book_icon

Cigam conclui que soluções em Nuvem é importante saída para empresas que buscam aprimorar gestão

O custo de se obter hardware, software, licenças de uso, pode ser tornar oneroso com o aumento da equipe e, na maioria das vezes, o controle complexo. O serviço em Nuvem vem para facilitar todo este cenário, tornando tanto o custo quanto a complexidade menor”, avalia o especialista

Cigam conclui que soluções em Nuvem é importante saída para empresas que buscam aprimorar gestão

Com o crescimento do uso da tecnologia, muitas empresas estão precisando investir no uso de armazenamento de dados em Nuvem para que ocorra uma gestão mais dinâmica do negócio. As soluções em Nuvem são uma saída para os gestores que buscam criar condições mais favoráveis para o trabalho, agilizar processos e, com isso, traçar um caminho para a automatização da empresa.

De acordo com um estudo realizado pela Gartner, uma empresa que em pesquisa do segmento de tecnologia, em 2020, no primeiro ano da pandemia, o aumento global do consumo de Nuvem (IaaS) foi de 40,7%. O resultado demonstra o uso das ferramentas na Cloud como tendência para o trabalho home office.

A Nuvem pública é a mais aderente e acessível, sendo utilizada por corporações do mundo todo e podendo ser desfrutada por negócios em fases iniciais de operação 

O consultor de negócios da empresa de tecnologia e softwares Cigam no Distrito Federal e em Goiás, Diógenes Henrique analisa que há diversos motivos para que uma empresa invista em plataformas em Cloud, como a flexibilidade, portabilidade, segurança, dados, custo e tecnologia. “O custo de se obter hardware, software, licenças de uso, pode ser tornar oneroso com o aumento da equipe e, na maioria das vezes, o controle complexo. O serviço em Nuvem vem para facilitar todo este cenário, tornando tanto o custo quanto a complexidade menor”, avalia o especialista.

Uma pesquisa realizada em 2020 pela IBM em conjunto com a IDC (International Data Corporation), trouxe dados sobre o consumo da Nuvem no Brasil. Dentre as empresas entrevistadas, 59% utilizam algum tipo de Nuvem. Desse montante, 33% fazem uso de Nuvem pública, 31% consomem nuvem privada on–premises e 27% apostam na Nuvem privada com hospedagem em provedor.

A escolha mais adequada do modelo de Nuvem é um ponto de partida importante para a empresa que deseja entrar na nova era. O especialista Diógenes Henrique explica que a Nuvem pública é a mais aderente e acessível, sendo utilizada por corporações do mundo todo e podendo ser desfrutada por negócios em fases iniciais de operação. “Nesse tipo de contrato, o provedor tem servidores próprios onde aloca dados, softwares e sistemas de seus clientes de forma independente e isolada”, afirma.

Vantagens
Diógenes Henrique elenca, ainda, quais são as maiores vantagens do uso de soluções em Nuvem:
Redução de custos
Maior segurança de dados
Flexibilidade de recursos
Cópia de dados
Mudança e alocação de informações de maneira instantânea
Portabilidade de informações em tempo real e de qualquer lugar através de várias plataformas (desktop, web, mobile)

Para Diógenes, as soluções em Nuvem permitem que “todo o conceito de Anywhere Office seja aplicado” dentro das corporações.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.