book_icon

Nozomi alerta sobre atuação do novo ‘malware’ Industroyer no setor Elétrico

Nozomi alerta sobre atuação do novo ‘malware’ Industroyer no setor Elétrico

A equipe do Nozomi Networks Labs divulgou uma comparação de amostras do malware Industroyer e de sua nova variante, que atualmente figura como a ameaça mais preocupante para as empresas de energia. Isso porque o Industroyer2 mira especificamente um protocolo de telecomando remoto, provando que os ataques específicos estão se tornando cada vez mais comuns no cenário industrial.

Estas ameaças dão mais espaço para operações extremamente inteligentes e direcionadas, com códigos projetados para disparar comandos em infraestruturas e dispositivos e, assim, provocar sabotagem nos equipamentos de transmissão e distribuição.

O grupo pode ter pulado a etapa de omissão da atividade para que o malware fosse rapidamente incluído em campanhas de ataques com a missão de causar prejuízos em companhias de energia

Outro ponto que chama a atenção dos especialistas da Nozomi é que os autores do Industroyer2 não se preocuparam em esconder a atividade do malware dentro do código. Tudo indica que o grupo pode ter pulado a etapa de omissão da atividade para que o malware fosse rapidamente incluído em campanhas de ataques com a missão de causar prejuízos em companhias de energia.

Segundo Alexandre Freire, Technical Sales Engineering da Nozomi para a América Latina, a inteligência desse malware prova que os cibercriminosos possuem uma compreensão profunda do ambiente de tecnologia operacional (OT). “A arquitetura do Industroyer2 mostra que os criminosos sabem onde querem chegar e o mal que querem causar. Esse é um alerta para que as empresas cuidem cada vez mais da camada de proteção, principalmente nas subestações das usinas – que é exatamente onde esse malware vai atacar”, explica o especialista.

A análise comparativa completa está disponível no blog da Nozomi Networks.

Alexandre Freire

Industroyer2

malware Industroyer

Nozomi Networks Labs

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento