book_icon

O que vem por aí na área de impressão no ambiente corporativo?

A necessidade de impressão não diminuiu com a aceleração digital provocada pela pandemia de covid-19. Na verdade, essa demanda só aumentou, ou melhor, se otimizou com o avanço das soluções tecnológicas. Agora, mais do que imprimir qualquer documento ou arquivo, é possível filtrar e definir quando, como e onde fazer isso para economizar recursos financeiros e melhorar a produtividade. Trata-se, portanto, de um serviço que está em constante evolução, acompanhando as tendências digitais que surgem continuamente. Mas quais são as próximas novidades? Confira quatro tendências esperadas para a área de impressão:

“Tudo” como serviço
Uma das consequências da aceleração digital que estamos vivenciando atualmente é a consolidação da proposta Everything as a Service (XaaS), ou “tudo como serviço” na tradução livre. De forma resumida, é a utilização da computação em Nuvem para melhorar processos e criar produtos ou serviços. Com a impressão não é diferente. Hoje já é possível utilizar soluções digitais para realizar impressões em equipamentos que não estão no mesmo local de trabalho, e assim, ganhar mais eficiência e agilidade com a atividade.

Inteligência Artificial
As tecnologias de Inteligência Artificial se tornaram essenciais no atual cenário de digitalização no ambiente corporativo. Por meio delas é possível trabalhar com grande volume de dados para identificar padrões, prever modelos e antecipar resoluções de problemas. Na área de impressão, por exemplo, softwares como o RO Controle da Reis Office pode identificar padrões na forma como os profissionais imprimem seus documentos, otimizando o fornecimento de suprimentos, como papel e toners.

 Internet das Coisas e 5G
No segundo semestre de 2022 há a expectativa para que a conexão 5G finalmente entre em operação no Brasil – pelo menos nas capitais estaduais. Assim, haverá um ganho de performance grande, com conexões 20 vezes mais rápidas e tempo de latência muito menor. Isso permitirá que a Internet das Coisas possa finalmente se consolidar no país com diferentes equipamentos “conversando” entre si. Na prática, vai ser possível imprimir documentos de diferentes dispositivos, aumentando a eficiência e agilidade.

 Modelo híbrido
A digitalização do ambiente corporativo já é uma realidade para as empresas brasileiras. A pandemia de covid-19 apenas deu o empurrão necessário para que as soluções tecnológicas ganhassem o protagonismo devido na estrutura organizacional. A questão é que não se trata de uma substituição, mas de convivência. O modelo híbrido está em alta e se reflete principalmente na impressão de documentos. Isso porque os profissionais precisam definir quais arquivos serão digitalizados e quais serão impressos de acordo com suas rotinas.

Por Rodrigo Reis, diretor comercial e sócio da Reis Office.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.