A Mitsubishi Electric participa, entre os dias 3 e 7 de maio, da nova edição da Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (Feimec), no Centro de Exposições São Paulo Expo. O evento reúne as mais recentes tecnologias em um ambiente seguro e monitorado. Uma das novidades apresentadas será o robô colaborativo ASSISTA, da Mitsubishi Electric.
Na ocasião, os visitantes poderão assistir a uma apresentação lúdica do processo de um pedido de café de forma remota, personalizada e inteligente, com detalhes como a fotografia do visitante na espuma da bebida.
A ação é realizada pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), por meio do Centro de Pesquisas (CP), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), GRV Software e Mitsubishi Electric. O projeto foi inspirado no consagrado cluster de uma célula de serviço do campus do IMT. O serviço de personalização de café conta com métodos que compreendem o uso de Sistemas Ciber Físicos (CPS), Internet das Coisas (IoT), customização em massa, modularidade e gerenciamento inteligente de produção, além de preceitos de Indústria 4.0, como manutenção inteligente, modernização de processos e digitalização da manufatura.
Projetado e fabricado no Japão, o robô ASSISTA foi desenvolvido para auxiliar operadores de forma segura e sem a necessidade de cercas de proteção, quando aplicado em respeito às normas. “O ASSISTA será apresentado ao público pela primeira vez durante o evento. Ele realiza o transporte do produto e contém um dispenser de copos de papel, de cápsulas de café e uma máquina de extração de café em cápsulas, além de também ser responsável por transportar os insumos entre os compartimentos que preparam a bebida, sem a necessidade de manipulação humana”, explica o engenheiro José Roberto Augusto de Campos, diretor do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia.
Tudo pelo celular
O visitante da feira que desejar tomar o café customizado poderá utilizar seu próprio aparelho celular em todo o processo. Além de escolher o sabor, o cliente pode enviar uma selfie ou fotografia para ser impressa na superfície do café, por meio de uma impressora alimentícia especializada.
Após o pedido, o robô movimenta o copo para a máquina, coleta uma cápsula e ativa a cafeteira mecanicamente. Após o término do preparo, o robô inicia a impressora para a marcação do líquido. Por fim, o braço robótico entrega, de forma interativa e colaborativa, o copo ao cliente.
“Como o sistema de pedidos é realizado por meio de um chatbot via WhatsApp, desenvolvido pela GRV Software, não é necessário instalar ou usar nenhum sistema novo, o que permite a interação de forma remota e intuitiva. O sistema é capaz de receber mensagens de encomendas, calcular o tempo de espera para preparar o produto e até mesmo pedir um feedback ao cliente, para saber se gostou do café, e convidá-lo para retornar”, conclui José Roberto.
Serviço
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