book_icon

Huawei mostra as tendências tecnológicas que vão chegar até 2030

Metaverso para o mercado de consumo, Smart Home e a Digitalização e a Automação da Indústria estão nas apostas da companhia para os próximos anos

Huawei mostra as tendências tecnológicas que vão chegar até 2030

A Huawei, fornecedora global de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), apresentou em um evento na quarta-feira (11/5) as principais tendências que foram destaques no Mobile World Congress (MWC), realizado na Espanha em março. Para a empresa, as três grandes tendências de negócios para 2030 são: Metaverso para o mercado de consumo, Smart Home e a Digitalização e a Automação da Indústria.

O evento proporcionou uma imersão em 3D pelo universo 5G e mostrou como outros países estão utilizando a rede de alta velocidade para expandir a conectividade, desenvolver novos serviços e aplicações. Hoje, cerca de 700 milhões de pessoas estão conectadas ao 5G. A expectativa é que esse número chegue a 1 bilhão até o fim desse ano, e a 1,8 bilhões em 2025. Os participantes puderam conhecer as novas tecnologias que a Huawei está trazendo para o Brasil para acelerar o processo de Transformação Digital da economia do País.

A Huawei também apresentou novas soluções de antenas 5G para o mercado nacional, como a MetaAAU, que é um pouco maior do que as convencionais, consome 30% menos de energia por Gigabit e tem uma alta capacidade de penetração em um raio de alcance 30% maior

Na apresentação, Carlos Roseiro, diretor de Soluções Integradas da Huawei, explicou que o Brasil tem três grandes desafios para os próximos anos: expandir o acesso a dispositivos, fazer com que as pessoas usem mais a rede e desenvolver serviços baseados na rede de alta velocidade. “A experiência nos outros países mostra que, no início das operações 5G, os serviços usados tendem a ser os mesmos, porém com uma experiência de velocidade e latência muito superiores. Os novos serviços 5G surgem à medida em que os ecossistemas de serviços digitais amadurecem para tirar partida da melhor experiência 5G”, explicou o executivo.

Como exemplo sobre a revolução que o 5G irá trazer para o surgimento de novos serviços, Roseiro apresentou o exemplo da experiência de vídeo multiview e free view, que permitirá que os usuários sejam “os diretores da transmissão do conteúdo de vídeo ao vivo”. Com uma conexão de maior largura de banda e menor latência, os espectadores poderão controlar a imagem nos seus smartphones e escolher de qual ângulo assistir a determinado conteúdo, seja um show de música ou uma partida de futebol, por exemplo.

Em termos de tecnologia para levar a conectividade de banda larga para as casas, a Huawei apresentou a tecnologia FWA 5G. Esta é uma solução de conexão com a rede 5G para áreas remotas onde não há fibra óptica, como zonas rurais, escolas e alguns estabelecimentos comerciais. Ainda no mercado residencial, está disponível no mercado nacional, para um segmento premium de casas grandes e também para o segmento corporativo de co-works e condomínios empresariais, uma nova solução denominada FTTR (Fiber To The Room), que faz com que o sinal de Wi-Fi chegue com a mesma qualidade a todos os cômodos da casa, através de uma fibra transparente facilmente instalável.

Outras aplicações

Para o setor industrial, a Huawei oferece soluções de conexão e redes privadas, Nuvem e dispositivos inteligentes, que permitem a automação de diversos setores. “Se a indústria brasileira não se digitalizar, ela não será competitiva”, alertou Roseiro.

No mundo, já existem mais 3 mil contratos de redes privadas assinados com entre operadoras e indústrias de diversas verticais. No Brasil, Carlos Roseiro apontou a manufatura, o agronegócio, a mineração, a logística e o entretenimento digital como as áreas que têm mais potencial com a chegada do 5G, de acordo com um estudo interno elaborado por uma consultoria internacional. “Estes são setores que estão já com os processos de digitalização avançados e que têm grande potencial de desenvolvimento na economia local“, explicou.

A Huawei também apresentou novas soluções de antenas 5G para o mercado nacional, como a MetaAAU, que é um pouco maior do que as convencionais, consome 30% menos de energia por Gigabit e tem uma alta capacidade de penetração em um raio de alcance 30% maior do que as anteriores. “A Transformação Digital é imperativa a todos os setores. O Core Network 5G da Huawei (equipamento que gerencia as conexões das operadoras) é considerado o mais estável do mundo devido ao maior número de usuários em contínua operação e disponibilidade”, afirmou Roseiro ao reforçar a diversidade de soluções que existem no portfólio da multinacional. Além disso, à medida em que as redes ficam mais complexas, a tendência é de que no futuro elas sejam cada vez mais autogeridas, o que chamamos de Autonomous Driven Networks (ADN), com mecanismos de manutenção preventiva e otimizações de redes feitas de forma automática”, disse Roseiro.

Serviço
www.huawei.com

5G

automação

Core Network 5G

Digitalização

FTTR

Huawei

Metaverso

Smart Home

Wi-Fi

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento