A necessidade de impressão não diminuiu com a aceleração digital provocada pela pandemia de covid-19. Na verdade, essa demanda só aumentou, ou melhor, se otimizou com o avanço das soluções tecnológicas. Agora, mais do que imprimir qualquer documento ou arquivo, é possível filtrar e definir quando, como e onde fazer isso para economizar recursos financeiros e melhorar a produtividade. Trata-se, portanto, de um serviço que está em constante evolução, acompanhando as tendências digitais que surgem continuamente. Mas quais são as próximas novidades? Confira quatro tendências esperadas para a área de impressão:
“Tudo” como serviço
Uma das consequências da aceleração digital que estamos vivenciando atualmente é a consolidação da proposta Everything as a Service (XaaS), ou “tudo como serviço” na tradução livre. De forma resumida, é a utilização da computação em Nuvem para melhorar processos e criar produtos ou serviços. Com a impressão não é diferente. Hoje já é possível utilizar soluções digitais para realizar impressões em equipamentos que não estão no mesmo local de trabalho, e assim, ganhar mais eficiência e agilidade com a atividade.
Inteligência Artificial
As tecnologias de Inteligência Artificial se tornaram essenciais no atual cenário de digitalização no ambiente corporativo. Por meio delas é possível trabalhar com grande volume de dados para identificar padrões, prever modelos e antecipar resoluções de problemas. Na área de impressão, por exemplo, softwares como o RO Controle da Reis Office pode identificar padrões na forma como os profissionais imprimem seus documentos, otimizando o fornecimento de suprimentos, como papel e toners.
Internet das Coisas e 5G
No segundo semestre de 2022 há a expectativa para que a conexão 5G finalmente entre em operação no Brasil – pelo menos nas capitais estaduais. Assim, haverá um ganho de performance grande, com conexões 20 vezes mais rápidas e tempo de latência muito menor. Isso permitirá que a Internet das Coisas possa finalmente se consolidar no país com diferentes equipamentos “conversando” entre si. Na prática, vai ser possível imprimir documentos de diferentes dispositivos, aumentando a eficiência e agilidade.
Modelo híbrido
A digitalização do ambiente corporativo já é uma realidade para as empresas brasileiras. A pandemia de covid-19 apenas deu o empurrão necessário para que as soluções tecnológicas ganhassem o protagonismo devido na estrutura organizacional. A questão é que não se trata de uma substituição, mas de convivência. O modelo híbrido está em alta e se reflete principalmente na impressão de documentos. Isso porque os profissionais precisam definir quais arquivos serão digitalizados e quais serão impressos de acordo com suas rotinas.
Por Rodrigo Reis, diretor comercial e sócio da Reis Office.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo