book_icon

Solutio oferece soluções fiscais para ERP da SAP

TaxTechs nacional é especializada em auxiliar outras companhias com ferramentas tecnológicas na área tributária

Solutio oferece soluções fiscais para ERP da SAP

Com 80 clientes ativos, a Solutio, que afirma ser a primeira TaxTech do Brasil especializada em produtos e soluções fiscais para o mercado SAP, aposta em seus diferenciais para fechar 2022 com um crescimento de 60% em faturamento. A projeção para aumento no número de clientes é de 43% também até o final do ano. O principal motivador dos bons resultados é o modelo de negócio da solução fiscal 100% “embarcada” no SAP, que fornece uma plataforma pronta, desenvolvida e instalada diretamente no sistema. A Solutio oferece atualização dos serviços com contratos renováveis, que fideliza a clientela e garante uma continuidade na prestação dos serviços. Com sede na capital paulista, a empresa tem hoje 60 colaboradores e mais de 1,5 mil CNPJs em operação.

Ainda pouco conhecidas do grande público, mas bastante difundidas entre empreendedores de alto impacto, as TaxTechs são empresas especializadas em auxiliar outras companhias com soluções tecnológicas para desenvolver desafios na área tributária, diminuir custos da operação fiscal e viabilizar uma gestão de tributos mais eficiente.

Além do Total Inbound, que automatiza as notas, a Solutio tem no portfólio o Total Compliance, hoje carro-chefe da marca, que realiza a apuração dos impostos e a entrega de todas as obrigações acessórias para o Fisco

A Solutio atende toda a necessidade dos empreendedores, desde a implementação da ferramenta, até a operação diária. Com investimento inicial de R$ 2,5 milhões, foi fundada em 2012 com recursos próprios de seus sócios, Estéfano Rebelato de Almeida e Flávio Ortencio. O objetivo agora é ganhar mais mercado entre grandes e médias empresas, com faturamento acima de R$ 500 milhões ao ano e que possuem como ERP o SAP. O objetivo é expandir a carteira de clientes, do pequeno ao grande, em todos os segmentos.

Ortencio comenta sobre a importância de empresas de todos os portes contarem com a expertise de uma TaxTech de referência. “Quem confia sua área tributária às soluções de tecnologia de uma TaxTech não precisa conferir diariamente se os dados foram exportados do sistema de maneira correta, se houve duplicação ou triplicação da base de dados e nem mesmo precisar administrar eventuais ajustes nos documentos fiscais no sistema que passam a não refletir o lançamento original. Uma empresa parceira desse segmento também ajudará o empreendedor a evitar erros nos processos de apuração de impostos a pagar, ter que arcar com multas por atrasos, ou processos por sonegação”, diz.

Soluções

A Solutio ajuda as empresas em vários níveis, começando com a mais corriqueira, que é a emissão de notas fiscais de serviço de entrada, que são os documentos que garantem o registro de qualquer item que foi adquirido por aquele CNPJ. Ainda há quem faça esse lançamento de forma manual. Com a ferramenta Total Inbound da Solutio, o processo de recebimento de documentos fiscais é totalmente automatizado, tornando-o mais confiável e seguro. A solução reduz em até 80% o tempo gasto com o lançamento das notas fiscais, que inclui workflow e envio do e-mail para o tratamento de inconsistências, rastreabilidade de todo o processo logístico, entre outros benefícios.

Ainda falando sobre a nota fiscal de entrada, Estéfano Rebelato de Almeida, sócio-diretor na Solutio, explica que a ausência de padronização no cenário fiscal brasileiro faz com que mesmo sua emissão em si, um processo que deveria ser simples, na realidade corporativa nacional, torna-se extremamente desafiador, e detalha como funciona o produto na prática. “O poder público vem fazendo inúmeras tentativas de resolver essa questão da padronização da nota fiscal de entrada, mas ainda não resolveu nada de fato. Então, decidimos criar algo capaz de facilitar o dia a dia das empresas nesse sentido: o Total Inbound, que normatiza a nota fiscal de serviço e faz seu registro no próprio SAP. Nosso sistema faz a leitura do documento de PDF original disponibilizado pela respectiva prefeitura e, através de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), o transforma em XML (planilha). Em seguida, fazemos a integração automática do XML com o sistema SAP. E mais, quando o cliente possui o processo de folha de serviço, fazemos o registro da folha. Quando não o tem, faz o registro da MIRO automática (código de confirmação da fatura recebida)”, explica o executivo.

Essa funcionalidade desenvolvida pela ferramenta traz grande celeridade para a operação do empreendedor, que hoje é o “calcanhar de Aquiles” para muitas áreas de recebimento fiscal.

Além do Total Inbound, que automatiza as notas, a Solutio tem no portfólio o Total Compliance, hoje carro-chefe da marca, que realiza a apuração dos impostos e a entrega de todas as obrigações acessórias para o Fisco, com a cobertura de todos os requisitos de impostos federais, estaduais e municipais e o Total Outbound, que é a emissão das notas fiscais eletrônicas de Mercadorias (NFe), Serviços (NFSe), Conhecimento de Transporte (CTe) e Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MFDe).

Serviço
www.solutioit.com.br/

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.