Mais de um terço das organizações já sofreu um ataque de ransomware ou uma violação que bloqueou o acesso a sistemas ou dados, segundo o IDC, International Data Corporation. No Brasil, foram registrados mais de 33 milhões de tentativas de ransomware apenas em 2021, segundo o Relatório SonicWall de Ameaças Cibernéticas 2022. Independente do setor ou do seu porte, todas as empresas estão sujeitas a esse tipo de ameaças.
Os fornecedores de software como serviço (SaaS) prestam um serviço crucial, do qual uma ampla variedade de operadores de infraestrutura essencial depende para realizar suas atividades principais.
Notando a ausência e a necessidade de uma iniciativa voltada a todo o mercado para responder às crescentes preocupações com a segurança cibernética, a ServiceNow passou a cofinanciar o Critical SaaS – Special Interest Group (CSaaS-SIG), grupo que busca soluções para SaaS essencial, seguindo as diretrizes do Centro de Compartilhamento e Análise de Informações em Tecnologia da Informação (IT-ISAC, na sigla em inglês).
Como membro fundadora da primeira coalizão de software empresarial do mercado voltada à redução dos riscos cibernéticas, a empresa está tomando medidas para compartilhar boas práticas de assistência por meio de uma infraestrutura de Nuvem segura. Ao lado de companhias como Zscaler, Guidewire, Okta, Workday, Oracle e MongoDB, a ServiceNow coordena o desenvolvimento de ferramentas e mecanismos avançados de defesa para oferecer segurança de ponta a ponta ao mercado de nuvem para SaaS.
A coalizão está em conformidade com o decreto de maio de 2021 da Casa Branca, que visa a desenvolver a resiliência dos setores público e privado em termos de segurança e a melhorar a segurança cibernética nos Estados Unidos.
“Nossos clientes contam conosco para terem um ambiente de Nuvem altamente seguro para seus serviços essenciais e para seus dados, e estamos comprometidos em entregar a segurança que eles demandam.”, comenta Jeffrey DiMuro, Deputy Chief Information Security Officer (CISO) na ServiceNow. “Sendo uma companhia líder em software empresarial, temos a responsabilidade de evitar e impedir riscos, sempre com nossos clientes em mente.”, complementa.
Benefícios da colaboração compartilhados
Embora as empresas de tecnologia corporativa concorram no mercado, elas se uniram para atingir um objetivo em comum: aumentar a segurança no setor.
“A troca transparente de informações é um elemento-chave dessa iniciativa. Clientes de SaaS vão se beneficiar das diretrizes compartilhadas entre as companhias, que, por sua vez, promovem credibilidade e confiabilidade no ecossistema como um todo.”, explica.
Ben de Bont, diretor executivo de segurança da informação da ServiceNow, ressalta a importância de organizações e governos colaborarem para combater as ameaças cibernéticas na comunidade de SaaS. “O SaaS essencial faz parte do esforço mais amplo para engajar os setores público e privado”, afirma. “Afinal, nossa reputação depende disso. Nossos clientes contam conosco para terem um ambiente de nuvem altamente seguro para seus serviços essenciais e para seus dados, e estamos comprometidos em entregar a segurança que eles demandam. É por isso que iniciativas colaborativas como o CSaaS-SIG vão gerar real valor operacional para a ServiceNow e para o mercado de software como serviço em geral.”
Saiba mais sobre o CSaaS-SIG e seus membros. Descubra como a ServiceNow ajuda as organizações a melhorarem sua segurança cibernética.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo