagamentos instantâneos, que conta com 126,5 milhões de usuários passado um ano e meio de sua criação. Dados recentes disponibilizados pelo Banco Central mostram que, em março deste ano, o sistema movimentou R$ 784,6 milhões, o que representou um total de 1,6 bilhão de transações no período. Assim, é fundamental que as instituições financeiras estejam preparadas e comprometidas com a transformação tecnológica para melhor atender a estes usuários cada vez mais digital.
A promoção da cultura de inovação é outro elemento-chave. A liderança é o ponto de partida desta caminhada. Ela deve olhar para sua estrutura organizacional e encontrar maneiras de cada funcionário comprar os benefícios e a necessidade desta mudança. Sob este prisma, questiono: o que é a transformação digital no setor bancário e o quanto ela significa para cada um de nós particularmente, para o banco como empresa e aos nossos clientes atuais e futuros? Como cada participante desta jornada tem usado as novas tecnologias e percebido seus impactos?
Por conta da revolução tecnológica e rápida aceleração de processos digitais, recomendo a bancos, cooperativas de crédito e até fintechs continuarem a questionar o que é possível, mesmo que seja difícil. Ao modernizar sua infraestrutura bancária, os consumidores continuarão à espera de resultados em tempo real e cada vez mais efetivos. Para as instituições financeiras, os dados são a próxima grande fronteira, equilibrados com o gerenciamento inteligente de consentimento e o uso de dados para gerar valor real ao consumidor.
Estes são tempos extremamente emocionantes às instituições dispostas a ultrapassar seus limites e a evoluir para melhor atender às demandas dos clientes em constante mudança. Uma transformação digital bem-sucedida para os bancos significa comprometer-se com toda a escala da transformação digital. O atendimento a tais demandas trará não apenas maior fidelidade do cliente, mas também a capacidade de fornecer soluções e inovações que podem mudar o mercado em um ritmo incomparável.
Marcus Dantas é gerente de Soluções de Vendas para América Latina na FIS
Maria Eduarda
O previsto e para que a tecnologia só avance futuramente, e ver que às instituições estão dispostas a evoluir para melhor atender às demandas dos clientes que estão em constante mudanças.
Rubens Henrique Sena da Silva
Os tempos de hoje se modernizou rapidamente, você pode comprar imóveis, comida, automóvel, passagem de turismo na sua própria casa num instante, isso facilitou bastante pro consumidor, comerciante e pro banco.
A constante evolução dos aplicativos e melhoras para os clientes.
Ingrid Faria
Esse Artigo opinativo diz muito sobre a agilidade sobre os bancos digitais e informações mais importantes sobre. As pessoas buscam por algo mais prático e rápido e é isso que as mesmas buscam.
Giovanni Sanches Longo
A evolução do setor financeiro na área digital é uma coisa natural, pois os bancos são serviços para a sociedade e ela necessita de rapidez com questões financeiras hoje em dia.
Karine
Eu achei o texto coerente e gostei bastante do tema. Acho importante as empresas sempre buscarem novas ideias para os seus clientes
Isabela Takeda
As inovações tecnológicas tem se tornado algo essencial para a evolução da economia. É muito importante que as instituições financeiras atinjam um público maior.
Joao Pedro e Camila
Achei muito interessante pois o texto retrata tudo que um banco em mudanças traz, que a inovação muda algumas coisas para os bancos que querem atualizar suas atividades.
Fabricio Sanzi Acerbi
Eu achei o texto muito bom pois ele mostra como as empresas com o tempo precisam se adaptar ao mercado atual no caso a Internet.
Manoela
Este processo de implementação da tecnologia no setor bancário obrigou bancos tradicionais a se, de certa forma, reinventarem, tanto no marketing quanto no seu funcionamento. Esses que agora devem competir com o conforto e praticidade proporcionados pelos bancos totalmente digitais desde sua criação.
Amanda
A tecnologia está crescendo, e conquistando espaço nos bancos. Isso tem pontos positivos e negativos do meu ponto de vista. O negativo é que muitas pessoas que trabalham em bancos são dispensadas por serem substituídas por máquinas e tecnologia. Já o lado positivo é que a sociedade se desenvolve e fica cada vez mais moderna.
Pedro Henrique
Artigo opinativo muito importante para nos atualizar sobre essa transformação bancária e digital, e ele questiona muito bem sobre serviços e dúvidas recorrentes.
Camila
Uma transformação para o meio digital, o qual traz agilidade e facilidade para resolver problemas
Ingrid Faria
Esse artigo opinativo é uma eficiência maior para as pessoas que querem algo mais rápido, com mais agilidade e prático.
Eduardo Green
Artigo opinativo que aborda muito bem a necessidade de conexões cada vez mais velozes, eficientes e humanas nas relações comerciais.
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Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
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APLICAÇÃO
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