book_icon

Schaeffler destaca soluções ágeis e transformadoras para a indústria 4.0

Entre os principais destaques, encontra-se o Optime, produto destinado a 90% dos equipamentos monitorados ou não na indústria. Sistemas digitais da Schaeffler possuem a flexibilidade de funcionarem globalmente

Schaeffler destaca soluções ágeis e transformadoras para a indústria 4.0

Impulsionar o desenvolvimento de novas soluções capazes de contribuir com a antecipação de problemas, melhoria da produtividade e a minimização de custos operacionais são algumas das principais vantagens da indústria 4.0. A Schaeffler, fornecedora global dos setores automotivo e industrial, além de estar atenta a esse cenário possui um poderoso valor agregado, que é o seu conhecimento em aplicações de máquinas rotativas e rolamentos. Com suas soluções focadas na indústria 4.0, a companhia é uma parceira estratégica para um amplo monitoramento de condição dos ativos industriais.

Entre os principais destaques em sua gama, encontra-se o Optime, produto destinado a 90% dos equipamentos monitorados ou não em uma planta industrial. Facilmente escalável, o sistema é composto de sensores de vibração sem fio, alimentados por bateria; um gateway e um aplicativo para visualizar os dados de análise resultantes. Dados esses que são capturados pelos sensores e avaliados por algoritmos especialmente desenvolvidos para essa solução e que se apoiam na expertise técnica da Schaeffler, aprimorada ao longo de décadas.

Schaefler Indústria 4.0

A economia proporcionada pelo Optime é de até 50%, quando comparada com as medições offline mensais feitas utilizando dispositivos manuais, e traz o conceito Plug. Play. Predict. (instalar, ligar e prever) para um amplo monitoramento de condição de todos os equipamentos de baixa e média criticidade.

Por outro lado, para os equipamentos mais críticos, o ProLink CMS monitoriza o estado de máquinas e equipamentos pela medição das vibrações. Disponível para rolamentos, motores, redutores, ventiladores e bombas, o produto conta com um modo de aprendizagem que permite adaptar individualmente os limites de alarme para otimizar a monitorização. Destaque também que o sistema permite a manutenção preditiva e, portanto, uma maior disponibilidade das máquinas, além de ser compatível com o ambiente Cloud.

Schaefler Indústria 4.0 1

Já o SmartCheck permite uma conexão diretamente à Nuvem, sem passar por uma unidade intermediária. Esse sistema de medição online compacto, inovador e modular permite um monitoramento permanentemente e de forma descentralizada das máquinas e dos processos. O SmartCheck é adequado, por exemplo, para detectar com antecedência os danos nos rolamentos e os erros de equilíbrio e de alinhamento em motores elétricos e moto-redutores, bombas de vácuo e de fluidos, ventiladores e ventoinhas, engrenagens e compressores, e fusos e máquinas-ferramenta.

Schaefler Indústria 4.0 2

Soluções disponíveis globalmente
Os sistemas digitais da Schaeffler possuem a flexibilidade de funcionarem globalmente. O mais recente lançamento do grupo, o Optime está sendo apresentado ao mundo por áreas, tendo iniciado na Europa, em 2020, e o Brasil é o primeiro país da América do Sul a ter o produto disponível, recém-lançado no fim do ano passado.

Além da presença mundial, as soluções apresentadas pela Schaeffler possuem disponibilidade para atender diversos segmentos.

“Tradicionalmente, indústrias onde o custo de parada dos equipamentos é elevado são implicitamente um alvo para oferecer soluções 4.0, devido ao fácil retorno do investimento pelo custo das paradas. No entanto, não apenas equipamentos altamente críticos podem ser incluídos. Com a democratização da tecnologia sob a perspectiva de custos levantada pela Schaeffler, o grande percentual de equipamentos da planta que não eram monitorados, agora podem ser”, comenta Antônio Campos, Engenheiro Técnico Industrial Distribuição da Schaeffler Brasil.

“Nesse sentido, segmentos como celulose e papel, mineração, indústria de cimento, indústria alimentícia e geração eólica definitivamente têm em sua parceria com a Schaeffler soluções muito efetivas. Além disso, durante o primeiro semestre de 2022 será lançada a certificação EX (à prova de explosão) para o produto Optime, o que o torna bastante atrativo também para a indústria de óleo e gás”, complementa Fernando Bataglin, gerente de vendas Industriais e Distribuição da Schaeffler Brasil.

Acessibilidade e democratização da Indústria 4.0
Hoje em dia, integrar o monitoramento das condições em uma planta de produção é algo simples, e não requer mais do que um smartphone, sinal de celular (ou internet), sensores e gateways. A Schaeffler deseja ser a grande parceira no fornecimento e apoio desse tipo de investimento, mostrando como essa tecnologia pode ser acessível para qualquer segmento.

Tornar a visão da Indústria 4.0 simples e fácil, se traduz dentro da empresa como Plug, Play e Predict, que faz referência ao principal produto para monitoramento de condições da companhia – o Optime.

Com o crescimento dos conceitos de Indústria 4.0 e de IoT, a empresa enxerga novas vantagens para o mercado. “O que está presente é a possibilidade de conectar os bancos de dados de monitoramento de condições, para permitir que os clientes integrem suas próprias análises de dados por meio de uma API, que significa Interface de Programação de Aplicação, para que, por meio de processos de inteligência artificial, os clientes possam integrar seu processo completo com manutenibilidade, conceito que busca contemplar os três tipos de manutenção já existentes: corretiva, preditiva e preventiva”, finaliza Donizeti Batista, diretor da Divisão Industrial América do Sul da Schaeffler.

Evento – “Indústria 4.0: a transformação já chegou e vem mais por aí”
Na segunda-feira, 09/05, a Schaeffler promoveu o webinar “Indústria 4.0: a transformação já chegou e vem mais por aí”, com o objetivo de explorar as tecnologias da Indústria 4.0, trazendo os cenários no exterior e no Brasil, e apresentar o Optime.

O evento contou com a participação de Gil Giardelli, estudioso de Inovação, Indústria Digital e Economia Digital; Claudio Castro, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Schaeffler América do Sul; e Antônio Campos, Engenheiro Técnico Industrial Distribuição da Schaeffler Brasil.

Confira na íntegra em: https://bit.ly/3F0CpZc

Donizeti Batista

Fernando Bataglin

indústria 4.0

Plug. Play. Predict.

Schaeffler

SmartCheck

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento