book_icon

Nokia apresenta novas ofertas de software como serviço

O anúncio é a mais recente iniciativa da companhia, que visa a oferecer a seus clientes um time to value mais eficiente na operação de suas redes de telecomunicações e na entrega de novos serviços

Nokia apresenta novas ofertas de software como serviço

A Nokia anunciou duas novas modalidades de Software-as-Service (SaaS) que ajudam provedores de serviços de comunicação (CSPs), empresas com esforços em eficiência energética e a otimizar o gerenciamento de dispositivos domésticos. O anúncio é a mais recente iniciativa da Nokia, que visa oferecer a seus clientes um time to value mais eficiente na operação de suas redes de telecomunicações e na entrega de novos serviços.

Usando Inteligência Artificial (IA), o Nokia AVA (Analytics Virtualization and Automation) para Energy SaaS monitora de perto padrões de tráfego de rede de vários fornecedores para reduzir os recursos de conectividade durante períodos de baixo uso. Através do monitoramento constante dos padrões de tráfego de rede e dos ajustes em tempo real, essa ferramenta de software pode realizar uma economia de energia de duas a cinco vezes maior em comparação com sistemas sem inteligência artificial que realizam desligamentos temporários de recursos de rede com base em horários fixos.

Os serviços mais recentes do Nokia SaaS refletem o caminho que a Nokia está liderando, para ajudar os clientes a acelerar o time to value; reduzir a complexidade; e automatizar o ciclo de vida dos serviços por meio de softwares

O Nokia AVA for Energy SaaS também ajuda os CSPs a detectar anomalias e avaliar a eficiência energética da infraestrutura passiva, como baterias, fontes de alimentação e unidades de ar-condicionado que podem responder por até 50% do consumo global de energia.

O Nokia AVA for Energy SaaS, já disponível comercialmente, reflete o compromisso mais amplo da Nokia em reduzir as emissões em 50% entre 2019 e 2030 em toda a sua cadeia de valor, incluindo suas próprias operações, produtos em uso, logística e fábricas finais de fornecedores de montagem.

O Nokia Home Device Management SaaS é uma plataforma de gerenciamento de dispositivos independente, automatizada, segura e escalável, capaz de gerenciar milhões de dispositivos domésticos, como: termostatos inteligentes e geladeiras conectadas. O novo serviço SaaS permite que as operadoras gerenciem remotamente o Customer Premise Equipment (CPE), como gateway residencial, dispositivos de acesso sem fio fixos 5G, extensores Wi-Fi e set-top boxes IP, e fornece conectividade de banda larga ultra confiável e segura para a casa inteligente.

Ao padronizar e automatizar o processo de coleta de dados, o Nokia Home Device Management SaaS fornece uma plataforma de base única, integrada e padrão que suporta dispositivos domésticos de qualquer fornecedor. Este novo serviço SaaS também já está disponível comercialmente, assim como o Nokia Anomaly Detection SaaS.

Anunciado em novembro de 2021, o Nokia Anomaly Detection SaaS é um serviço de aprendizado de máquina (Machine Learning) destinado a encontrar e remediar anomalias de rede antes que afetem os clientes.

A Nokia tem uma posição de liderança no mercado de gerenciamento de dispositivos domésticos, com mais de 150 milhões de dispositivos em todo o mundo, que são gerenciados pela solução de software da empresa. Da mesma forma, em análise, a Nokia é classificada como número 1 pela Appledore Consulting por participação de mercado em “Operações de IA” e “Gerenciamento de Dados de Rede”.

“A convergência de software nativo em Nuvem, colaboração de hiperescala e 5G torna o caso de negócios para o SaaS muito atraente. Os serviços mais recentes do Nokia SaaS refletem o caminho que a Nokia está liderando, para ajudar os clientes a acelerar o time to value; reduzir a complexidade; e automatizar o ciclo de vida dos serviços por meio de softwares que funcionem sob demanda”, observou Hamdy Farid, vice-presidente sênior de Aplicações de Negócios da Nokia.

Serviço
www.nokia.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.