
A operadora Vivo selecionou a Nokia como provedora das funções de sinalização e controle em seu novo core de rede 5G Standalone (5G SA). Com a parceria, a Vivo aumentará a escalabilidade e o desempenho em suas implementações do 5G SA, com alto padrão de confiabilidade e atendimento aos mais altos padrões de segurança.
Os elementos de sinalização e controle, definidos pelo padrão 3GPP (NRF, SCP, NSSF, SEPP como camada de sinalização e AMF como parte do core 5G) serão parte do processo de autenticação, mobilidade dos usuários, e também responsáveis por garantir que a conexão entre a rede e os dispositivos móveis funcione nas melhores condições de latência e largura de banda, como:
– Largura de banda de altíssima capacidade, com velocidades de transmissão muito maiores do que aquelas proporcionadas pela tecnologia anterior (5G Non Standalone – NSA);
– Baixa latência na comunicação, o que torna possível a disponibilização de novos serviços para empresas e consumidores, a exemplo de veículos conectados e autônomos, serviços de Telemedicina, sistemas de segurança, indústria inteligente, entre diversas outras aplicações;
– Comunicação massiva entre máquinas (M2M), incluindo Internet das Coisas (IoT).
O acordo também possibilita que a Vivo prossiga com a estratégia de separação entre o plano de controle e o plano de usuário que alinha com a estratégia de utilização de múltiplos fornecedores a implementação em larga escala do 5G.
A solução 5G SA da Nokia nasceu em ambiente de Nuvem e possui suas funções implementadas em contêineres, podendo ser estabelecida de forma agnóstica em qualquer infraestrutura, com flexibilidade e escalabilidade.
“Com a sinalização 5G da Nokia, a Vivo terá a flexibilidade e escalabilidade necessárias para viabilizar um crescimento robusto de sua rede 5G e para oferecer novos serviços aos seus milhões de clientes. Estamos orgulhosos em poder realizar um trabalho conjunto de tamanha importância para trazer o 5G ao Brasil” disse Ailton Santos, líder da Nokia Brasil.
“O acordo com a Nokia é chave para a estratégia da Vivo de construir um core de rede virtualizado e composto por mais de um fornecedor. Teremos uma rede 5G mais inovadora, que levará a Vivo ao futuro oferecendo novos e melhores serviços aos nossos clientes”, afirmou Elmo Matos, líder de Planejamento e Tecnologia de Redes da Vivo.
Serviço
www.nokia.com
www.vivo.com.br

Leia nesta edição:

CAPA | TECNOLOGIA
Open Source turbina a Transformação Digital

TENDÊNCIAS
IoT está madura e traz boas oportunidades de negócios

FÁBRICA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Soluções ganha apoio da IA
Esta você só vai ler na versão digital

NEGÓCIO
Oportunidades e riscos da internacionalização
Baixe o nosso aplicativo